O que não pode faltar no PC dos redatores do Baixaki? [vídeo]

Imagem de: O que não pode faltar no PC dos redatores do Baixaki? [vídeo]

Todos os dias, nossa equipe se empenha em produzir o melhor conteúdo. Somos especialistas em diversos assuntos e estamos sempre antenados em tecnologia, games e assuntos curiosos.

Sem considerar o pessoal que trabalha no desenvolvimento dos sites, o conteúdo que chega a você passa pelas equipes de coordenação, redação, design e vídeo.

Corremos atrás de novidades, testamos aplicativos, analisamos eletrônicos, passamos horas em frente ao video game e sempre estamos digitando muito para você ficar por dentro do que existe de mais recente. Nosso objetivo é facilitar sua vida.

Ao visualizar toda essa informação, muita gente que acompanha os sites da NZN fica se perguntando sobre nossa rotina. Entre tantas perguntas, sempre surgem questões como:

“Que programa vocês usam para editar vídeos?”, “Quais aplicativos são usados nos testes?”, “O que é levado em conta na hora de testar os jogos?” e “Como vocês fazem esses infográficos?”.

Pensando nesse monte de questões, resolvemos criar este artigo para mostrar quais são os softwares que nos auxiliam diretamente na produção de conteúdo. Claro, os programas são apenas a base, afinal, o conteúdo é fruto da nossa criatividade e manipulação das informações. Mas isso é assunto para outro artigo. Vamos ver agora os aplicativos da redação.

Redação

Bom, não vamos entrar no mérito das configurações de hardware, portanto comecemos pelo sistema operacional. Nossa redação conta com PCs equipados com os sistemas mais recentes da Microsoft. A galera fica dividida entre o Windows 7 e o Windows 8.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

A ideia de manter dois sistemas é garantir que os aplicativos sejam testados em ambientes diferentes e possamos passar informações mais precisas — isso diminui as chances de você presenciar erros ao usar o software em sua máquina. Às vezes, um determinado programa não funciona no Windows 8, mas roda bem no Windows 7. Em outras, ocorre o inverso.

O programa que mais usamos é o navegador. Navegar, baixar programas, ler notícias e acessar as redes sociais são tarefas corriqueiras e por isso precisamos de programas estáveis. Cada um escolhe seu favorito, mas a galera fica bem dividida entre Mozilla Firefox e Google Chrome.

Todas as máquinas possuem os dois programas, afinal, há complementos exclusivos e temos de estar preparados para eventuais erros. Claro, o Internet Explorer não tem como ser removido, então ele também fica instalado nos PCs.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Somado aos navegadores, temos uma série de plugins e complementos instalados. Para garantir a compatibilidade com diversos sites, nossas máquinas têm o Flash, o Java e o Silverlight. Além disso, o Foxit garante a leitura de PDFs direto no navegador.

Bom, na rotina do Baixaki, em específico, depois de baixar os programas, fazemos verificações com o Kaspersky. No caso de arquivos menores, ainda usamos o site Virus Total para realizar testes com outros antivírus. Quando não testamos softwares, o Kaspersky continua rodando em segundo plano e evitando contaminações.

Após a realização dos downloads, chegamos ao grande momento dos testes de programas e jogos. Às vezes, é necessário descompactar o arquivo baixado e para isso usamos o WinRAR. Durante a análise, aproveitamos para fazer capturas de imagens. As screenshots são obtidas com o ZScreen ou o PrtScr.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

A desinstalação de um programa faz parte da rotina de testes, afinal, você precisa saber se o aplicativo que vai baixar é fácil de remover. O CCleaner é um componente essencial de nossos computadores, visto que ele serve para desinstalar os programas e apagar eventuais sujeiras. Quando os softwares insistem em não sair da máquina, apelamos para o Revo Uninstaller.

Agora, começamos a redigir o texto. Atualmente, utilizamos o Microsoft Word 2010. Em alguns momentos, também usamos o Excel e o PowerPoint. O pacote da Microsoft é perfeito para nossas tarefas, pois ele corrige eventuais falhas de digitação.

Chegando quase à etapa final, passamos o texto do Word para o Bloco de Notas, evitando que alguma formatação seja copiada para nosso editor online. Aliás, o Bloco de Notas é uma das ferramentas mais importantes, pois que ele serve para fazer anotações rápidas.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Antes de publicar um programa ou artigo, tratamos as capturas de tela e outras imagens no Paint.NET ou no PhotoScape. Por fim, revisamos o texto e, finalmente, o publicamos através do navegador.

Durante a rotina, não ficamos apenas produzindo conteúdo, afinal, uma mente estressada não trabalha bem. Assim, costumamos bater um papo com os colegas e também com outros contatos profissionais. Para comunicação, nosso software principal é o Skype.

Os testes de jogos são realizados em nosso computador de games. Nessas situações, apelamos para o Steam (que é uma das principais fontes de jogos) e o FRAPS (que nos ajuda a medir  o desempenho do game e a capturar imagens).

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Em nosso escritório, temos também máquinas com Ubuntu e Mac OS X para analisar aplicativos de diferentes plataformas. Claro, eles servem puramente para testes e captura de imagens, sendo que os textos e outras etapas do processo continuam nos computadores com Windows.

Design

A equipe de design é responsável por muitas imagens que você vê nos sites. Alguns de nossos profissionais usam o Windows, mas há aqueles que prefiram o Mac OS X.

Desde pequenas imagens que representam o conteúdo de uma notícia, miniaturas usadas nos programas, montagens para utilização nas capas dos sites e até grandes infográficos e ilustrações passam pelas mãos dessa galera.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Para criar os belos desenhos e editar imagens, o pessoal do design utiliza o Adobe Photoshop, o Adobe Illustrator e o Adobe Flash Professional. Os três são bem comuns, mas quase 80% do trabalho fica concentrado apenas no Photoshop.

Claro, esses especialistas em manipulação de imagens também usam navegadores, programas para ouvir músicas e outros softwares básicos, afinal, ninguém aguenta ficar o dia todo fazendo as mesmas coisas, mesmo que isso seja até divertido.

Vídeo

Nossa equipe de vídeo trabalha com as melhores ferramentas do mercado. A produção de conteúdo geralmente acontece com a utilização das câmeras, mas a edição e os efeitos de nossas produções audiovisuais são possíveis graças ao uso de alguns softwares.

Além dos tradicionais Adobe Premiere Pro e Adobe After Effects, os editores usam Adobe Photoshop e o Adobe Flash Professional para confeccionar os vídeos. A parte de áudio geralmente é tratada com o Adobe Soundbooth, Audacity e AVID Pro Tools SE.

(Fonte da imagem: Reprodução/Studio Daily)

Outros softwares essenciais são o AverMedia RE Central e o FormatFactory. No fim, os editores usam os navegadores para enviar os vídeos para o YouTube. Eles também não desligam o Skype, afinal, é preciso manter a comunicação com os redatores.

Desenvolvimento

Até agora, falamos do pessoal que de fato produz os conteúdos aos quais você tem acesso. Todavia, os sites só existem graças aos esforços do time de desenvolvimento. O pessoal da programação trabalha nos bastidores, cuidando da funcionalidade dos sites e dos aplicativos desenvolvidos pela empresa.

Os especialistas em código daqui usam o Visual Studio 2012 e o SQL Server 2012 Management Studio e empregam diversos navegadores para testar a compatibilidade de nossas páginas.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Nuclex-games)

Os responsáveis por desenvolvimento Android trabalham com o SDK do Android e o Eclipse com ADT. Já o pessoal que cria apps para iOS usa o Xcode, o GitHub, o Terminal, o Test Flight e, claro, o iTunes. Para agilizar as tarefas, alguns usam o Notepad++.

É uma lista de programas realmente grande. Esses são os softwares essenciais em nossa rotina, mas claro que cada um aqui usa um ou outro programa a mais para outras tarefas. Afinal, nós também ouvimos músicas e ficamos conectados nas redes enquanto trabalhamos!

Como você pode ver, não usamos nenhum tipo de tecnologia alienígena. Nossa empresa está sempre buscando novos profissionais, portanto, você pode ter a chance de trabalhar conosco.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.