Seu iPhone travou com o "código árabe"? Descubra como resolver

Imagem de: Seu iPhone travou com o "código árabe"? Descubra como resolver

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Mais cedo, mostramos que os usuários da Apple — do iOS e também do Mac OS X 10.8 — estavam com problemas sérios, pois tinham seus aplicativos e aparelhos travados a cada vez que um determinado código com caracteres árabes era carregado. A notícia logo se espalhou e muitos usuários dos sistemas produzidos pela Apple receberam mensagens e tweets dos contatos “muy amigos” com o código.

Mas felizmente há maneiras de resolver esse problema e isso vale até mesmo para o aplicativo WhatsApp, que parecia apresentar uma falha irreversível com o bug. As dicas vêm do Blog do iPhone e podem ser executadas rapidamente, não demandando nenhuma ferramenta ou software adicional. Confira agora mesmo como fazer isso em seu iPhone, iPod Touch, iPad ou Mac OS X.

Recebi o código, e agora?

Se o problema é no chat do Facebook, acesse a conversa por meio de um computador e envie uma sequência de mensagens nela. Faça isso até o Facebook parar de resgatar a conversa automaticamente na janela do app. Caso a técnica não surta qualquer efeito, tente apagar o aplicativo e reinstalar logo em seguida por meio da App Store.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Reinstalar aplicativos tem mostrado eficácia em vários casos, mas no WhatsApp a história é um pouco diferente. Como o Blog do iPhone ensina, o melhor é ir em Ajustes > Privacidade > Contatos e desativar a sincronização do aplicativo. Após fazer isso, execute o aplicativo novamente, feche-o e reverta o processo anterior. Depois disso é só procurar o contato que enviou o código e apagar toda a conversa.

Aplicativos como o iMessage são sincronizados e podem ter apenas as conversas excluídas por outro dispositivo (é necessário um Mac para isso). Para emails, o melhor é ir até um computador e realizar a exclusão da mensagem. Você pode ainda criar filtros com pequenos pedaços do código para fazer com que todas as mensagens recebidas com ele sejam excluídas automaticamente — você pode usar “سمَـَّوُوُحخ” para a criação do filtro.

Ainda não recebi e quero me prevenir

Se seus amigos não sabem que você usa o iOS, é provável que você ainda não tenha recebido o “código árabe” em seu smartphone. Aproveite a situação e faça um backup do seu aparelho para garantir que você conseguirá resgatar todos os dados caso algo errado aconteça nos próximos dias. Clique aqui e confira um tutorial do Tecmundo de como realizar essa tarefa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.