Empresa lança notebook Ubuntu com bateria solar

Imagem de: Empresa lança notebook Ubuntu com bateria solar

(Fonte da imagem: Divulgação/WeWi Telecommunications)

Tentando levar tecnologia e informática a países com um fornecimento de energia errático ou inexistente, a WeWi Telecommunications anunciou o ‘Sol, um notebook Ubuntu que funciona por até 10 horas utilizando apenas uma bateria solar. Um painel na parte traseira do aparelho pode ser aberto para que o computador receba os raios e recarregue durante o uso em locais abertos.

De acordo com a empresa, apenas duas horas de exposição à luz é capaz de carregar completamente as células do dispositivo e garantir pleno funcionamento. Levando ainda mais adiante a ideia de entregar um computador para uso em áreas mais remotas, o ‘Sol também pode vir equipado com um módulo para acesso à internet via satélite, para locais onde a fiação de fibra óptica ou as redes WiFi são um sonho distante.

As configurações do computador, porém, ainda não foram reveladas. A WeWi já anunciou a presença de um processador Intel, do sistema operacional Ubuntu e de uma tela com resolução de alta definição. Outra característica comum, como o acesso à internet por meio de rede sem fio, também estará disponível.

O ‘Sol será lançado por US$ 300, cerca de R$ 690, e deve chegar primeiro a Gana, na África. O mercado servirá como um foco de testes antes da chegada do computador em outras partes do mundo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.