Para AMD, computadores como os do Homem de Ferro não são mais pura fantasia

Imagem de: Para AMD, computadores como os do Homem de Ferro não são mais pura fantasia

(Fonte da imagem: Reprodução/Piyush Parkash)

Durante evento realizado nesta quarta-feira (14), o vice-presidente e CTO da AMD, Mark Papermaster, afirmou que tecnologias como os computadores holográficos e inteligências artificiais com reconhecimento de voz perfeito não são mais apenas fantasias. Embora os dispositivos atuais não se comparem ao que é visto no longa, o executivo afirmou acreditar que tais possibilidades não estão em um futuro tão distante quanto a maioria deve imaginar.

Segundo o representante da empresa, o processo de criação dessas tecnologias seria o terceiro estágio de uma evolução que já está em andamento. A primeira etapa, que vivemos atualmente, envolve a interação por meio de gestos e voz, mas com utilização de equipamentos específicos, como óculos ou outros aparatos que permitam a visualização de realidade aumentada.

Já a segunda fase do avanço envolveria o aprimoramento das tecnologias de reconhecimento de gestos e de comandos de voz, associado à crescente presença de aparatos inteligentes constantemente ligados à internet, que espontaneamente oferecem informações e fazem sugestões espontâneas que julguem interessantes para cada pessoa. Isso daria origem a uma interface de uso “natural”, sem a necessidade de dispositivos específicos para a interação.

Computação para todo lado

Para Papermaster, o desenvolvimento dessas tecnologias está profundamente atrelado ao que ele chama de “Surround Computing Era” (algo como “Era da Computação Envolvente”), na qual dispositivos inteligentes constantemente ligados à nuvem serão predominantes na vida cotidiana. Por esse motivo, tanto os dispositivos portáteis quanto os servidores necessitarão de cada vez mais capacidade de processamento local.

(Fonte da imagem: Reprodução/AMD Developer Central)

Segundo a AMD, a melhor solução para essa crescente demanda por capacidade é a implementação da Arquitetura de Sistema Heterogênea (HSA, na sigla em inglês), que une CPU e GPU em apenas um elemento. Dispositivos construídos com a nova técnica alcançam uma performance até 2,3 vezes maior do que aqueles que possuem os dois tipos de processadores separados.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.