Atenção! Este texto contém spoilers do último episódio da 6ª temporada de Elementary. Prossiga se não se importar ou já saber o final.

A 7ª temporada de Elementary trará – ao menos – uma grande novidade para o público e para os personagens. Os eventos da 6ª season finale tiveram consequências que serão mantidas como, por exemplo, a mudança de Sherlock e Joan para Londres, a terra natal do detetive.

Recapitulando: Sherlock (Jonny Lee Miller) descobriu que Hannah (Liza J. Bennett) era a assassina de Michael (do ator Desmond Harrigton), e que o Capitão Gregson (Aidan Quinn) estava encobrindo o crime para proteger sua filha.

Holmes assume falsamente a culpa para livrar Joan Watson (Lucy Liu) – até então a suspeita número um – de ir para a cadeia. No entanto, o investigador consegue fazer um acordo com a polícia que o permitiu continuar livre e trabalhando, desde que na Inglaterra. Grata, sua parceira não pensou duas vezes em segui-lo.

O showrunner de Elementary, Rob Doherty, confessou ao TVLine que a mudança de locação foi um artifício para o caso de o show ser cancelado ao final da 6ª temporada, o que não aconteceu.

“Escolhemos levar Sherlock e Joan para Londres no final da temporada porque sentimos que isso era canonicamente apropriado, por falta de um termo melhor. Nós realmente gostamos da ideia de pegar NOSSO Holmes e NOSSA Watson, e colocá-los no lugar onde um Holmes e um Watson pertencem - trazê-los para casa, por assim dizer - e deixar que todos imaginem que há outras aventuras e mistérios à sua frente.”

Doherty explica também que a próxima temporada da série começará em Londres, após um salto temporal de um ano, para que “todos os nossos personagens tenham tido tempo para refletir os acontecimentos do final do sexto ano”. No entanto, ele não promete que todos os episódios se passarão na cidade britânica, abrindo uma brecha para uma possível volta aos Estados Unidos.

Elementary retorna com novos episódios na CBS somente na midseason 2019.