Microsoft revela plano ID@Xbox para atrair desenvolvedores independentes

Imagem de: Microsoft revela plano ID@Xbox para atrair desenvolvedores independentes

Durante a gamescom 2013, a Microsoft revelou ao público mais detalhes sobre seu programa ID@Xbox (Independent Developers @ Xbox), que tem o objetivo de atrair desenvolvedores independentes para o Xbox One. Segundo a empresa, ela pretende reunir esses jogos junto a grandes lançamentos em sua loja de games digitais voltada à nova plataforma.

Embora já seja possível realizar a inscrição necessária para participar do projeto, a empresa afirmou que inicialmente vai se limitar a trabalhar com empresas e desenvolvedores com os quais já possui algum tipo de relacionamento anterior. No entanto, a companhia afirma que pretende ampliar o alcance da iniciativa em questão de pouco tempo, dando atenção especial a cada um dos games que forem apresentados a ela.

“Não temos uma espécie de lista de itens na qual você precisa cumprir seis ou oito requisitos para entrar... estamos analisando cada caso nos baseando em seus méritos próprios”, afirmou ao The Verge Chris Charla, diretor do ID@Xbox. Além de apresentar jogos independentes no mesmo espaço dos chamados títulos triplo-A, a companhia pretende modificar os valores que cobra para que desenvolvedores possam criar e publicar games em sua plataforma.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Além de ter eliminado completamente a taxa necessária para que patchs fossem lançados, a empresa decidiu reduzir as taxas que cobra para certificar títulos. No entanto, a companhia vai continuar analisando os jogos enviados para o sistema de forma semelhante ao que faz no Windows Phone e nas Windows Stores.

Acesso completo ao Xbox One

Apesar de todas as unidades do Xbox One poderem ser transformadas em kits de desenvolvimento, participantes do plano ID@Xbox vão receber duas plataformas de criação de maneira totalmente gratuita. Segundo a companhia, desenvolvedores independentes vão ter acesso a todas as funções do console, incluindo a habilidade de utilizar recursos do Kinect, ativar o sistema de conquistar e o sistema de contatos da Xbox LIVE.

A empresa promete trabalhar junto aos participantes do programa na hora de definir preços, se mostrando disposta a tomar prejuízo durante períodos de promoção para que os criadores não deixem de ganhar dinheiro com seus produtos. Também há indícios de que o projeto permita a criação de aplicativos específicos para o novo console, porém essa possibilidade não foi abordada pela companhia até o momento.

Via BJ

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.