Este texto contém SPOILERS do episódio 3x02 da série Riverdale. Não prossiga se ainda não tiver assistido e quiser manter a surpresa dos acontecimentos.

O lema da nova temporada de Riverdale parece ser “dividir e conquistar”. Os quatro protagonistas estão em tramas completamente opostas, ao menos por enquanto.

No episódio 2 da 3ª temporada, Archie só está focado em sobreviver à prisão juvenil e Veronica em ser útil de alguma forma ao namorado, Betty e Jughead voltam à dinâmica de sucesso com (mais uma) investigação dos suicídios/assassinatos ligados ao Gargoyle King.

Ao que parece, os amigos da “Fazenda” de Alice podem estar envolvidos nesse mistério e a chegada de Evelyn Evernever, a filha do líder espiritual Edgar Evernever, indica que Betty terá que lidar com dois problemas ao mesmo tempo.

Vamos recapitular tudo o que aconteceu no episódio 3x02, exibido simultaneamente pela CW e pelo canal Warner no Brasil.

Archie, Veronica e um sonho de liberdade

Nada seria mais improvável e bizarro do que Archie – armado apenas com sua personalidade de líder e um discurso enfadonho – conseguir mudar toda a dinâmica da cadeia em seu segundo dia por lá. Felizmente, isso não acontece. Mas não por falta de tentativa, já que o bom moço organiza um jogo de futebol americano para amenizar as coisas mesmo após ter seus tênis roubados, ter levado uma surra de ghoulies e as Serpentes se recusarem a lhe oferecer proteção quando ele se nega a esfaquear um inimigo.

Nesse meio tempo, Veronica briga com Cheryl – que aproveitou a ausência de Archie para tomar para si a Presidência Estudantil – e faz as pazes ao conseguir reunir as Vixens para uma performance de Jailhouse Rock durante o jogo dos jovens detentos. Todo episódio de Riverdale deveria ter um número musical, e tenho o dito!

Como as coisas estavam fáceis demais, Hiram aparece e confirma que está de conluio com o diretor da prisão e uma falsa rebelião é começada para acabar com o jogo, dar uma surra gratuita em todos e mostrar quem realmente manda.

Betty e Jughead: true detective mode

Parece que Betty realmente teve uma alucinação que a fez ver os bebês flutuantes da semana passada e sua convulsão não foi nada grave. No entanto, isso não a deixa menos desconfiada dos objetivos secretos do culto que lentamente está se infiltrando em sua família. A chegada de Evelyn Evernever – e a presença da garota quando Ethel tem uma convulsão similar à de Betty – é prova de que, novamente, o mistério principal da temporada pode estar dentro da casa dos Cooper.

Enquanto isso, Dilton não sobrevive ao envenenamento e Jughead se sente culpado por não ter conseguido ajudar o garoto antes do pior acontecer. A outra vítima, Ben, sobreviveu, mas se encontra inconsciente no hospital. Logo o casal de detetives descobre que Ethel também estava envolvida com o RPG sinistro que os garotos jogavam e que ela é a namorada de Ben, ainda que a garota se recuse a cooperar com mais informações porque “ele vai ficar muito, muito bravo”.

Betty e Jughead também tem um encontro bem real com um ser de 2 metros de altura vestido como o Gargoyle King, eles entendem que tem alguém por trás dos jovens sendo manipulados a acreditar em uma fantasia perigosa.

Quando Ben acorda parecendo ter sofrido uma lavagem cerebral e se suicida, dizendo que vai “reencontrar” Dilton no “Reino”, fica claro que o problema é muito mais profundo do que parece.

Evelyn Evernever é uma das novas personagens da 3ª temporada de Riverdale

Em outros acontecimentos importantes...

  • A primeira semente do episódio 04 da 3ª temporada foi plantada nas cenas finais, quando os adultos se reúnem para discutir um segredo em comum do passado. O flashback da adolescência dos pais de Riverdale – que serão interpretados pelos seus filhos na trama – vai ter relação direta com os homicídios conectados ao Gargoyle King.
  • O diretor da prisão fica impressionado com a agressividade de Archie na luta e o nomeia seu nome “Mad Dog”, o ex colega de cela do jovem que misteriosamente desapareceu.

Lembrando que o próximo episódio da 3ª temporada de Riverdale vai ao ar no dia 24 de outubro, às 21h40, pela CW nos Estados Unidos e pelo Warner Channel no Brasil.