Porque é tão difícil manter um email seguro?

Imagem de: Porque é tão difícil manter um email seguro?

(Fonte da imagem: Reprodução/CSMRES)

A Silent Circle, uma empresa que oferece privacidade para alguns canais de comunicação, está encerrando seus serviços de segurança para emails no início desde mês. O motivo é por precaução, já que, com o crescimento dos poderes da agência americana de segurança nacional (NSA), tornou-se impossível manter suas promessas para os usuários.

O movimento da Silent Circle segue o fechamento do Lavabit, um serviço similar que havia sido usado por Edward Snowden – responsável por vazamentos de informações da NSA. O fundador da empresa, Ladar Levison, divulgou publicamente que ele havia recebido ordens do governo para entregar os dados e estava sendo forçado a “tornar-se cúmplice de crimes contra o povo americano”.

Emails nunca são seguros

A pergunta que fica é: porque é tão difícil proteger um email? Louis Kowolowski, do Silent Circle, tentou explicar em um post em seu blog. Kowolowski afirma que clientes desktop são mais seguros do que webmails, mas, mesmo assim há algumas informações que não podem ser protegidas.

É possível, com esforço, proteger o conteúdo de uma mensagem, mas metadados não podem ser criptografados se o serviço de email é compatível com os protocolos de mensagens atuais. Isso significa que dados como o endereço do IP do remetente; os campos “de”, “para” e “assunto”; além de horário e fuso horário, podem ser capturados, independente se o email foi criptografado ou não.

Além disso, com um ordem conhecida como “Carta de Segurança Nacional”, o governo americano pode exigir que os provedores de email entreguem informações, além de obrigá-los a aderir a uma ordem de mordaça.

Outras formas mais privadas

De acordo com Kowolowski, o vazamento de informações de email envolve quem está se comunicando e por quantas vezes. “Essa informação pode ser tão prejudicial quanto o conteúdo do email”, informa o especialista.

Kowolowski afirma que mensagens de texto (SMS), ligações e mensagens instantâneas são mais fáceis de proteger do que o email. O Silent Circle continua a oferecer segurança para ligações e mensagens SMS, mas parece que proteger emails é uma tarefa impossível nos dias de hoje.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.