Atenção! Este texto contém SPOILERS do episódio 3x01 de This is Us, a season premiere da 3ª temporada da série.

A 3ª temporada de This is Us começou introduzindo mais mistérios, mas respondendo uma ou duas perguntas deixadas em aberto pela última season finale. Mas não se empolguem, ainda não sabemos quem é a mulher que Randall (Sterling K. Brown) e Tess precisam encarar em um futuro distante – ainda que a série tenha nos dado mais uma dica valiosa.

Vamos aos acontecimentos mais importantes do episódio:

O primeiro encontro de Jack e Rebecca

Como as fotos e trailers promocionais da season premiere já indicavam, fomos levados à noite em que Jack (Milo Ventimiglia) e Rebecca (Mandy Moore) se conheceram e tiveram seu primeiro encontro. As coisas não foram tão bem quanto o esperado, com o rapaz tendo apenas 9 dólares ("Nine Bucks", o título do episódio 3x01) para entreter a menina de família rica e não conseguindo conversar sobre sua família e o período no Vietnã. Ainda assim, a noite terminou com Rebecca o beijando então, saldo positivo.

No entanto, nos minutos finais do episódio nós – e Jack, à distância – descobrimos que a moça também está sendo “cortejada” por outro homem, que não conseguimos identificar ainda. Ela recebe flores dele e também o beija (ainda que aparentemente surpresa com sua aparição), dando início ao que, imaginamos, será uma disputa entre Jack (como já sabemos, o vencedor) e “o outro”.

Kate e Toby

O núcleo dos recém-casados foi o primeiro a nós dar alguma explicação dos eventos mostrados pelos flashforwards. Kate (Chrissy Metz) está decidida a engravidar novamente, mas descobre que a combinação de sua saúde frágil e do esperma de Toby (Chris Sullivan) - enfraquecido pelos medicamentos antidepressivos - pode nunca funcionar.

O mesmo médico insensível que dá essa notícia, depois sugere que o casal tente fertilização in vitro. Kate fica esperançosa, mas o marido está receoso com o esforço mental e físico que ela pode ter que se expor. Ainda assim, ele secretamente para de tomar seus remédios para aumentar as chances de fazê-la feliz. E, nesse momento, descobrimos a provável causa da crise de depressão profunda em que Toby se encontra nas cenas do futuro.

Mais do que isso, um Toby envelhecido também aparece na continuação da cena entre o velho Randall e a Tess adulta (aquela em que nenhum dos dois tem coragem de ir “ver ela”). O que chama a atenção é que ele está completamente sozinho e os dois vão convidá-lo para ir junto ao encontro, adicionando Kate na lista de possíveis candidatas.

Randall e Deja

Enquanto Beth (Susan Kelechi Watson) lida com o fato de seu cunhado e sua prima – que ela suspeita estarem tendo um caso – estarem morando temporariamente em sua casa, Randall lida com Déjà (Lyric Ross) e com a possibilidade de a adotarem oficialmente [claramente o evento da destruição do carro foi deixado para trás].

Apesar de algumas conversas não amigáveis, ao fim do episódio a garota não só aceita como consegue que seu pai biológico assine a permissão para que os Pearson a adotem.

O próximo episódio da 3ª temporada de This Is Us será exibido no dia 3 de outubro pela NBC.

Relacionado: