AquaTop: tecnologia transforma superfície da água em tela de toque [vídeo]

Imagem de: AquaTop: tecnologia transforma superfície da água em tela de toque [vídeo]

Um grupo de pesquisadores criou uma tecnologia de “telas de toque” bastante curiosa: no lugar de usar monitores e telas comuns, o sistema precisa apenas de uma superfície líquida opaca, um Kinect e um projetor para gerar a imagem na água. A tecnologia, que ganhou o nome de AquaTop, garante um número muito maior de gestos para desempenhar ações.

Basta ver o vídeo acima para ter uma boa lista de exemplos: para selecionar ou arrastar um objeto, é possível tanto tocar na superfície da água quanto “fazer concha” com as mãos para levar o líquido com o item para outro ponto. Se quiser apagar um arquivo, tudo o que você precisa fazer é puxá-lo para dentro d’água.

Jogatina no banho

Já para os gamers que se sentem entediados em um banho de banheira e não querem colocar seus eletrônicos em risco, o AquaTop promete momentos bastante divertidos. Para mostrar a utilidade da tecnologia nesse aspecto, o grupo mostrou um jogo simples, seguindo os moldes de um game de navinha clássico: seu objetivo é atingir todas as águas-vivas na tela, gerando círculos mágicos com seus dedos.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/AquaTop)

Outra característica interessante adicionada pelos pesquisadores foi uma série de alto falantes e LEDs, que ficam espalhadas debaixo d’água. Com elas, os jogadores podem ter respostas hápticas e visuais às suas ações, como ao acertar um alvo durante a brincadeira.

Se você se interessou pela tecnologia, vale dizer que, infelizmente, o grupo não tem a intenção de fazer do AquaTop mais do que um conceito. Por isso, parece que você ainda vai precisar continuar arriscando a “vida” de seu tablet em seu repouso no banho (ou, quem sabe, investir em um Toughbook).

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.