5 recursos de hardware mais esperados para o iPhone 6

Imagem de: 5 recursos de hardware mais esperados para o iPhone 6

Antes mesmo do iPhone 5S ser lançado, conceitos para o iPhone 6 já pipocam na rede. (Fonte da imagem: Reprodução/Ciccarese Design)

Não é segredo nenhum o fato de que a Apple começa a projetar os seus próximos modelos de gadgets com anos de antecedência, sendo que, quando um lançamento é anunciado, o próximo já está em fase avançada de desenvolvimento.

Outro costume que tem sido estabelecido é a frequência com que eles mudam completamente o design dos aparelhos; isto é, em um ano eles mudam mais o hardware e o visual (modelos como o 4 e o 5) e no ano seguinte as mudanças são bem mais sutis (o 3S e o 4S, por exemplo, são visualmente bem parecidos com os seus antecessores).

Rumores e mais rumores

Alguns rumores apontam para um lançamento duplo este ano — primeiro o iPhone 5S seria apresentado, com a tela e o hardware praticamente iguais aos do 5, e depois viria o 6, com mudanças estruturais mais marcantes. Outras pessoas afirmam — e esse é o rumor mais forte e provável — que o segundo modelo, na verdade, seria o iPhone 5C, uma versão mais barata do telefone da Apple.

Todo lançamento da Maçã é cercado de muitos rumores, supostas imagens dos aparelhos e seus cases ainda na linha de produção e muitos designs alternativos feitos por fãs, portanto é difícil saber o que vem mesmo por aí, mas a espera não deve demorar muito: em setembro a Apple deve apresentar ao mundo as suas novas surpresas.

Mudanças maiores no iPhone 6

Os conceitos, feitos por fãs, variam bastante de forma e tamanho. (Fonte da imagem: Reprodução/Steve Hemmertoffer)

Independente do nome, o lançamento deste ano não deve ser um modelo tão diferente do iPhone 5, de acordo com a tradição da empresa de alternar as maiores mudanças a cada dois anos. Pensando dessa forma, será que é possível imaginar e começar a prever o que o aparelho a ser lançado em 2014 poderá trazer de diferente?

Tela maior

A princípio, o que todos gostariam de ver é uma tela maior — o iPhone 5 trouxe um visor mais comprido, mas ele ainda é bem pequeno se comparado com os seus concorrentes —, que conseguisse rivalizar com os modelos mais recentes de fabricantes como a Samsung e a Motorola, que já apostam em telas grandes há algumas gerações em seus gadgets.

Uma tela maior, de 5", é um dos rumores mais frequentes sobre o iPhone 6. (Fonte da imagem: Reprodução/ConceptsiPhone)

Essa é uma tendência que é bastante provável de ser realmente concretizada, já que a Apple não vai querer ficar para trás nesse ponto, na corrida por novos usuários. Muitas pessoas estão migrando para o Android em busca de mais espaço no visor, e quem sabe em 2014 o mundo conheça o iPhone com uma tela de 5”, que consiga trazê-los de volta para o iOS.

Melhor gerenciamento de bateria e recarga sem fio

Uma bateria que dure mais é o sonho de qualquer dono de smartphone e, por mais que a bateria do iPhone seja boa, muitas pessoas ainda reclamam de ter que recarregar o celular mais de uma vez ao dia. Este problema deve ser parcialmente resolvido com um gerenciador inteligente de energia, de acordo com previsões do International Business Times e de patentes da Apple.

Esse gerenciador seria capaz de aprender a rotina do usuário e se adaptar para um consumo mais personalizado, desligando e ligando ferramentas como o WiFi e o GPS automaticamente, de acordo com a quantidade de bateria e o tempo previsto até a próxima carga.

A recarga sem fio permitiria carregar mais de um aparelho ao mesmo tempo (Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

O Techradar aponta para outra funcionalidade que pode ajudar a melhorar a autonomia da bateria do iPhone: a recarga sem fio. De acordo com patentes da Apple, essa função pode vir até no iPhone 5S, porém é mais certo que apareça mais pra frente, no modelo a ser lançado em 2014. Isso poderia permitir a recarga de vários dispositivos ao mesmo tempo no mesmo dock.

Câmeras e sensores escondidos

Algumas patentes recentes da Apple dão base para que rumores de que um novo iPhone possa surgir com a aparência mais “limpa” do que qualquer um dos seus antecessores sejam disseminados. Com uma tecnologia (polymer-dispersed liquid crystal) que permite mudar a opacidade de um material, seria possível que a câmera e os sensores da tela fossem escondidos quando não estivessem sendo usados.

Material inteligente permitiria esconder a câmera e os sensores do iPhone. (Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

Para o Techradar, essa novidade não deverá vir no iPhone 6, porém a patente de fato existe, indicando que ao menos a Apple tem pensado sobre o assunto. Sendo assim, nada é impossível e pode ser que o novo smartphone da Apple não tenha um desenho diferente apenas dos seus antecessores, mas também de todos os concorrentes de outras marcas.

Scanner de digitais e íris

O iPhone 5S pode trazer um sistema de segurança baseado na leitura de impressões digitais diretamente no botão Home, porém patentes da Apple indicam que existe a possibilidade de que, no futuro, isso seja feito diretamente pela tela. Esse rumor é reforçado pela ideia de que em breve a Apple abandone de vez o botão Home dos seus gadgets.

Novos modelos podem trazer o sensor de segurança diretamente na tela do gadget. (Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

No desenho dessa patente, é mostrado que o famoso gesto de deslizar para destravar seria interrompido ao meio para que a leitura fosse feita diretamente na tela. Apesar de ser possível que isso venha no iPhone 6, significaria realmente a morte do botão Home para justificar a mudança no modelo de segurança uma versão para a outra.

A patente ainda faz alusão a um leitor de íris, que usaria a câmera para verificar por meio dos olhos do usuário se ele é mesmo o dono daquele iPhone ou não. Seria possível cadastrar mais do que uma pessoa, tornando possível que o dono e mais alguns amigos ou familiares próximos desbloqueassem o telefone usando os dedos ou olhos.

Câmera com controle remoto de flash

Esse rumor é especialmente interessante para fotógrafos profissionais e entusiastas da fotografia: é possível que em breve o seu iPhone consiga controlar à distância flashs e outros dispositivos (como disparadores para uma segunda câmera) de maneira nativa, permitindo usar o telefone tanto como controle remoto quanto como câmera principal.

Câmera do novo iPhone pode vir com disparadores de dispositivos externos. (Fonte da imagem: Reprodução/Apple Insider)

Se a qualidade da câmera do iPhone só tende a aumentar (o modelo de 2013, o 5S, é para trazer um sensor de 13 megapixels, por exemplo), é bem possível que no iPhone 6 esse recurso seja realmente útil para fotógrafos que querem fazer imagens de qualidade sem precisar carregar um equipamento pesado por aí.

Rumores iniciais

Todos esses rumores ainda são baseados em patentes que podem ou não serem usadas pela Apple da forma como elas aparentam no desenho. Isto é, pode ser que essas mudanças venham no iPhone 6 ou nem cheguem a aparecer em algum modelo de telefone da Maçã, ao menos não com essa roupagem.

A Apple é conhecida por registrar várias patentes por questões de segurança, com tecnologias que nem sempre chegam ao consumidor como foram inicialmente imaginadas. Tendo isso em mente, não é possível afirmar que todas essas novidades vão mesmo chegar ao iPhone 6 — enquanto outras podem até estar presentes já no 5S —, e o que resta é esperar para ver.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.