Tendo em vista nossas vidas comuns, com um trabalho ou estudo com horário definido para início e término — pelo menos na teoria —, nem imaginamos como é para um ator ou uma atriz a seleção dos papéis em filmes e seriados.

Estamos tão acostumados a assistir e pensar que aqueles personagens foram feitos pensando em determinadas pessoas que fica até difícil imaginar outras no lugar. Ou você consegue visualizar outro ator fazendo o papel de Harry Potter além do Daniel Radcliffe? Confira 11 casos que poderiam ter sido bem diferentes:

1. Molly Ringwald - Uma Linda Mulher

Para começar já com uma dor na alma do tamanho do universo. Molly, que tem entre seus principais filmes "Clube dos Cinco", "A Barraca do Beijo" e "Gatinhas e Gatões", passou adiante o papel que foi eternizado por Julia Roberts. Apesar de não ter vencido o Oscar, a personagem rendeu um destaque gigantesco para Julia ao lado de Richard Gere.

2. Julia Roberts - Um Sonho Possível

Já que Julia Roberts abriu a lista conseguindo um grande papel, seguimos com a ruiva, mas na posição inversa. Ela não aceitou interpretar Leigh Anne Tuohy em "Um Sonho Possível", e Sandra Bullock topou. Eis que a interpretação de Bullock foi tão incrível que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz em 2009.

3. Sean Connery - O Senhor dos Anéis

A carreira de Sean Connery é fantástica, com diversos filmes bem reconhecidos, como a saga 007 nos anos 60 e 70, "Indiana Jones e a Última Cruzada" e "Os Intocáveis". Apesar de ter sido cogitado para o papel de Gandalf, ele decidiu declinar a proposta. Sobrou para Ian McKellen interpretar o mago de maneira magistral.

4. Will Smith - Matrix

De "Um Maluco no Pedaço" até "À Procura da Felicidade", Will Smith fez parte de muitas vidas ao longo de todos esses anos de carreira (até cantar ele tentou). E também teve a oportunidade de interpretar a estrela principal em uma das trilogias mais icônicas da história do cinema: Neo, nos filmes "Matrix" — mas preferiu não assumir. No fim das contas, Keanu Reeves alcançou uma excelente performance.

5. Michelle Pfeiffer - O Silêncio dos Inocentes

Ao ler o roteiro, Michelle achou o filme muito violento e perturbador, então decidiu não aceitar o papel. Jodi Foster encarou a barra e conseguiu seu segundo Oscar de melhor atriz pela interpretação. Cada escolha, uma renúncia, não é mesmo?

6. Al Pacino - Star Wars

Tá, todo mundo ficou feliz aqui. Al Pacino interpretando Han Solo? Mesmo? Acho que é quase uma decisão unânime que Harrison Ford se saiu tão bem que mal dá para imaginar outra pessoa na pele do nosso bad boy favorito.

7. Tom Selleck - Indiana Jones

Quem melhor para viver um jovem aventureiro, historiador bad ass do que o Magnum? Todos concordaram com isso — Tom, Steven Spielberg e George Lucas —, mas aí a Universal melou o acordo. Selleck já estava gravando outro filme. Eis que o império de Harrison Ford contra-ataca, novamente, para eternizar o chicote mais famoso dos cinemas.

8. Dougray Scott - Wolverine

O personagem foi desenhado para Dougray Scott, mas, como ele já havia aceitado ser um vilão em "Missão Impossível II" poucos meses antes, Hugh Jackman entrou em cena para ser o perfeito Wolverine.

9. John Travolta - Forrest Gump

Se arrependimento matasse… Essas poderiam ser as palavras de John, que já declarou ser um dos arrependimentos da sua carreira. Sorte de Tom Hanks, que foi selecionado para o papel e entregou uma performance tão memorável que lhe rendeu o Oscar de melhor ator.

10. Jim Carrey - Edward Mãos de Tesoura

Jim Carrey como Edward Mãos de Tesoura? Sim, poderia ter acontecido! O ator recusou o papel que acabou sendo interpretado por Johnny Depp, em um dos filmes mais clássicos dos anos 90.

11. Nicolas Cage - O Senhor dos Anéis

Acreditem ou não, Nicolas havia ganhado um Oscar poucos anos antes e estava muito bem cotado. Só não aconteceu porque Cage alegou que atrapalharia sua agenda familiar. Aí entrou Viggo Peter Mortensen, que caiu como uma luva.

A matéria "11 celebridades que recusaram papéis icônicos no cinema" foi escrita por Luiza Lafuente via nexperts para o Mega Curioso, um site da empresa NZN junto com o Minha Série.

O Minha Série comemora 10 anos em 2018 trazendo novidades em conteúdos e serviços aos leitores. Queremos saber também o que você gostaria de ver em nosso site; entre em contato conosco através do email – contato@minhaserie.com.br – e mande suas sugestões.