Quem é fã de séries, em qualquer lugar do mundo, provavelmente já assistiu ou ouviu falar de The Big Bang Theory (TBBT), que está em sua 12ª e última temporada. Entre todas as trapalhadas de seus personagens e infinitas referências ao mundo geek, o programa ganhou o coração dos espectadores e também muitos prêmios.

Roteiros bem escritos, acuracidade em dados científicos e piadas sensacionais deixaram o universo nerd muito mais próximo do grande público, sendo inclusive instrumento de inclusão. Tanto sucesso também contou com a participação de diversas celebridades do mundo geek, que deixaram marcas importantes. Por isso, separamos uma lista com 39 personagens que deram uma incrementada na série. Confira!

1. Adam Nimoy

Diretor de televisão, com alguns episódios de séries importantes em sua carreira — como Gilmore Girls —, Adam Nimoy é mais conhecido por ser filho de Leonard Nimoy, o eterno Spock. Adam fez uma participação visando à filmagem do documentário que ele estava produzindo na época, denominado For the Love of Spock.

2. Adam West

Ator e dublador, Adam West interpretou seu principal papel em 1966, quando estrelou o seriado Batman. Foi reconhecido diversas vezes por suas atuações que o tornaram um grande ícone dos fãs também dos desenhos em quadrinhos. No episódio de TBBT, West comparece ao aniversário de Sheldon e inicia um grande debate sobre qual seria o melhor Batman das telinhas.

3. Bill Nye

Além de apresentador, comediante e ator, William Sanford “Bill” Nye é cientista e ficou popularmente conhecido por seu programa de televisão, Bill Nye the Science Guy, que durou de 1993 a 1998. Já na roda de amigos estudiosos, Bill aparece e com um bom contato com Sheldon, na 7ª temporada.

4. Billy Bob Thornton

Com mais de 30 filmes, diversas indicações e prêmios em sua carreira, Willian Robert Thornton tem uma consagrada trajetória em Hollywood (além de ser ex de Angelina Jolie). No sitcom, ele aparece na 8ª temporada, interpretando o urologista Oliver Lorvis, que tem uma queda por Penny, com quem tenta algo a mais.

5. Bill Gates

Multibilionário, fundador da gigante Microsoft, filantropo e outras diversas atribuições. A aparição do executivo acontece na 11ª temporada, deixando Sheldon perplexo. Será que ele cobrou cachê?

6. Bob Newhart

Foram necessários 51 anos para que o comediante adorado nos Estados Unidos ganhasse um Emmy. Isso aconteceu após sua participação como professor Próton, o personagem da Ciência favorito de Sheldon e Leonard quando ainda eram crianças. Um reconhecimento da academia e, ao mesmo tempo, incentivo para quem realiza participações. Claro, no caso de Bob, foi mais pelo conjunto da obra do que um episódio específico, mas o precedente foi aberto.

7. Buzz Aldrin

Diversos personagens históricos também frequentaram o seriado. Aldrin, por exemplo, foi o segundo homem a pisar na Lua, em 1969. A bordo da Apollo 11, foi parceiro de Neil Armstrong nesse gigante salto para a humanidade. Na 6ª temporada, ele envia um vídeo para Howard, que se prepara para ir também ao espaço.

8. Carrie Fisher

Em se tratando do mundo geek, não podemos deixar de fora a saga Star Wars. A trilogia original produzida por George Lucas, nas décadas de 70 e 80, fez tanto sucesso que mesmo nos dias atuais é venerada por todo o globo. Carrie fez parte dessa geração como a icônica princesa Leia; sendo durona, decidida e de grande caráter, inspirou milhares de mulheres. Na 7ª temporada, ela aparece ao lado de Darth Vader, para o delírio dos fãs.

9. Charlie Sheen

Bom, o papel mais lógico para Sheen interpretar é ele mesmo! O irreverente e contraditório ator tem um histórico rodeado de álcool e transgressões. Mas em The Big Bang Theory a participação é um pouco mais controlada. Logo na 2ª temporada, ele tem sua cena filmada em um bar — por que será, né?

10. Christine Baranski

Um dos destaques de The Good Wife também interpretou a rígida mãe de Leonard, desde a 2ª temporada. Embora nada constantes, as passagens de Christine foram sempre muito marcantes na série.

11. Christopher Lloyd

Vamos de volta para o futuro? Como falar de Christopher Lloyd e não lembrar do seu personagem icônico, o “Doc” Emmett Brown, na trilogia De Volta Para o Futuro? Na 10ª temporada, Lloyd interpreta Theodore, o idoso que se muda para o quarto de Sheldon.

12. Danica McKellar

Raj em um encontro? Uma das personagens de destaque do programa Wonder Years, Danica aparece na 3ª temporada para colocar um pouco mais de emoção na vida do indiano.

13. Dean Norris

Será que o Hank foi atrás de drogas? Depois da experiência com um gênio na família, ele suspeitou de todos os outros? Nada disso. Na verdade, Dean interpreta Richard Williams, um coronel da Força Aérea interessado no sistema de navegação desenvolvido por Raj e Howard.

14. Elon Musk

CEO da Tesla Motors, fundador de outras diversas empresas e com uma fortuna estimada em alguns bilhões de dólares, Musk se envolve em causas que vão além do dinheiro. Visando à própria sobrevivência da raça humana, ele é admirado por seus esforços em diversos campos na busca do bem comum. Na série, Howard encontra o magnata enquanto servem comida a moradores de rua.

15. Eliza Dushku

A atriz de 38 anos parece que incorporou a essência dos vampiros do seriado Buffy e resolveu não envelhecer. Eliza participou de diversos seriados nas últimas décadas, e no mais geek dos últimos anos ela apareceu na 4ª temporada.

16. George Takei

O espaço não é a fronteira final quando se trata de convidados para o programa. O oficial de leme da nave USS Enterprise, da série Star Trek, senhor Sulu, chega para dar alguns conselhos amorosos a Howard também na temporada de número 4.

17. Jack McBrayer

Jack fez uma curta aparição na 10ª temporada, como o irmão de Penny, e integrou bem o casamento entre ela e Leonard.

18. James Earl Jones

Insira aqui trilha sonora de entrada do Darth Vader! Sério, não tem como falar de James Earl Jones sem mencionar o icônico vilão dos anos 80. A voz de Vader foi imortalizada por ele e nos rende arrepios até hoje. James ainda foi o dublador de Mufasa em O Rei Leão, além de dezenas de outros filmes. A participação dele aconteceu no mesmo episódio de Carrie Fisher.

19. Jodi Lyn O'Keefe

A atriz tem uma carreira invejável, com diversos papéis importantes em variadas séries, incluindo três temporadas de Prison Break. Ainda na 2ª temporada de TBBT, ela aparece para animar Howard, em uma viagem a Las Vegas, após o término de relação do rapaz.

20. Judd Hirsch

Depois de ajudar a salvar o mundo no filme Independence Day, Judd Hirsch encara ser o pai de Leonard no último episódio da 9ª temporada. Foi uma escolha que agradou bem o público e contou um pouco dos desentendimentos entre os pais de um dos protagonistas da série.

21. Judy Greer

No filme De Repente 30, Judy teve uma das atuações mais marcantes de sua carreira. Já em The Big Bang Theory, ainda na 3ª temporada, ela procura uma vaga para trabalhar com Sheldon e acaba se envolvendo com Leonard e Raj.

22. Kate Micucci

Acredite ou não, Kate tem 38 anos — fato que pode chocar muita gente. A também compositora teve seu primeiro grande papel em Scrubs e apareceu em TBBT como a namorada de Raj.

23. Katee Sackhoff

O número de convidados em TBBT que fizeram seriados ou filmes sci-fi é muito grande. E claro que não poderia faltar alguém de Battlestar Galactica, famoso sitcom da década de 1970 que ganhou um remake recentemente. A pilota mais durona da galáxia apareceu nos sonhos de Howard, mas ainda conta como sendo uma boa participação.

24. Katey Sagal

Multitalentosa, Katey incorpora a mãe da Penny na 10ª temporada. Sabemos de onde a agora senhorita Hofstadter puxou a beleza.

25. Keith Carradine

O renomado ator, com diversas atuações marcantes — inclusive no seriado Dexter —, embarca em TBBT como o pai de Penny. Ao visitá-la ele ainda acha que a jovem namora alguém com diploma universitário, mas as coisas não são bem assim.

26. Laurie Metcalf

A série Roseanne foi uma das mais premiadas nos anos 90. Durou 9 anos no ar, e Laurie fazia parte do elenco, recheado de estrelas. Em TBBT, ela interpreta a mãe do Sheldon, uma senhora religiosa que pouco entende sobre a vida do filho, mas ainda consegue mantê-lo na linha.

27. Leonard Nimoy

“Vida longa e próspera”. Essa é uma das frases mais icônicas de todos os programas televisivos, proferida por um dos extraterrestres mais queridos de todos os tempos: Spock. O vulcano é um dos símbolos da cultura geek e fez/faz parte da vida de muitas pessoas. Leonard marcou época com sua brilhante interpretação, suas orelhas pontiagudas e lógica impecável. E pensar que ele quase foi cortado antes de o seriado ir ao ar! Na 5ª temporada de TBBT, ele dá voz a um brinquedo que atormenta Sheldon.

28. LeVar Burton

Quem melhor para ter alegria com bandeiras do que o apresentador de uma série infantil que estimula crianças a gostarem de ler? Sem mencionar o fato de o ator também ter participado de Star Trek: The Next Generation. Inclusive, LeVar debate com Sheldon as bandeiras da saga de Jornada nas Estrelas.

29. Mark Hamill

O herói que ultrapassa gerações. Combatendo o mal, o regime autoritarista e a dor por sua família, Luke Skywalker surge como a esperança do universo, aquele que restabelecerá a liberdade, retirada outrora sob aplausos de todos os seres vivos. Mark, o astro da saga de Guerra nas Estrelas, aceitou o convite para participar da série sem sequer olhar o roteiro, pois, assim como nós, ele também é fã desse maravilhoso grupo de cientistas.

30. Mike Massimino

Mais um conhecido astronauta participando do seriado. Enquanto Fruit Loops, digo, Howard, está no caminho para o espaço, Mike faz uma excelente interpretação dele mesmo.

31. Neil deGrasse Tyson

O astrofísico e atual diretor do planetário Hayden, nos Estados Unidos, ficou mundialmente conhecido por outro motivo: um meme. A parte boa é que a figura na internet levou muitas pessoas que não estavam integradas com o mundo da ciência a conhecerem o trabalho de Neil. A aparição do cientista notório aconteceu na 4ª temporada.

32. Octavia Spencer

A vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2012 deu um grande trabalho ao Sheldon, ou talvez seja o contrário. A cena em que ela aparece trabalhando no departamento de trânsito e atendendo Sheldon, cientista com toda a sua sensibilidade humana, fez o público rir muito.

33. Rick Fox

Nem só atrizes, cientistas e figuras notórias envolvidas com o universo geek visitam o seriado. Quando um ex-namorado da Bernadette volta, o público vai ao delírio ao perceber que o antigo amante é um jogador aposentado da NBA. Rick jogou pelo Boston Celtics e pelo Los Angeles Lakers entre 1991 e 2004. Mas, no seriado, ele interpreta um professor de ensino superior que, com todo o seu charme e atributos físicos, deixa Howard levemente intimidado.

34. Sara Gilbert

A atriz também foi integrante da premiada série Roseanne. Em sua vida fora das telinhas, teve um relacionamento com Johnny Galecki, o ator que interpreta Leonard, antes de assumir sua homossexualidade. Os dois reviveram o passado quando Sara interpretou a Dra. Leslie Winkle, com quem Leonard teve envolvimento no seriado, na 1ª temporada.

35. Stan Lee

Lenda dos heróis em quadrinhos, criador de Homem-Aranha, X-Men, Thor e tantos outros, Stan é venerado por uma legião de fãs. Conhecido por aparecer também em diversos filmes dos personagens que ele ajudou a criar, Lee sempre surge de maneira bem-humorada. Interpretando ele mesmo no seriado, Stan é importunado por um fã inconveniente — Sheldon, obviamente.

36. Stephen Hawking

Uma das mentes mais brilhantes do nosso tempo não poderia ficar de fora desse seriado, não é mesmo? Ocupando o lugar que outrora pertenceu a nomes como Paul Dirac e Isaac Newton, dá para ter uma ideia da importância de Stephen Hawking para a ciência. Já no sitcom, ele apareceu algumas vezes sendo correspondente de Sheldon.

37. Steve Wozniak

Até o cofundador da Apple já deu as caras no seriado. E ainda teve a oportunidade de bater um papo com o que todos nós acreditamos ser o Sheldon: um computador em uma cadeira.

38. Summer Glau

A exterminadora Sarah Connor apresentou um pouco do seu glamour no seriado. Todavia, teve a infelicidade de receber as investidas de Howard.

39. Wil Wheaton

Por fim, temos o arqui-inimigo de Sheldon Cooper, Wil Wheaton. Tudo começou quando o pequeno Cooper foi a uma convenção de Star Trek: The Next Generation, na qual uma das estrelas do programa, Wil, estaria presente. Quando Sheldon não encontrou quem esperava, ficou furioso e jurou se vingar. Anos mais tarde, Wheaton, entre em uma disputa e outra de Magic, derrota Cooper mais uma vez. É divertido assistir às confusões da dupla.

Este texto foi escrito por Luiza Lafuente via nexperts.