Windows Phone ganha ferramenta para desenvolver aplicativos

Imagem de: Windows Phone ganha ferramenta para desenvolver aplicativos

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

A Microsoft acaba de efetuar mais uma manobra para levar mais aplicativos ao Windows Phone. Os usuários do smartphone acabam de ganhar o Windows Phone App Studio, uma ferramenta de desenvolvimento — ainda em versão Beta — que pretende que qualquer um seja capaz de incluir seus próprios aplicativos no ecossistema do WP — mesmo aquele usuário sem nenhum conhecimento de programação mobile.

Basicamente, trata-se de uma série de templates (modelos) que permitem a criação rápida de um aplicativo, envolvendo apenas alguns passos. Basta arrastar textos, imagens e conteúdos variados para um formato web, dando origem, assim, a um app.

É só passar para o smartphone

Após criar um aplicativo utilizando o Windows Phone App Studio, será necessário que você desbloqueie e registre um telefone específico, a fim de testar a criação, sem nenhum custo adicional. Entretanto, os aplicativos não aparecerão instantaneamente na Windows Phone Store, já que ainda é necessário o pagamento anual para publicação de versões completas dos programas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Além da nova ferramenta de aplicativos, a Microsoft trabalha atualmente em uma atualização para o seu centro de desenvolvimento, a fim de incluir chats ao vivo — facilitando a comunicação entre desenvolvedores e representantes.

Quanto aos desdobramentos do Windows Phone App Studio, o melhor talvez seja esperar para ver. Entretanto, é patente que se trata de mais uma tentativa para levar volume de apps ao Windows Phone. Entretanto, sendo uma ferramenta amadora, é de se esperar que boa parte das criações jamais seja compartilhada na WP Store — limitando-se apenas a utilizações pessoais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.