"A morte pode ser uma grade saída". Com essa frase, Peter Dinklage deixou de cabelo em pé uma legião de fãs do seu personagem, Tyrion Lannister, em Game of Thrones.

Com um comentário que pode muito bem ter sido uma pegadinha para enganar os espectadores, ele disse ao site The Hollywood Reporter que estava tentando encontrar as palavras certas para descrever como se sentia com relação ao destino de Tyrion.

As gravações da 8ª e última temporada de Game of Thrones terminaram, e o elenco já se despediu do set de filmagem. Então, os atores e as atrizes tiveram um tempo de descanso e agora vivem a saudade dos seus tão queridos personagens.

Pelo menos foi uma conclusão muito boa, segundo Dinklage, apesar da tristeza da despedida. "É sempre anticlímax para o último dia do personagem", disse o ator sobre sua última vez retratando Tyrion. "Nada é filmado cronologicamente, então você não tem uma grande cena no topo da montanha ou algo do tipo."

Mesmo assim, quando há um apego tão grande com a história, existe um fator emocional que motiva os colegas a se reunirem nessa hora. "Por mais anticlimático que fosse, meu último dia também foi agradavelmente agridoce. Muitas pessoas que eu amo estavam no set naquele dia. Mesmo sem estarem trabalhando, eles foram para o set, o que foi lindo. Eu tentei fazer a mesma coisa quando outros atores estavam concluindo. Se fosse o dia deles, você se preparava para a despedida. Era realmente difícil."

Dinklage conta ainda uma história sobre um dos personagens: "Eu não vou dizer o nome dele ou o do personagem, mas a jornada de um dos jovens da série foi encerrada nesta temporada passada, e todo mundo ficou destruído. Essa pessoa cresceu no programa, sabe? Eles eram crianças e agora eles são adultos. E então eles terminaram. É como se estivéssemos testemunhando essa pessoa dizendo adeus à sua infância. Eu sei que Game of Thrones é apenas um programa de TV, mas é também a nossa vida".

Embora já tenha entrado para o elenco como um adulto, o próprio Dinklage diz ter crescido como ator nesse período e, principalmente, visto seu personagem evoluir dentro da história. "Certamente Tyrion desenvolveu um senso mais profundo de responsabilidade ao longo da série. Ele era um personagem irresponsável, para começar. Usou sua posição como o pária de sua família como um adolescente faria. A beleza de Tyrion é que ele cresceu desse modo em algumas temporadas e desenvolveu um forte senso de responsabilidade. Não moralidade, porque ele sempre teve isso, mas o que fazer com sua inteligência."

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.