Você consegue imaginar Grey's Anatomy sem Meredith Grey? Ou Gilmore Girls sem Lorelai? Em algumas séries, a saída do protagonista seria inimaginável, mas não é o caso de The Walking Dead, na opinião de Andrew Lincoln.

Seu personagem, Rick Grimes, encara seus últimos episódios no início da 9ª temporada, e o ator já gravou suas cenas finais. Será que o público — e o elenco! — está preparado? O fato é que, diferente das séries citadas no primeiro parágrafo, The Walking Dead construiu um universo e um grupo de pessoas que podem muito bem sobreviver autonomamente — com personagens inclusive mais admirados que o próprio Rick.

“É uma paisagem realmente emocionante que todos os personagens estão habitando. É o programa que eu sempre achei que iríamos fazer quando filmei o piloto — uma visão mais simples, muito mais perigosa e comprometedora e uma paisagem de reserva.”

Lincoln diz lamentar não poder participar dessas novas paisagens que se configuram, mas que vai continuar junto à equipe da emissora e atuar indiretamente em The Walking Dead, agora nos bastidores. Nesta temporada, ele acompanhou um diretor no set e na 10ª temporada deve dirigir um dos episódios.

"O que eu não quero é permanecer muito tempo quando acho que o programa vai realmente se beneficiar de outras pessoas tomando as rédeas e traçando um novo caminho", diz ele. "E é isso que acho que está acontecendo agora. É lindo ver meus queridos amigos que são atores incríveis fazendo coisas extraordinárias e praticamente criando uma nova série. Isso é gratificante demais!".

Essa renovação e transformação fazem parte, de acordo com ele, do DNA de The Walking Dead. “Há algo de bonito no programa em que tudo se resume a mudanças", diz Lincoln. "Ele vai continuar vivo e sendo ótimo."

Lincoln crê que esse tema de mudança e evolução é fundamental, e sua saída é apenas um ponto disso. "Nós sabíamos que estava acontecendo quando Lennie partiu, e foi brilhante", diz Lincoln sobre Lennie James, o Morgan, que vai se juntar ao spin-off Fear the Walking Dead.

Além dele, a coprodutora da série, Angela Kang, passou a assumir algumas tarefas de Scott M. Gimple como showrunner.

Veja também: The Walking Dead anuncia "último episódio de Rick Grimes" no trailer do episódio 9x05

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.