TV japonesa fará testes com definição 16 vezes maior que Full HD

Imagem de: TV japonesa fará testes com definição 16 vezes maior que Full HD

(Fonte da imagem: Reprodução/Techspot)

Se você está feliz com a sua TV Full HD e apenas sonha com televisores com a definição 4K ou UltraHD, saiba que uma TV japonesa já está pensando mais para frente. A NHK, emissora estatal do Japão, pretende testar transmissões com uma resolução 16 vezes maior que a Full HD.

Em fevereiro, engenheiros da NHK vieram ao Brasil para registrar imagens do Rio de Janeiro e desfiles de Carnaval com câmeras 8K. O material recolhido foi exibido em um televisor compatível com a tecnologia UHDTV de 85 polegadas.

A ideia é estrear a tecnologia no Japão, em 2016, via transmissão por satélite. Em 2020, as imagens deverão chegar às casas japonesas por meio terrestre.

E no Brasil?

A transmissão de TV digital ainda é limitada no nosso país, sendo que algumas cidades recebem apenas o sinal analógico das emissoras. Pensando no futuro, a Rede Globo firmou uma parceria com a NHK para acompanhar o desenvolvimento da tecnologia UHDTV.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o diretor de engenharia de entretenimento da Globo, Raymundo Barros, disse que o Brasil ainda deve demorar para disponibilizar o sinal digital para todo o país, enquanto as tecnologias 4K e 8K ainda estão muito distantes da nossa realidade.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.