Foi no longínquo ano de 1997 que a HBO começou a incomodar os canais de TV aberta. Com a estreia de Oz, o canal percebeu que havia público para histórias mais inovadoras. Mas foi em 1999, com a estreia de Família Soprano, que a HBO entrou de vez no ramo das séries, viu sua base de assinantes aumentar absurdamente e arrebatou prêmios importantes, algo que somente os canais abertos tradicionais conseguiam.

Hoje, com sua marca associada à qualidade (Não é TV, é HBO), a empresa vê seu serviço de streaming crescer, a assinatura se popularizar, e suas séries alcançarem cada vez mais público. Por isso, o Minha Série selecionou as 26 melhores séries para você assistir na HBO, seja na TV ou pelo streaming HBO GO:

1. Mad Men

Embora Mad Men não seja uma produção original da HBO, mas sim da emissora americana AMC, aqui no Brasil a HBO adquiriu os direitos e a inseriu em seu catálogo. O drama é um dos mais elogiados e importantes da última década; arrebatou 15 Emmys e 4 Globos de Ouro. Mad Men está no catálogo da HBO GO.

A história começa nos anos 1960 e mostra o dia a dia de uma agência de publicidade, a Sterling Cooper. A série segue o protagonista Don Draper (Jon Hamm), um homem bem-sucedido e com um passado misterioso. Ao mesmo tempo, vemos as transformações sociais que ocorreram nos Estados Unidos, em um belo retrato do “American way of life”.

2. Penny Dreadful

Distribuída no Brasil pela HBO, Penny Dreadful é uma das melhores séries e mais queridas disponíveis no catálogo do canal. Com apenas três temporadas, a produção de terror mostra as origens de vários personagens famosos da literatura de terror e drama, como Frankenstein, Jack o Estripador, Van Helsing e Dorian Gray.

3. Sr. Ávila

A série mexicana Sr. Ávila está disponível no catálogo da HBO GO, mas ainda não é muito comentada pelo grande público, embora tenha vencido o Emmy Internacional em 2017 como melhor série em língua estrangeira e já tenha 4 temporadas. A HBO, aliás, estreou em julho o último ano da produção, com 10 episódios.

Quase como uma Breaking Bad do México, a série conta a história de Ávila (Tony Dalton), um homem que leva uma vida dupla como assassino profissional. Além de conciliar sua vida de casado com Maria (Nailea Norvind) e criar o filho Emiliano (Adrián Alonso), ele precisa lidar com a pressão de ter sido promovido a chefe da organização criminosa que mata pessoas.

4. Magnífica 70

Primeira série brasileira da lista, Magnífica 70 retrata o universo dos filmes da Boca do Lixo, nome informal dado ao bairro da Luz, em São Paulo, na década de 1950, onde havia um polo cinematográfico desde 1920. A produção, com duas temporadas, mostra toda a criminalidade e a prostituição da época, além de apresentar o Brasil da década de 1970 em plena ditadura militar. É a nossa The Deuce!

5. The Deuce

The Deuce é uma das melhores séries da HBO disponíveis no catálogo; a 2ª temporada começou recentemente. Criada por David Simon e George Pelecanos, os mesmos responsáveis por The Wire, a produção se passa nos anos 1970 e 1980 e retrata a ascensão da indústria pornográfica em Nova York, quando a cidade estava bem longe do glamour que nós vemos hoje. A série mostra a corrupção, o tráfico de drogas e a violência que assolam a cidade e influenciam diretamente os negócios da indústria pornô.

6. The Wire

Quando foi exibida originalmente, The Wire não teve sua importância reconhecida em premiações e quase foi cancelada todos os anos pela HBO devido à sua audiência baixa, mas hoje figura fácil na lista das maiores séries de todos os tempos.

Criada pelo jornalista David Simon e por Ed Burns, ex-policial e professor na cidade de Baltimore, a produção inovou ao colocar uma perspectiva multilateral em seus temas. Cada temporada é mostrada como um romance, com início, meio e fim, sempre com diferentes personagens no foco central, mas sem abandonar os já conhecidos.

The Wire acompanhava o dia a dia de policiais investigando as atividades de um traficante de drogas por meio de uma escuta telefônica enquanto lidavam com a burocracia, ao mesmo tempo que mostrava o cotidiano dos traficantes e de usuários de drogas, que viviam em bairros desiguais e perigosos. A série chamou a atenção pelo realismo retratado nas telas, algo que afastou um pouco o público. Mesmo assim, ela durou cinco temporadas e está disponível no catálogo da HBO.

7. Gomorrah

Essa é uma violenta e famosa série italiana da HBO que conta a história dos Savastano, um dos clãs mais perigosos e poderosos da máfia italiana. Pietro (Fortunato Cerlino) é o chefe e conta com a ajuda de Ciro Di Marzio (Marco D’Amore). Quando os dois começam a discordar de alguns assuntos, Ciro tenta se desvencilhar do parceiro para tomar o poder somente para ele.

8. Ray Donovan

No Brasil, Ray Donovan é distribuída pela HBO e está disponível no catálogo da HBO GO. Originalmente, é uma produção do canal Showtime, e o episódio piloto bateu recordes de audiência na época.

Com cinco temporadas exibidas até o momento e um sexto ano engatilhado para o dia 28 de outubro (e com participação da atriz Susan Sarandon!), Ray Donovan conta a história de um homem que resolve problemas causados por pessoas influentes e poderosas de Los Angeles. A história começa a complicar quando seu próprio pai é solto da prisão e vai atrás dele com segundas intenções.

9. Roma

Considerada uma das séries mais caras da história da televisão (um dos motivos da sua breve existência), Roma se passava na Roma Antiga do século I a.C. e mostrava a transição do regime republicano para o império autocrático. A produção narra as grandes batalhas que mudaram toda a história do mundo. Sem dúvida, um dos melhores títulos disponíveis no catálogo da HBO.

10. True Blood

True Blood, bem antes de Game of Thrones ou da popularização do streaming, foi um dos grandes fenômenos da HBO. Criada por Allan Ball e baseada na série de livros da autora Charlaine Harris, chamada "As Crônicas de Sookie Stackhouse", a produção ganhou um Globo de Ouro, um Emmy e quatro Satellite Awards. True Blood aborda a relação conturbada entre vampiros e humanos em uma pequena cidade dos EUA, com direito a várias metáforas para falar sobre a sociedade atual, política e preconceito.

11. Six Feet Under

Junto com Família Soprano, Six Feet Under (ou A Sete Palmos) foi uma das responsáveis pelo sucesso da HBO nas premiações no começo dos anos 2000. Criada por Allan Ball e vencedora do Emmy de melhor série em 2002, conta a história de uma família proprietária de uma funerária. Com a morte do patriarca, os filhos precisam assumir a administração do negócio e lidar com o luto, enquanto enfrentam vários problemas pessoais e familiares. Six Feet Under é considerada uma das melhores séries da televisão e uma das que mais valem a pena no catálogo da HBO.

12. Masters of Sex

Com quatro temporadas, Masters of Sex foi uma das séries mais elogiadas quando estreou, em 2013. Ela conta a história real de William Masters (Michael Sheen) e Virginia Johnson (Lizzy Caplan), dois pesquisadores que estudaram o comportamento sexual das pessoas. Os resultados influenciaram a revolução sexual no mundo e fizeram os dois serem reconhecidos mundialmente.

13. The Newsroom

Criada por Aaron Sorkin, The Newsroom faz uma crítica contundente ao jornalismo nos EUA. A série começa quando um dos âncoras mais respeitados do país, Will McAvoy (Jeff Daniels), surta durante um debate. Após um breve afastamento, o jornalista retorna ao trabalho e para seu programa, mas precisa lidar com uma nova diretora: sua ex-noiva. A série recebeu ótimas críticas no começo, porém foi perdendo o ritmo ao longo das três temporadas. Sorkin até pediu desculpas ao público pelo texto um tanto quanto fraco para os padrões do autor (ele é o cara por trás de The West Wing).

