Dando continuidade à nossa cobertura da fall season 2018, analisamos hoje a nova grade de programação das sextas-feiras da TV aberta dos Estados Unidos.

As sextas já foram consideradas o “death slot” das séries, com títulos deixados para morrer no dia de menor audiência da semana.

No entanto, nos últimos anos, vemos muitas produções se mantendo no ar e obtendo sucesso neste dia, com veteranas como Hawaii Five-0 e Blue Bloods.

Sextas-feiras na Fall Season 2018

A ABC e a FOX voltam a apostar em comédias nas noites de sexta, após uma fase de testes (que não funcionaram) na temporada passada.

Last Man Standing retorna ao ar 18 meses depois de ter sido cancelada pela ABC, e será interessante ver se a comédia conseguirá replicar seus números de audiência em outra emissora.

Fresh Off the Boat e Speechless ganham um novo (e pior) dia de exibição, em um sinal de que estavam em risco de cancelamento no ano passado.

A CBS preferiu não mexer em sua grade e manteve MacGyver, Hawaii Five-0 e Blue Bloods no horário nobre das sextas.

Enquanto isso, a NBC aposta novamente em Blindspot, que mostrou números estáveis na temporada passada, e traz Midnight, Texas para a fall depois de um primeiro ano na summer season.

Confrontos e Desafios

As comédias da FOX e da ABC se enfrentam diretamente na faixa das 8 da noite. O desafio da ABC é tentar fazer com que os espectadores de Fresh Off the Boat e Speechless acompanhem a mudança de dia de exibição. Já a FOX aposta no tradicionalismo de Last Man Standing para servir de lead-in para a novata The Cool Kids.

A CBS não deve ter dificuldades em manter a liderança de sexta, pois conta com uma grade bem consolidada de sucessos nas noites de sexta.

A NBC também pode esperar certa estabilidade com Blindspot, mas há grande dúvida sobre como Midnight, Texas pode se sair na fall season (até porque faz mais de 1 ano que a primeira temporada foi exibida na TV, e muitos espectadores podem ter esquecido da trama).

A CW, por sua vez, está bastante tímida nas sextas, com Dynasty e Crazy Ex-Girlfriend dividindo o horário nobre da emissora.

Maior risco

O fato de Midnight, Texas ter ficado tanto tempo fora do ar pode prejudicar a sua nova temporada, que estreia no final de outubro pela NBC. Por outro lado, a série sobrenatural é a opção mais diferente da programação, enfrentando as comédias e os títulos de ação das concorrentes.

Potencial de sucesso

Nada irá realmente fazer sucesso na sexta-feira, até porque o dia tem 30% menos de audiência que o resto da semana. Apesar disso, é possível que as comédias na ABC registrem números melhores do que Once Upon a Time e Agents of SHIELD marcavam no ano passado – e não será preciso muito para conseguirem isso.


Mais novidades da Fall Season 2018
: