É impossível pensar em sua trajetória educacional sem também se lembrar dos professores que a marcaram. E o mesmo vale para os professores que habitam o mundo da televisão.

Em homenagem ao Dia do Professor, separamos os 21 nomes mais marcantes das séries de TV que moldaram — ou distorceram — as mentes de gerações de espectadores.

21. Annalise Keating - How to Get Away with Murder

Interpretada pela atriz Viola Davis, Keating é uma advogada de defesa e professora de Direito de destaque da Filadélfia na fictícia Universidade Middleton. Em determinado momento, ela se vê envolvida em uma trama de assassinato que vai agitar toda a universidade e mudar o rumo de um grupo de ambiciosos estudantes.

20. Merlí Bergeron - Merlí

Merlí (Francesc Orella) é um professor de Filosofia nada tradicional, culto e de moral própria. Seu humor negro afiado chega a ser irritante e, de certo modo, irônico para seus companheiros de trabalho, mas não para seus alunos do Instituto Angel Guimera, que o acham original e divertido.

19. William Michael "Will" Schuester - Glee

Diretor do Glee Club, Will (Matthew Morrison) é um professor de Espanhol da William McKinley High School, que mais tarde acaba se tornando o diretor da instituição, após a WMHS se transformar em uma escola de Artes.

18. Jessica Christopher "Jess" Day - New Girl

Interpretada pela atriz Zooey Deschanel, Jess trabalha como professora do ensino fundamental de uma escola de Los Angeles, abordando diversos temas com seus alunos, desde ciência e arte a educação sexual.

17. Walter Hartwell White - Breaking Bad

Walter White (Bryan Cranston) já foi um químico promissor e um dos fundadores da bilionária empresa Gray Matter Technologies, porém logo saiu dela, vendendo suas ações por motivos pessoais. Ele acaba se tornando um professor de Química infeliz e desiludido, cujo diagnóstico de câncer o transforma em um dos maiores chefes do mundo das drogas.

16. Mr. Collins - Anos Incríveis

O professor de Matemática de Kevin Arnold, o Sr. Collins (Steven Gilborn), é aquele tipo inesquecível, que todos nós tivemos a chance de conhecer. Até hoje, sua história continua sendo uma das mais tocantes da série icônica. Não por ser bonzinho ou querido por todos, mas sim um verdadeiro professor.

15. Edna Krabappel - Os Simpsons

Edna Krabappel (Marcia Wallace), conhecida por ser estressada, desiludida e encalhada, é a professora da Escola Elementar da fictícia cidade de Springfield. Ela é responsável por ensinar Bart Simpson, Milhouse Van Houten, Nelson Muntz, entre outros personagens.

14. Sr. Herbert Garrison - South Park

Sr. Herbert Garrison (Trey Parker), conhecido também como Janet Garrison após uma operação de mudança de sexo, é o professor da 4ª série de uma escola na fictícia cidade de South Park, onde "tenta" educar Stan Marsh, Kyle Broflovski, Eric Cartman e Kenny McCormick.

13. Scott Clarke - Stranger Things

Scott Clarke (Randy Havens) é um educador exemplar da escola de Hawkins. Além de ser um ótimo amigo para os garotos Mike Wheeler, Lucas Sinclair, Dustin Henderson e Will Byers, ele atende o telefone de sua casa para tirar diversas dúvidas fora do horário de trabalho.

12. Professor Girafales - Chaves

Entre os alunos, Chaves, Kiko e Chiquinha, Inocêncio Girafales (Rubén Aguirre) é conhecido como “professor linguiça”, o que o deixa bem irritado. Girafales ensina diversas matérias, inclusive a “aritmética”, para as crianças da 2ª série do primário.

11. Alaric "Ric" Saltzman - The Vampire Diaries

Ric (Matthew Davis), como é conhecido, é apresentado na série como o novo professor de História da cidade de Mystic Falls. Com o tempo, ele descobre que vampiros existem na pequena cidade e, ao aprender mais sobre eles, se torna um caçador. Embora os vampiros possam facilmente dominá-lo, Ric se mostra capaz de se defender de uma boa briga.

10. Ted Mosby - How I Met Your Mother

Interpretado pelo ator Josh Radnor, Ted é um professor de Arquitetura, que narra aos seus filhos, em 2030, a história de sua jornada insinuosa levando-o a muitos relacionamentos fracassados até finalmente conhecer a mãe deles.

9. Dr. Gregory House - House

Além de professor, Dr. House (Hugh Laurie) é um médico polêmico, irreverente e antissocial que não confia em ninguém, muito menos em seus pacientes. Ele está sempre disposto a descobrir a causa dos males para salvar vidas, seja através das vias legais ou fazendo uso de métodos pouco tradicionais, o que acaba resultando em conflitos frequentes entre ele e sua equipe.

8. Dr. Ross Eustace Geller - Friends

Ross Geller (David Schwimmer), conhecido na série como “nerd perdedor”, é um professor atencioso com bom senso de humor. Ele é o único do seu grupo de amigos a ter um doutorado, o que o torna bem arrogante.

7. Benjamin Franklin "Ben" Chang - Community

Ben Chang (Ken Jeong) é professor de Espanhol da Faculdade Greendale até uma fonte anônima revelar ao reitor Pelton que ele falsificou seus diplomas. Chang, então, é demitido imediatamente, mas autorizado a se matricular como um estudante de Música na esperança de obter um diploma legítimo.

6. Max Medina - Gilmore Girls

Max Medina (Scott Cohen) é o professor de Inglês da escola Chilton que, após uma reunião de pais e professores, se apaixona por Lorelai, mãe de Rory.

5. Syrio Forel - Game of Thrones

Syrio Forel (Miltos Yerolemou) é um bravo mestre lutador e de espadas. Eddard Stark o contrata para ensinar Arya Stark a usar sua espada, Agulha, acreditando que a lâmina fina seria adequada ao estilo de dança da água dos bravosi.

4. Daniel Faraday - Lost

Daniel Faraday (Jeremy Davies) é um físico e professor que salta de paraquedas na Ilha de um helicóptero enviado pelo cargueiro Kahana, filho de Eloise Hawking. É um personagem bem marcante, que descobre muitas coisas sobre o local. Apesar de ter o dom para ciência, ele é um amante da música.

3. Sra. Wingo - Doug

Sra. Wingo (Doris Belack) é a professora de Doug e seus amigos na escola de ensino fundamental da cidade fictícia de Bluffington. Apesar de ser uma senhora gentil e compreensiva, ela também parece severa em certos momentos. Na série da Disney, após a Nickelodeon ter vendido os direitos do desenho, ela só aparece no episódio final.

2. Rita - Rita

Rita Madsen (Mille Dinesen) é uma professora desbocada e politicamente correta, mãe de três filhos disfuncionais: a disléxica Molly, o desajustado Ricco e o adolescente se descobrindo homossexual Jeppe (Nikolaj Groth). A professora faz o maior sucesso com os alunos de uma escola dinamarquesa. Já entre os adultos, não dá para dizer o mesmo.

1. El Profesor - La Casa de Papel

Interpretado pelo ator Álvaro Morte, El Profesor, ou Professor, prepara o roubo do século na Casa da Moeda da Espanha, com o objetivo de fabricar o próprio dinheiro em quantidades incalculáveis e nunca antes vistas. A fim de pôr em prática o ambicioso plano, ele recruta um grupo de oito pessoas com certas habilidades e que não têm nada a perder.

E para você, qual foi o professor mais marcante na telinha? Conte pra a gente nos comentários abaixo!

Este texto foi escrito por Fernando Fabretti via nexperts.