Review: teclado Roccat Isku FX

Imagem de: Review: teclado Roccat Isku FX

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Quando o assunto é alta tecnologia e inovação em periféricos para gamers, a Roccat sempre ganha destaque entre as diversas marcas do ramo com seus teclados, mouses e outros itens.

Ontem, analisamos um headphone da fabricante e hoje temos o prazer de conferir de perto as funcionalidades avançados do Roccat Isku FX.

Este modelo é um dos mais avançados, contando com memória para armazenar até 36 macros, 5 perfis e outras configurações. O Isku FX é um aparelho compatível com a tecnologia Talk FX, que garante a comunicação com outros acessórios da Roccat. Agora, chega de papo e vamos conferir se este teclado realmente é uma ótima pedida para gamers.

Aprovado

Design, conforto e iluminação

Antes mesmo de abrir a enorme embalagem do Isku FX, já podíamos imaginar o tanto de recursos que encontraríamos. Ao retirar o produto da caixa, nos deparamos com um produto que conta com um design bem moderno, que é compatível com os demais produtos da marca.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

As retas bem definidas combinam perfeitamente com a proposta tecnológica do produto. Os botões extras adicionados nas bordas ficam bem encaixados e não interferem no layout-padrão. O espaço para apoio dos braços evita que o utilizador tenha de adquirir um acessório especial para isso.

Vale destaque especial para o acabamento do Isku FX, o qual oferece conforto e segurança. Não chegamos a fazer testes especiais para resistência, mas após usar o produto por algumas horas tivemos a certeza de que ele é construído para durar por um bom tempo. As teclas são bem encaixadas e o material usado na carcaça é bem consistente.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Após ligar o produto ao computador, pudemos conferir a iluminação especial empregada no fundo das teclas. Todo o layout é iluminado com um sistema que é totalmente personalizável. O usuário pode definir qual cor deseja colocar e fazer alguns ajustes especiais para jogos — comentaremos mais sobre isso posteriormente.

Um teclado para todos governar

Quem joga a sério sabe que a presença de macros pode ser muito útil em diversos títulos. Pensando nisso, a Roccat colocou cinco botões especiais (que ficam à esquerda do produto) para que o jogador crie funções especiais que podem ser ativadas com facilidade.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O sistema para gravar os comandos é bem simples: basta pressionar o Rec (gravar), selecionar o botão macro que será personalizado, introduzir a sequência que deve ser gravada — o produto memoriza o intervalo de tempo entre o pressionar de uma tecla e de outra — e apertar novamente o Rec. As macros servem para usar em jogos, no sistema e em aplicativos.

Além de contar com teclas especiais para poupar seus dedos, o Roccat Isku FX possui um sistema de perfis que garante a utilização de diferentes layouts e macros para cada jogo. Você pode configurar um perfil para games de FPS, outro para títulos de luta e assim por diante. Basta um clique nos botões na parte inferior do aparelho para mudar o perfil.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Testamos o Isku FX com Crysis 2, Metro 2033, Batman: Arkham City e em diversos aplicativos do Windows. No caso dos jogos, o produto da Roccat mostrou respostas precisas no uso das teclas comuns e macros. Trabalhando com uma taxa de 1.000 Hz, o produto evita atrasos e efeito fantasma.

Software de qualidade

Todo o gerenciamento de funções do Isku FX é realizado com a ajuda do driver fornecido no site oficial da fabricante. Depois de instalar o programa, você pode configurar (e verificar) as macros, os perfis e outros detalhes.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Além disso, o aplicativo executado em segundo plano mantém um registro de atividades — que é usado para o sistema de conquistas. Acredite se quiser, o software monitora todos os cliques e tem troféus especiais para algumas ocasiões — por exemplo: ao pressionar mil vezes uma determinada tecla, você talvez desbloqueie uma conquista.

No centro de controle do Isku FX, o jogador pode definir a cor da retroiluminação para cada perfil, sendo que é possível escolher um tom entre os 16,8 milhões de cores disponíveis. É possível alterar o nível de brilho, deixando o aparelho adaptado para seu ambiente.

Esse tipo de personalização até existe em outros aparelhos, mas o Isku FX se torna único ao possibilitar a definição de iluminação para algumas ocasiões de cada jogo. O jogador pode configurar para que o teclado brilhe na cor laranja cada vez que uma explosão acontecer, o que deixa a experiência de jogo mais rica.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Tal funcionalidade é possível graças à compatibilidade com a tecnologia Talk FX, a qual garante a comunicação do Isku FX com outros periféricos. Você pode configurar macros que associam recursos do teclado e do mouse. Claro, somente alguns produtos compatíveis garantem o uso dessas funções.

Reprovado

Sem teclas mecânicas e com fio

Apesar de ter muitas qualidades, o Isku FX nos decepcionou em alguns aspectos. Por se tratar de um produto para gamers, esperávamos que o acessório viesse com teclas mecânicas. Infelizmente, esta não é uma das características do produto, o que pode ser um ponto crucial a se considerar por jogadores que buscam o máximo de precisão.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Ainda que o fio não atrapalhe durante a jogatina e até ofereça respostas imediatas, a presença obrigatória do cabo é um detalhe que pode complicar para jogadores que desejam usar o teclado de longas distâncias (o cabo tem 2 metros de extensão). Portanto, se você pensava em jogar no sofá, pode pensar na compra de cabos extensores.

Vale a pena

No fim das contas, o Isku FX acaba sendo um teclado excelente para quem joga muito e necessita de algumas facilidades. Ele nos impressionou de diversas formas. As macros, os perfis e principalmente a tecnologia Talk são os grandes destaques que diferenciam este modelo de outros tantos.

O software completíssimo também vem a calhar, mas é claro que todo o charme do aparelho fica em seu visual moderno. A presença do cabo incomoda, mas certamente não será um grande problema para quem joga “colado” no monitor.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O Roccat Isku FX pode ser adquirido no Brasil por valores que variam entre 500 e 600 reais. Sinceramente, é um valor bem alto para um teclado que não conta com teclas mecânicas. Todavia, vale a pena adquirir o produto, visto que ele conta com um sistema de iluminação que dá show e pode fazer muita diferença na experiência de jogos.

Este produto foi cedido gentilmente para análise pela loja online MegaMamute.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.