Parabéns, Hideo Kojima! 50 anos de vida, mais da metade dedicada aos games

Imagem de: Parabéns, Hideo Kojima! 50 anos de vida, mais da metade dedicada aos games

Hideo Kojima: com essa cara, você não consegue falar que ele completou 50 anos de idade (Fonte da imagem: The Guardian)

No último dia 24 de agosto, Hideo Kojima, o criador da série Metal Gear, completou 50 anos de idade. Dessas cinco décadas de vida, três foram dedicadas à indústria de games, seja fazendo jogos, ajudando a criar novas engines ou inovando ou inspirando outros desenvolvedores.

Pensando nas contribuições de Kojima ao mundo dos games e os seus 50 anos, resolvemos fazer um apanhado sobre sua vida e carreira, tentando compreender como ele se tornou um dos nomes mais reverenciados da indústria.

Arquivo confidencial

Hideo Kojima nasceu no dia 24 de agosto de 1963, em Tóquio, no Japão. Desde pequeno, Kojima foi muito solitário, tendo que ficar sozinho quando voltava para casa depois da escola. Essa sensação de solidão afeta Hideo até hoje, o que pode explicar alguns dos temas abordados em algumas de suas obras.

Esse é fera! (Fonte da imagem: Reprodução/Giant Bomb)

Kojima sonhava ser um ilustrador, mas sempre foi criticado devido à pressão da sociedade japonesa para ingressar em carreiras lucrativas e mais estáveis. Outro fator que fez com que Hideo abandonasse essa ideia foi o fato de seu tio ser um artista e ter sofrido com dificuldades financeiras.

Desde jovem, Kojima se mostrou um apaixonado pelo cinema, fazendo pequenos filmes com a ajuda de um amigo. Essa paixão pela sétima arte acabou se tornando decisiva na maneira como ele via o mundo e contava suas histórias, o que afetou bastante no seu trabalho de maior sucesso.

Nem todo mundo começa ganhando

Hideo Kojima entrou na faculdade de Economia, mas logo se viu fascinado pelo mundo dos video games. No seu quarto ano de curso, ele percebeu que aquela carreira não o deixaria satisfeito, resolvendo ingressar na indústria de jogos eletrônicos. Alguns nomes que inspiraram Kojima a tomar essa decisão foram o criador de Mario, Shigeru Miyamoto, e Yuji Horii, de The Portopia Serial Murder Case.

Ele iniciou a sua carreira em 1986, na Konami, como designer e planejador da divisão do MSX. Inicialmente, ele não estava muito empolgado com o seu cargo, já que gostaria de trabalhar com o NES, que acreditava ser um sistema superior.

Diversas ideias de Kojima foram rejeitadas pela diretoria, além de ele não ser muito respeitado na época, devido à sua falta de familiaridade com ferramentas de programação. Por causa desse clima de trabalho, Hideo começou a se sentir desmotivado, cogitando deixar a empresa em diversos momentos, mas continuando o seu trabalho.

Kojima trabalhou no jogo Penguin Adventure e em sua sequência, Antarctic Adventure, como diretor-assistente. Em AA, ele conseguiu adicionar alguns elementos de ação ao gameplay, assim como de RPG e múltiplos finais. Em seguida, ele desenvolveu o seu primeiro jogo, Lost Warld, mas o projeto acabou sendo cancelado pelos chefes de Kojima.

Abaixo, você pode ver o gameplay de Antarctic Adventure.

Quando as coisas pareciam que não mudariam, o que poderia ser fatal para a carreira do japonês na indústria de games, alguém da Konami resolveu colocar no colo de Kojima um projeto que deveria ter como tema uma guerra.

Kojima começou a trabalhar no projeto, inicialmente chamado Intruder, que era inspirado no filme “Fugindo do Inferno”, estrelado por Steve McQueen. O jogo deveria mostrar um soldado fugindo de uma prisão inimiga e seria cheio de ação, mas um problema mudou tudo.

As limitações do MSX, plataforma para qual o jogo foi desenvolvido, não permitiam um grande número de inimigos na tela, acabando um pouco com as ideias de combate para o título. Então, Kojima resolveu mudar a forma de jogar para algo mais silencioso, stealth. Assim nasceu Metal Gear.

Vida além de Metal Gear

Com o lançamento da série Metal Gear, Hideo Kojima finalmente conseguiu o seu lugar de destaque na indústria de games. Mesmo assim, com a possibilidade de finalmente colocar suas ideias em prática, ele queria fazer mais do que a história de Big Boss e Solid Snake.

Entre alguns dos jogos da franquia Metal Gear, Kojima trabalhou em outros títulos, que tentavam ser um pouco diferentes das aventuras stealth de Solid Snake.

Kojima é responsável pelos jogos da série Snatcher e Policenauts, ambos adventures point-and-click, cheios de referências a outros títulos. Os jogos foram lançados para PCs, Saturn, PlayStation e MSX, entre 1988 e 2008 (lançamento de Policenauts de PS1 na PSN japonesa).

Outro projeto de Kojima foi Zone of the Enders, um jogo de ficção científica com mechas, lançado para PlayStation 2 em 2001. Talvez a segunda série mais conhecida criada por ele, ZoE foi bem aceito pelo público e crítica, ganhando uma sequência em 2003 (também para o PlayStation 2).

O interesse pela franquia nunca diminuiu, com diversos fãs pedindo uma continuação. Eles quase tiveram isso com o lançamento de Zone of the Enders HD, para PlayStation 3 e Xbox 360. A coletânea trazia os dois primeiros jogos com gráficos em alta definição, além de outras melhorias em relação às suas versões originais.

Além desses jogos, Kojima serviu como produtor-executivo de outra franquia da Konami que precisava de um novo gás para continuar. Com algumas ideias e o poder do seu nome, Hideo Kojima ajudou a trazer à vida Castlevania: Lords of Shadow.

Futuro ainda brilhante

Depois de chegar aos 50 anos de idade, Hideo Kojima ainda tem muito o que mostrar à indústria de games e, talvez, ao mundo que ele sempre admirou: o do cinema.

Em breve, Kojima lançará Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, mais um capítulo que tenta preencher as lacunas da complicada linha de tempo da série Metal Gear. Além disso, a Kojima Productions desenvolveu a Fox Engine, engine usada pela Konami e que promete revolucionar o desenvolvimento de novos títulos.

No campo de “produções em que ele gostaria de meter o bedelho”, Kojima já demonstrou interesse em revitalizar mais uma franquia da Konami: Silent Hill. Enquanto nada é confirmado oficialmente, ficam apenas a possibilidade e as ideias do que ele pode fazer com a série.

Outro elemento com que Kojima deve começar a se envolver ainda mais é o mundo do cinema. Recentemente, foi anunciado que o produtor Avi Arad, responsável por filmes como “X-Men”, “Homem-Aranha” e pela produção da adaptação de Uncharted, produzirá um longa baseado em Metal Gear Solid.

Kojima é amigo do Guillermo Del Toro. Seus argumentos são inválidos (Fonte da imagem: Reprodução/Twitter)

Com o anúncio, foi possível notar a preocupação de ter Hideo Kojima envolvido com o filme, que finalmente fará a ponte para a tela grande, depois de anos de boatos e rumores absurdos. Em todas as entrevistas sobre o projeto, é possível notar que Kojima parece estar gostando de trabalhar com cinema, algo que sempre esteve presente nos seus games.

Hideo Kojima ainda tem muito o que oferecer, seja criando, produzindo ou inspirando equipes a fazer jogos emocionantes, divertidos e cinematográficos como poucos conseguem na indústria dos games. Nada mal para um cara que começou a carreira no susto e fracassando, não é mesmo?

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.