14. O Negócio

Interessante série nacional com quatro temporadas exibidas, O Negócio conta a história de três garotas de programa — Karin (Rafaela Mandelli), Luna (Juliana Schalch) e Magali (Michelle Batista) — que decidem aplicar todo o conhecimento de marketing em suas próprias profissões, criando a empresa Oceano Azul. Foi a primeira série da HBO feita com dinheiro da própria emissora. Anteriormente, o canal havia produzido sete séries com recursos públicos e leis de incentivo.

15. True Detective

Não se deixe levar pela trajetória turbulenta de True Detective. A antologia teve uma 1ª temporada aclamada por público e crítica, mas seu 2º ano foi rejeitado por boa parte das pessoas, principalmente por causa de sua trama confusa. Mesmo assim, é uma das melhores séries da HBO e figura fácil entre as mais marcantes disponíveis no catálogo da plataforma streaming.

Na 1ª temporada, a produção mostra a busca de dois detetives por um serial killer, utilizando diversas linhas do tempo durante 17 anos. No 2º ano, a antologia da HBO conta a história de três policiais e um criminoso, quando é preciso lidar com uma conspiração em torno de um assassinato. A 3ª temporada estreia em janeiro de 2019.

16. The Night Of

A ótima minissérie The Night Of tem uma sinopse interessantíssima: após passar a noite com uma mulher desconhecida, um homem acorda e a encontra brutalmente assassinada ao seu lado na cama. Não há dúvida para a polícia de que o culpado é Nasir (Riz Ahmed), um paquistanês-americano que vive em Nova York.

O problema é que ele não se lembra de nada e conta com a ajuda do advogado John Stone (John Turturro), um homem excêntrico que acredita piamente em sua inocência. A série mostra a defesa do advogado enquanto acompanhamos o dia a dia de Nasir em uma violenta prisão.

17. The Leftovers

The Leftovers é, sem dúvida, uma das melhores séries disponíveis na HBO. Embora sejam praticamente unânimes os elogios dos críticos, ela nunca foi levada a sério nas premiações. O drama é uma criação de Damon Lindelof e Tom Perrota e começa 3 anos depois que um fenômeno inexplicável fez desaparecer 140 milhões de pessoas, 2% da população mundial. Teria sido o arrebatamento bíblico? O que acontece com as sobras, ou seja, as pessoas deixadas para trás?

18. Sharp Objects

Criada por Marti Noxon (a mesma produtora de Buffy, a Caça-Vampiros) e dirigida por Jean-Marc Vallée (de Big Little Lies), Objetos Cortantes se baseia no primeiro livro de Gillian Flynn e é um dos últimos fenômenos da HBO até o momento. A série acompanha Camille Preaker (Amy Adams), uma repórter que precisa retornar à sua cidade natal para acompanhar as investigações dos misteriosos assassinatos de duas adolescentes. O problema é que, além dos crimes, Camille precisa enfrentar seu passado e sua mãe opressora.

19. The Sopranos

O que falar de Família Soprano? Para muitos, é a maior e mais importante série da televisão. Não é para menos. A produção inaugurou uma nova era de ouro na televisão norte-americana, influenciou todos os seriados que vieram depois e criou um novo protagonista que faz sucesso até hoje: o anti-herói.

Basicamente, a série começa mostrando o chefe da máfia e pai de família, Tony Soprano (James Gandolfini), tendo ataques de pânico e indo procurar a ajuda de uma psicóloga. Ele discute sua intimidade e a vida no crime. É isso, mas é muito, muito mais. Para quem está em dúvida sobre qual título começar a ver na plataforma streaming ou fazer uma assinatura na HBO, esse pode ser o fim da incerteza. Vale a pena.

20. In Treatment

Baseada na israelense Be'tipul, In Treatment foi uma das séries mais subestimadas da HBO. Por ter um formato diferente das tradicionais produções do canal, a audiência nunca foi muito alta, embora fosse elogiada pela crítica. Vencedora de um Globo de Ouro e dois Emmys, mostra a vida de um psicoterapeuta e suas sessões de terapia com vários pacientes.

A série era exibida cinco noites por semana, e a cada semana acompanhávamos a sessão do mesmo paciente visto na anterior. Ou seja, quem quisesse acompanhar apenas a história do paciente da segunda-feira tinha essa opção. Com muitos episódios por temporada (o primeiro ano teve 43), é uma boa série para ver por streaming. Em 2012, a série ganhou uma versão brasileira chamada Sessão de Terapia e foi exibida pelo canal GNT até 2014.

21. Boardwalk Empire

Criada por Terrence Winter e com o episódio piloto dirigido por Martin Scorsese, Boardwalk Empire é um drama que se passa no período da Lei Seca dos EUA, na década de 1920. Na história, o tesoureiro de Atlantic City, Enoch 'Nucky' Thompson (Steve Buscemi), mantém negócios com mafiosos e políticos da região, até que o governo começa a investigar a corrupção que circula na cidade. Uma das melhores séries disponíveis da HBO GO.

22. Big Little Lies

Escrita por David E. Kelley e baseada no livro homônimo de Liane Moriarty, Big Little Lies conta com um elenco invejável: Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Shailene Woodley e Laura Dern. A série acompanha a história de três mães que se aproximam depois que seus filhos passam a estudar juntos.

Elas levam vidas aparentemente perfeitas, mas aos poucos vamos descobrindo que nada naquela dinâmica é saudável. Embora tenha um final fechado, a série ganhará uma 2ª temporada devido ao grande sucesso e trará todas as atrizes de volta. Foi indicada em 16 categorias do Emmy e venceu 8.

23. Band of Brothers

Uma das melhores e mais aclamadas minisséries da HBO disponíveis para assistir no catálogo é Band of Brothers, que acompanha a história da "E" Easy Company, o 506º Regimento da 101ª Divisão Aerotransportada, desde o treinamento inicial da equipe, em 1942, até o final da Segunda Guerra Mundial. Produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg, foi indicada a 19 Emmys e ganhou 6, incluindo o de melhor minissérie.

24. Big Love

O drama Big Love (ou Amor Imenso) foi uma polêmica série da HBO que contava a história de Bill Henrickson (Bill Paxton) e suas três esposas — Barb (Jeanne Tripplehorn), Nicki (Chloë Sevigny) e Margene (Ginnifer Goodwin) —, além de seus nove filhos. A série chamou a atenção da mídia para as comunidades mórmons existentes nos EUA que ainda praticam a poligamia e causou polêmica entre elas ao insinuar que essa prática não tem ligação religiosa, mas somente sexual.

25. Westworld

Baseada no filme de mesmo nome de 1973, a história se passa em Westworld, um parque temático tecnologicamente avançado que simula o Velho Oeste e é povoado por androides que atendem aos desejos dos visitantes, que não precisam seguir regras ou leis. A série encerrou sua 2ª temporada com uma terceira garantida e é um dos novos fenômenos da HBO. No próximo ano, teremos no elenco Aaron Paul, o Jesse de Breaking Bad.

26. Game of Thrones

Essa aqui a gente nem precisa explicar, né? O maior fenômeno da HBO e uma das melhores séries da televisão atualmente, Game of Thrones é baseada na série de livros do autor George R. R. Martin. Com sete temporadas exibidas e a última prevista para 2019, Game of Thrones foi a responsável pela definitiva popularização da HBO e alavancou os índices de audiência e assinatura do canal e da plataforma streaming.

Este texto foi escrito por Rodrigo de Lorenzi via nexperts.