Na literatura, personagens se consagraram junto a uma legião de fãs justamente por seu talento em resolver grandes mistérios a partir de uma série de pistas. É o caso de detetives como o próprio Sherlock Holmes, criado por Arthur Conan Doyle, da Mrs Marple e de Hercule Poirot, de Agatha Christie, e de protagonistas de quadrinhos, como Tintim.

A cada nova aventura, são convidados a analisar e interpretar pedaços da realidade para resolver um crime, um caso, uma situação. E assim o gênero do mistério vem instigando o público desde muito antes de o cinema, a televisão e as séries fazerem parte do universo do entretenimento.

Agora que estas últimas chegaram, no entanto, não vivemos mais sem! Algumas produções conseguem contrabandear um pouquinho de mistério para dentro das suas tramas de um jeito discreto, sem que ele seja o ponto principal. É o caso, por exemplo, de Stranger Things, em que coisas estranhas e misteriosas acontecem, mas cujo ponto central são as aventuras vividas pelos personagens.

Em outras, porém, é mistério do começo ao fim! Mas não é preciso ser um grande detetive para saber que ver um bom seriado sem ter que ficar pesquisando muito antes de escolher os títulos é uma das melhores sensações, não é? Por isso, reunimos aqui 20 produções do gênero que são excelentes opções para quem quer bons mistérios ao alcance do controle remoto!

1. Dark

Em uma localidade alemã, Mikkel Nielsen está voltando da escola quando coisas estranhas começam a acontecer, e ele simplesmente desaparece. Várias famílias são implicadas nisso, e antigos segredos da cidadezinha começam a aparecer, enquanto novos laços se criam. Mistérios envolvendo realidades paralelas e viagens no tempo marcam esta série alemã que se tornou um verdadeiro hit da Netflix.

2. Desperate Housewives

Dificilmente você vai começar a assistir a Desperate Housewives esperando um mistério. Afinal de contas, que mistério poderia haver em uma vizinhança suburbana onde cinco amigas vivem suas vidas tranquilamente com suas famílias perfeitas?

Mas quando Mary Alice Young (Brenda Strong) tira a própria vida, as amigas Susan Mayer (Teri Hatcher), Lynette Scavo (Felicity Huffman), Bree Van Der Kamp (Marcia Cross) e Gabrielle Solis (Eva Longoria) começam uma jornada para tentar entender o que aconteceu com ela e o que a levou a cometer suicídio.

3. Glitch

Tony Ayres e Louise Fox são os criadores desta série que está em sua 2ª temporada. Em Glitch, aparentemente sem motivo, seis pessoas são trazidas de volta dos mortos. No meio dessa confusão, o policial James Hayes (Patrick Brammal) é o oficial responsável por entender o que está acontecendo.

4. Grand Hotel

O ano é 1905, e a família Alarcón é a responsável por administrar o hotel que vem há anos passando de geração em geração entre eles. Nesta série espanhola em três temporadas, amor, inveja, crimes e chantagem marcam o dia a dia dos moradores, dos hóspedes e da comunidade envolvida com a propriedade.

5. How to Get Away with Murder

Uma das séries de Shonda Rhimes, a criadora de Grey's Anatomy, How to Get Away with Murder parte para um lado um pouco diferente daquele com o qual ela se consagrou. Aqui, a showrunner mistura instigantes casos jurídicos com misteriosas tramas e histórias pessoais dos personagens, especialmente da protagonista, Annalise Keating (Viola Davis).

Ela não está sozinha: no começo de cada ano, Annalise escolhe um time de alunos selecionados a dedo em sua turma do curso de Direito, os quais a ajudarão a resolver os casos mais complicados que chegam até ela. No entanto, desde o começo da série o público sabe que algo terrível vai acontecer na season finale. O que será?

6. La Trêve

Yoann Blanc é o detetive Peeters, um ex-morador de uma comunidadezinha na Bélgica que perde a esposa para um câncer e retorna, acompanhado da filha adolescente, ao local onde ele passou sua adolescência.

Logo ao chegar, ele encontra uma cidade dividida pela construção de uma barragem e por um crime extremamente raro na região que assusta os moradores. Driss Assani, um imigrande africano, é encontrado morto, e Peeters é o responsável pela investigação. Aos poucos, o crime vai se tornando cada vez mais complicado e cheio de nuances.

7. Le Chalet

Outra série em francês que traz um mistério envolvendo uma pequena comunidade é Le Chalet. Um grupo de amigos de infância se reúne depois de uma década para o casamento de um deles. No entanto, ao chegarem à pequena vila onde será realizada a cerimônia, a explosão de uma ponte impede que eles saiam de lá.

As coisas pioram quando segredos do passado começam a ser desenterrados e um crime é cometido, sem que eles tenham como fugir.

8. Manhunt: Unabomber

Um dos mais bem-sucedidos lançamentos da Netflix em 2017, Manhunt: Unabomber é outra boa opção para quem quiser assistir a um mistério na plataforma de streaming. Com uma boa dose de suspense e outra de ação, a série é uma verdadeira caçada a um criminoso que durante anos causou explosões em locais públicos, gerando pânico nos Estados Unidos.

Com elenco formado por Sam Worthington, Jereby Bobb, Ben Webber, Chris Noth e Paul Bettany, a série é bem montada, intensa e interessante para os fãs de crime e mistério. Nessa mesma linha, a Netflix tem também opções como Mindhunter e Criminal Minds.

9. O Alienista

Como se faziam as investigações criminais quando ainda não existia uma estrutura policial bem organizada? E quando começaram a aparecer os primeiros serial killers? O Alienista, outra opção de mistério para ver na Netflix, mostra um grupo de profissionais envolvidos na busca por um assassino que está matando meninos aliciados pela prostituição.

O Dr. Laszlo Kreizler (Daniel Brühl), um psicólogo em um período em que essa profissão ainda não era reconhecida, um artista incompreendido, John Moore (Luke Evans), e a primeira mulher a trabalhar junto à polícia em um cargo administrativo, Sara Howard (Dakota Fanning), se unem para caçar o criminoso, que eles não têm ideia de quem possa ser.

10. O Bosque

Muitos bons mistérios envolvem investigações criminais, mas alguns deles pesam a mão mais fortemente no tom de suspense. É o caso de O Bosque, mais uma série francesa que está entre as melhores do gênero na Netflix.

O Bosque retrata uma cidade pequena na França que fica chocada com o desaparecimento de uma jovem da comunidade. Alguém sabe mais do que está contando, e muita gente parece esconder o jogo, inclusive membros da polícia.

11. Orphan Black

Mistério com gostinho de ficção científica? Tem também! Embora não seja originalmente uma série da Netlix, Orphan Black foi comprada pela empresa depois de ter sido cancelada pela emissora BBC America, do Canadá. Assim, a produção ganhou um final diferente e deu aos fãs mais uma temporada para curtir as múltiplas personalidades interpretadas pela versátil e genial Tatiana Maslany.

Perdida na vida, Sara Manning um dia presencia um suicídio de uma mulher que é exatamente igual a ela. A ex-usuária de drogas então decide assumir a identidade da outra, mas logo se vê inserida em uma misteriosa rede de mentiras e perseguições que pode colocar sua vida em risco — mais do que já estava antes.

12. Os Mistérios de Miss Fisher

Phryne Fisher (Essie Davis) é uma famosa personagem australiana; uma detetive extravagante, corajosa e muito, muito estilosa. Com três temporadas, exibidas entre 2012 e 2015, a produção a coloca em situações perigosas e delicadas, desfilando e investigando entre os clubes de jazz de Melbourne e as vielas da cidade.

13. Pretty Little Liars

Conflitos familiares e amorosos, mas, sobretudo, muitos conflitos no universo social e escolar marcam a história de Pretty Little Liars. A série acompanha cinco amigas — Spencer Hastings (Roian Bellisario), Hanna Marin (Ashley Benson), Arya Montgomery (Lucy Hale), Emily Fields (Shay Mitchell) e Alison DiLaurentis (Sasha Mitchell) — inseparáveis que têm seu mundo virado de ponta-cabeça quando uma delas desaparece.

A história é praticamente uma Desperate Housewives antes do casamento, especialmente depois que as outras começam a receber mensagens ameaçadoras e anônimas.

Dramas típicos de cidade pequena e conflitos característicos da adolescência se misturam a uma trama misteriosa envolvendo questões ainda mais delicadas, graças ao desaparecimento. A série de 7 temporadas foi um verdadeiro fenômeno quando foi ao ar, entre 2010 e 2017.

14. Riverdale

Outro grande sucesso envolvendo jovens, cidadezinhas e mistérios sem explicação é o que conta a série Riverdale. Com apenas duas temporadas e já confirmada para uma terceira para 2018, a produção criada por Roberto Aguirre-Sacasa é estrelada por K. J. Apa, Lili Reinhart, Camila Mendes e Cole Sprouse, além de um time de atores ainda iniciantes, mas que já conquistaram o coração do público.

Inspirada nos quadrinhos sobre Archie e seus amigos, Riverdale explora o que está além da fachada das famílias tradicionais de uma cidade pequena, tendo como ponto de partida a morte de uma conhecida personalidade local, um crime que segue sem solução por algumas semanas.

15. Safe

Quem estava sentindo falta de Dexter pode matar a saudade de Michael C. Hall em um dos lançamentos da Netflix deste ano. No entanto, a história não tem nada a ver com a do psicopata do bem que estávamos acostumados a ver antigamente.

Nela, o ator é Tom Delaney, um pai viúvo que se desespera quando a filha Jenny (Amy James-Kelly) desaparece. Ele então embarca em uma jornada sem descanso para tentar encontrar a jovem, que saiu para dançar e nunca mais voltou.

Para isso, Delaney vai refazer os passos dela e, no caminho, descobrir coisas perturbadoras sobre seus vizinhos e conhecidos.

16. Sherlock

Não tem como ser mais misterioso do que Sherlock Holmes, não é? É por isso que a série protagonizada por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman é um verdadeiro sucesso e uma das mais apreciadas entre as originais Netflix. Então, se você quer um bom mistério para ver na plataforma, que tal começar por aqui? A boa notícia é que as temporadas são todas curtinhas, com três episódios cada na maioria dos casos, todos eles com cerca de 1 hora de duração.

A produção faz uma releitura modernizada dos casos mais clássicos do detetive mais genial de todos os tempos, trazendo seu principal vilão, Moriarty, entre outros personagens dos livros.

17. Tábula Rasa

Veerle Baetens é a criadora e a estrela de Tábula Rasa, série de nove episódios lançada em 2017 que conta a jornada de uma jovem chamada Mie. Presa em uma ala isolada de um hospital, ela é a última pessoa a ter visto com vida Thomas Spectre, que está desaparecido. Logo, ela se torna também a principal suspeita do desaparecimento do homem, só que Mie não se lembra de nada, alimentando ainda mais a desconfiança do inspetor Wolkers, o investigador responsável pelo caso.

18. The OA

Polêmica, The OA foi outra original Netflix que dividiu o público. Amada por uns, encarada com pé atrás por outros, a série acompanha a trajetória da menina Prairie Johnson (Brit Marling), que reaparece depois de 7 anos, com a visão restaurada — embora fosse cega antes de desaparecer.

Agora, no entanto, ela passa a ser vista com desconfiança por parte da comunidade da cidade onde vive, mesmo que algumas pessoas tratem seu retorno como um verdadeiro milagre. Conectada a outros jovens locais por um estranho fenômeno, ela vai se aliar a eles para combater uma ameaça que começa a se aproximar.

19. The Sinner

Em uma das melhores séries da Netflix, Jessica Biel interpreta Cora, uma mãe de família com uma rotina aparentemente normal, mas que, de uma hora para a outra, sem explicação, ataca um homem na praia com uma faca, tirando sua vida.

Quando o investigador Harry Ambrose (Bill Pullman) é designado para o caso, não consegue encontrar à primeira vista nada que explique o crime. Qual foi o motivo? O que levou Cora a atacar aquele homem, mesmo na frente do próprio filho? Teria sido premeditado? Para compreender melhor o que aconteceu, ele tem que entrar na mente de Cora e tentar buscar no passado da mulher algo que explique seu surto.

Trata-se de um dos mais instigantes mistérios da plataforma, com um elenco excelente e uma história melhor ainda! A 1ª temporada está disponível na Netflix, mas a 2ª ainda não chegou ao catálogo da plataforma.

20. Trapped

Que tal um mistério islandês para fechar esta lista? Criado por Baltasar Kormákur, Trapped mostra um grupo de pessoas viajando a bordo de um barco que acaba ficando preso em um vilarejo na Islândia por conta de uma tempestade. Eles tiveram que fazer uma parada não prevista, depois que um tronco humano foi encontrado na água no meio do trajeto.

Um mistério que a cada episódio revela uma nova peça do quebra-cabeça, Trapped tem personagens fora dos padrões convencionais, e é legal ver rostos diferentes em uma boa série de vez em quando.

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.

[p]

Mais listas com as MELHORES SÉRIES: