Em meio a tantos dramas, suspenses, programas de fantasia, mistério, vampiros e lobisomens, Jack Ryan chega para suprir a carência de bons títulos do gênero de ação nas telinhas.

A estreante é uma das grandes apostas do Amazon Prime Video, que se estabelece no mercado de streaming, mas enfrenta forte concorrência (ainda mais no Brasil).

Tom Clancy’s Jack Ryan apresenta uma produção de peso, com nomes conhecidos tanto no elenco quanto atrás das câmeras, e uma execução técnica notável das operações do famoso agente da CIA.

John Krasinski Jack Ryan serie amazon prime video

John Krasinski interpreta o personagem titular com credibilidade e carisma, comprovando o bom momento de sua carreira após o sucesso de Um Lugar Silencioso (filme no qual atuou, roteirizou e dirigiu).

Através de seu Jack Ryan, começamos a temporada investigando uma potencial ameaça no Iêmen, após o analista financeiro da CIA suspeitar de movimentações bancárias no país estrangeiro.

Ryan leva o caso para seu superior, James Greer (papel de Wendell Pierce), que acabou de ser transferido e não pode pisar na bola em seu novo cargo. Os dois têm um atrito inicial, mas era claro que Ryan estava correto sobre suas pistas e, em seguida, o chefe começa a perceber o valor de seu agente.

O que achamos de Jack Ryan

O desenvolvimento da narrativa, como exemplificado acima, não é dos mais elaborados, e o programa recorre a alguns clichês e fórmulas batidas para apresentar a sua história. O lado positivo é que essa simplicidade do roteiro não compromete o funcionamento da temporada.

A série Jack Ryan tem pedigree desde a origem até sua produção. O programa do Prime Video é baseado no personagem dos livros de Tom Clancy, que foi interpretado anteriormente nos cinemas por Alec Baldwin (A Caçada ao Outubro Vermelho, 1990), Harrison Ford (Jogos Patrióticos, de 1992, e Perigo Real e Imediato, de 1994), Ben Affleck (A Soma de Todos os Medos, 2002) e Chris Pine (Operação Sombra – Jack Ryan, 2014).

Atrás das câmeras, o seriado tem o comando de Carlton Cuse, famoso por Lost, e Graham Roland, que trabalhou em Fringe. A aposta da Amazon na produção é tamanha que a companhia já encomendou a segunda temporada de Jack Ryan, antes mesmo da estreia do primeiro ano (com 8 episódios) na plataforma de streaming.

Tom Clancy’s Jack Ryan não vai reinventar o gênero ou a estrutura narrativa de séries de ação, como 24 Horas fez, por exemplo; nem terá um agente da CIA como protagonista em nível tão complexo quanto a Carrie Mathison de Homeland; mas é definitivamente um bom título ao catálogo – cada vez mais interessante – do Amazon Prime Video, ao lado de Bosch, The Man in the High Castle, The Marvelous Mrs. Maisel, entre outras.

O Minha Série comemora 10 anos em 2018 trazendo novidades em conteúdos e serviços aos leitores. Queremos saber também o que você gostaria de ver em nosso site; entre em contato conosco através do email – contato@minhaserie.com.br – e mande suas sugestões.