Alerta! Este texto contém spoilers do episódio de estreia da série YOU.

Penn Badgley parece ser o cara certo para viver rapazes solitários e misteriosos. A série YOU, que estreou no domingo, dia 9 de setembro, traz o ator de Gossip Girl no papel de Joe Goldberg, um dono de livraria romântico – mas obsessivo – que está disposto a cometer todo tipo de atrocidades pela mulher que ama.

O suspense (e romance?) é baseado no livro de mesmo nome da autora Caroline Kepnes e adaptado pela showrunner Sera Gamble. O fato de a série ser narrada por Joe e seguir seu ponto de vista pode dar a impressão de que o público será induzido a tomar partido do protagonista, ainda que suas atitudes sejam no mínimo questionáveis – e no máximo criminosas.

No entanto, Kepnes e Gamble não vão lhe dizer por quem torcer, nem tornar essa decisão fácil. "Não estamos tentando fazer você ter empatia ou fazer com que você não tenha empatia [por ele]. Estamos realmente deixando isso para você decidir”, disse Gamble.

Isso significa que algumas pessoas podem torcer pelo lado romântico da personalidade de Joe, enquanto outros vão ser mais marcados pelo comportamento obsessivo e potencialmente assustador do personagem.

Já no episódio de estreia somos apresentados aos dois lados de Joe. Ao conhecer e se apaixonar por Beck (interpretada por Elizabeth Lail), ele a encanta com seu charme de “bom rapaz” e sua vontade de que ela seja o melhor que pode ser. Isso é uma grande diferença do tipo de obsessão que o rapaz tem para outros comportamentos possessivos. Não é que ele queira Beck só para ele, mas sim deseja que ela tenha tudo que merece. Por acaso, o melhor cenário que ela pode ter é ele ao seu lado. Sim, é uma linha bem tênue.

Se por um lado ele tem “boas intenções” – e vamos tomar muito cuidado aqui com o que são consideradas boas intenções –, elas servem apenas como justificativas para ações reprováveis. E para nos mostrar logo do que o protagonista/antagonista é capaz, o primeiro episódio de YOU termina com Joe sequestrando e mantendo o atual namorado de Beck em cativeiro.

Relacionado: Trailers, fotos e tudo sobre You, nova série com Penn Badgley sobre um amor doentio

Questionar se condenaria ou perdoaria algumas das atitudes impensáveis do protagonista é uma ótima forma de refletir sobre as noções de relacionamento que foram embutidas em nós ao longo dos anos, especialmente por filmes e comédias românticas.

Até que ponto a insistência e a tentativa de um homem conquistar uma mulher (ou vice e versa) é vista com louvor? E quando isso se torna apenas invasivo ou um desrespeito da privacidade e independência do outro?

A intrigante YOU não promete dar respostas a essas perguntas, mas aprofundar esses questionamentos a cada gesto gentil do sociopata que – mesmo que por um minuto – nos faça perdoá-lo pelo imperdoável.

A série vai ao ar pelo canal Showtime nos Estados Unidos e já está renovada para uma 2ª temporada, que contará a história do segundo livro de Caroline Kepnes, “Hidden Bodies”! No Brasil, a série será exibida pela Netflix, ainda sem data de estreia.

O Minha Série comemora 10 anos em 2018 trazendo novidades em conteúdos e serviços aos leitores. Queremos saber também o que você gostaria de ver em nosso site; entre em contato conosco através do email – contato@minhaserie.com.br – e mande suas sugestões.