Skype: como definir um toque de chamada específico para cada contato

Imagem de: Skype: como definir um toque de chamada específico para cada contato

Mudando o toque para os seus contatos (Fonte da imagem: iStock)

Hoje, modificar o toque para cada pessoa presente na sua lista de contatos é algo comum quando falamos de smartphones. Afinal, melhor do que receber aquela chamada especial, aguardada durante todo o dia, é já saber que a pessoa em questão está ligando antes mesmo de olhar para o display do seu dispositivo.

Porém, no ambiente de chamadas virtuais, não é tão simples definir um tipo de toque para cada um dos seus contatos. No entanto, se você utiliza o Skype como o seu mensageiro instantâneo, pode contar com um plugin chamado Skypeman. Com ele, você pode ter esse tipo de personalização com as ações realizadas pelo comunicador da Microsoft.

Assim, você pode escolher sons variados e aplicá-los aos seus contatos, facilitando na hora de identificar quem está realizando a chamada ou iniciando o chat. Quer saber como aproveitar essa função? Basta acompanhar o tutorial abaixo.

Pré-requisitos:

  • Skype instalado e com uma conta válida e ativa;
  • Skypeman adicionado ao Skype.

Baixar Skypeman

Personalizando o toque

Como já mencionado, o Skypeman é um plugin para o Skype que serve para você aplicar toques diferentes quando você recebe uma chamada ou um chat por meio do mensageiro. Para que ele funcione corretamente, é preciso aceitar as permissões solicitadas para que o aplicativo acesse os seus contatos e, também, mantê-lo aberto em segundo plano.

Uma vez aberto o programa, ele carrega todos os seus contatos do Skype na tela automaticamente. Você pode tanto encontrar a pessoa desejada buscando diretamente na interface do aplicativo quanto utilizando o mecanismo de busca do programa. A pesquisa funciona em tempo real, com os resultados carregados à medida que você digita a palavra-chave desejada.

Localizando o contato (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Após localizar o contato para o qual você deseja modificar o toque, dê um duplo clique nele. Feito isso, uma nova janela é aberta e, nela, você possui os setores “online”, “offline”, “call” e “chat”. Eles servem para alterar o som para quando a pessoa entra no Skype, sai do serviço, realiza uma chamada para você e inicia um chat, respectivamente.

Então, basta clicar na função para a qual você quer modificar o toque. Feito isso, desmarque a alternativa “Default” e, no campo “File”, digite o endereço da pasta na qual está o arquivo de som desejado — ou clique no botão ao lado dele para localizar o áudio no seu computador. Em seguida, basta fechar a tela de configurações.

Fazendo a alteração (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A operação deve ser repetida para cada uma das ações de mudança de áudio. Da mesma forma, você deve repetir o procedimento para cada um dos contatos que você queira modificar os sons. Após fazer as alterações, pode ser necessário reiniciar o Skypeman para que ele aplique os toques diferenciados.

Evitando “som duplo”

Embora o serviço proposto seja interessante, ele não faz exatamente uma substituição no som. Ao você definir um toque para a chamada, por exemplo, o áudio fica “duplicado”; ou seja, você recebe tanto o som-padrão do Skype quanto a melodia aplicada pelas configurações alteradas no Skypeman para o contato.

Assim, para que seja emitido apenas um som, também é necessário modificar as configurações de notificação no seu Skype. Para isso, no mensageiro, entre no menu “Ferramentas” e escolha a alternativa “Opções”.

Acessando as configurações (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, na lateral esquerda da tela localize a guia “Sons”. Feito isso, clique no botão “Desativar todos os sons”. Não se esqueça de salvar as suas alterações.

Tirando o som do Skype (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Agora você vai ouvir apenas o toque configurado no Skypeman cada vez que receber uma chamada dos contatos configurados. Caso não goste dos resultados, você deve reativar os sons do seu Skype e fechar o plugin.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.