Betty Cooper pode não ser sua personagem favorita de Riverdale, mas é certamente memorável. Seja por querer bancar a detetive, seja por seu envolvimento romântico com Archie e Jughead, ela é um dos pontos centrais da série. Contudo, o produtor conta que imaginava outra atriz para interpretá-la.

Quem dá vida à Betty dos quadrinhos é Lili Reinhart, de Os Reis do Verão e Surviving Jack. Porém, ela não era a primeira escolha de Roberto Aguirre-Sacasa, o showrunner do seriado da CW. Para ele, uma opção melhor seria Kiernan Shipka, que estreou em Mad Men como a filha de Don Draper, Sally.

"Kiernan estava icônica em Mad Men. E, assim que pensei sobre ela, fiquei meio 'Ah, eu me pergunto se ela faria Betty'."

Riverdale: Kiernan Shipka, de Sabrina, era a primeira opção para interpretar Betty

Como sabemos agora, Shipka não levou o papel. Mas o caminho deles iria se cruzar novamente, devido a outro detalhe: Aguirre-Sacasa também é diretor criativo da Archie Comics. Como muitos fãs sabem, Riverdale se baseia nas revistas em quadrinho da editora, as quais começaram a ser publicadas no início dos anos 40. Na década de 1960, uma edição da "Archie's Mad House" trazia uma nova personagem: Sabrina Spellman, uma jovem feiticeira. Ela se tornou um sucesso e ganhou sua própria revista.

"Sabrina, Aprendiz de Feiticeira" ganhou uma série adolescente na década de 90. Quase 20 anos mais tarde, o mundo da bruxinha é revisitado em O Mundo Sombrio de Sabrina, produção que chega à Netflix no dia 26 de outubro. E, assim que os direitos foram adquiridos, Aguirre-Sacasa se lembrou de Shipka.

"Quando Sabrina foi da CW para a Netflix, nosso diretor de elenco David Rapaport disse: 'Kiernan pode se interessar'. Não havia roteiro na época, mas quando ele disse isso, para mim foi 'Okay, ela é Sabrina. Estou escrevendo isso para Kiernan'."

A nova versão de Sabrina é bem mais sombria que a dos anos 90. Sobre isso, Aguirre-Sacasa tem um ponto de vista bastante claro:

"Ela parecia a atriz certa, na idade certa, no ponto certo de sua carreira e alguém que toparia o desafio, porque é cansativo. Ela está em praticamente todas as cenas. Mas, para mim, Sabrina teve que se posicionar contra o Senhor das Sombras, o mal e seus formidáveis oponentes, e alguém como Kiernan tem a aura e a confiança de ser capaz de fazer isso. Eu diria que ela é a minha primeira escolha com certeza. Com certeza."

Este texto foi escrito por Verenna Klein via nexperts.