Como bloquear o acesso a sites com conteúdo inapropriado

Imagem de: Como bloquear o acesso a sites com conteúdo inapropriado

(Fonte da imagem: Reprodução/BizNet Technology)

Ao mesmo tempo em que a internet proporciona experiências incríveis na hora de estudar e adquirir conhecimento, ela pode ser um portal para uma série de problemas, principalmente para crianças e adolescentes.

Se na sua casa existem menores de 18 anos com livre acesso ao computador, é preciso tomar cuidado para que eles não acabem caindo em sites inapropriados para a sua idade. Para isso, você pode usar filtros familiares, providenciando um ambiente seguro para a navegação dos pequeninos.

O bloqueio de sites com conteúdo adulto ou ilegal pode ser feito de diversas formas, no entanto, geralmente os processos exigem configurações avançadas e complicadas para quem não é especialista no assunto.

Para que você possa fazer isso em casa mesmo sem conhecimento técnico, vamos mostrar o passo a passo para a configuração de uma ferramenta simplificada. Basta seguir com atenção as instruções a seguir e manter os computadores de mesa e notebooks de sua casa sempre protegidos.

Instalação do sistema

O primeiro passo de tudo é baixar e instalar o DNS Angel. Clique neste link e, em seguida, clique em “Clique para baixar”. Assim que o download terminar, é só descompactar o arquivo ZIP e abrir o arquivo “DnsAngel” para começar as configurações. Ali, você só precisa escolher o tipo de perfil que vai aplicar na máquina.

Você tem quatro opções diferentes para escolher. Entenda como elas funcionam:

Norton Con. Safe 1 e Safe 2

Com estes servidores DNS, seu computador passa a contar com o banco de dados da Norton, famosa fabricante de antivírus. Assim, sites que contenham malware e que sejam potencialmente perigosos serão bloqueados na máquina, impedindo que você se meta em qualquer roubada.

Open DNS Family

Escolhendo essa opção, você passa a usar o servidor conhecido como Open DNS, no entanto, com algumas modificações para deixar a seleção ainda mais rigorosa. Além de bloquear sites inseguros, ele também vai impossibilitar o acesso a sites de conteúdo adulto. Se você quer impedir crianças e adolescentes de acessar conteúdo impróprio, é neste botão que você deve clicar.

MetaCert DNS

Aqui, a proteção é ainda mais rígida e qualquer endereço que não tenha a certificação de segurança atualizada será bloqueado. No entanto, não é aconselhável selecionar esta opção: existem milhares de sites totalmente inofensivos que não contam com os certificados atualizados.

Confira aos ajustes e faça testes

No topo da janela, você vai visualizar o DNS utilizado no momento. Ao abrir o programa pela primeira vez, você vai ver a configuração “Default DNS” e, conforme você mudar a opção, a atualização é feita.

Confira se a seleção foi feita corretamente com o nome no topo da tela e, em seguida, teste o sistema para ter certeza de que tudo está funcionando. Abra qualquer navegador e tente acessar sites de conteúdo impróprio.

Uma mensagem de erro deve aparecer e o acesso deve ser bloqueado. Lembre-se de manter o software na máquina e, caso você precise desbloquear os endereços, é só abrir novamente o DNS Angel e selecionar o botão “Default DNS”.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.