Android: 10 apps que vão deixar você mais esperto

Imagem de: Android: 10 apps que vão deixar você mais esperto

Tablets e smartphones não têm apenas aplicativos de jogos com gráficos espetaculares e mecânicas complicadas, e você pode encontrar uma série de passatempos que exigem mais o raciocínio lógico do que a agilidade em tocar a tela com velocidade e precisão.

Há diversos apps que exercitam outras faculdades do pensamento, que fazem você trabalhar a atenção, a memória e a concentração, e podem ajudar no desenvolvimento cognitivo de jovens e crianças, bem como auxiliar idosos e adultos a manter a mente sempre ativa e saudável.

Alguns dos aplicativos abaixo selecionados são traduções de jogos e passatempos conhecidos, como caça-palavras e sudoku, que são reconhecidamente eficientes como exercícios para o pensamento. Outros apps são versões de antigos jogos de tabuleiro que também desenvolvem a capacidade de raciocínio através de quebra-cabeças e enigmas.

Relembre alguns dos jogos clássicos com essas opções de apps e coloque sua cabeça para funcionar.

1. Caça Palavras & Cruzadas

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Jogos de cruzadinhas e caça-palavras nunca saem de moda, e esse aplicativo reúne as duas modalidades, com diferentes níveis de dificuldade, em uma mesma interface. Para destacar uma palavra entre a sopa de letras, toque na tela para realizar a marcação. Nas cruzadinhas, utilize o teclado virtual para escrever as palavras que devem entrar nos espaços demarcados.

2. Sudoku

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Outro passatempo clássico que coloca a cabeça para trabalhar é o sudoku. Neste game, você deve preencher os quadros com números de tal forma que cada bloco e cada linha contenham todos os numerais de 1 a 9. O aplicativo traz opções para incluir anotações de possibilidades nos campos de preenchimento, o que é essencial para completar os níveis mais difíceis de jogo.

3. Quento

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Quento é um joguinho diferente e divertido em que você precisa usar seus conhecimentos matemáticos para decifrar as combinações que levam a um resultado de conta. O game apresenta um número final e você precisa descobrir a fórmula para chegar àquele resultado escolhendo apenas as opções apresentadas na tela. Somar 1 + 1 pode parecer fácil, mas que tal descobrir como chegar a 13 utilizando três numerais, além de sinais de soma e subtração?

4. Memory Training

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para quem procura exercícios de memorização, o aplicativo mais completo é o Memory Training. Apesar de estar em inglês, o app apresenta uma série de atividades que não necessita de conhecimento da língua estrangeira, pois os estímulos são mais visuais. Há nomes e letras para decorar e sequências de cores e formatos para repetir. O nível de exigência do programa é alto, e você precisa de muita atenção e concentração para completar as tarefas.

5. Mind Games

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Outro aplicativo especializado em testes de memória é o Mind Games. Assim que você abre o app, você deve escolher a sua faixa etária para determinar o nível das atividades e dos exercícios. Há diversas opções de tarefas para você trabalhar a memória de curto prazo, de longo prazo, espacial e de caracteres, com testes para lembrar palavras, combinações numéricas e até mesmo decorar rostos de pessoas.

6. Teste do Q.I.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Já para quem curte um bom teste de Q.I., este app em português traz diversas questões de lógica e raciocínio para você testar as suas capacidades e se divertir com as charadas e enigmas. Você deve entender os padrões e decifrar as respostas para a sequência de numerais, símbolos e desenhos.

7. One Touch Drawing

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O One Touch Drawing é um aplicativo de mecânica bem simples, mas bastante viciante. O programa apresenta gráficos e desenhos geométricos que você precisa recriar com apenas um toque na tela, deslizando o dedo para fazer as linhas e sem passar duas vezes pelo mesmo trecho. O app faz você pensar nos formatos e em como utilizar as diagonais cruzadas para completar os desafios.

8. Tangram

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O Tangram é um antigo jogo de origem chinesa em que você precisa arranjar as peças de tal forma a completar as figuras que representam objetos, animais, símbolos e pessoas. Você deve utilizar todas as peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) para dar forma às diferentes imagens, podendo inclusive girar os blocos na tela. O aplicativo traz diversas categorias, muitos desafios e vários níveis de dificuldade.

9. Senha Jogo de Tabuleiro

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Senha é outro jogo clássico de raciocínio e dedução, no qual você deve decifrar uma combinação de cores através de chutes e palpites. No game, você deve sugerir uma sequência de peças e conferir as respostas: um pino preto significa que você acertou uma cor no lugar certo, e um pino branco indica que você acertou a peça, mas que ela está na casinha errada. Com base nessas respostas, você deve continuar testando as peças até descobrir qual é a senha de cores.

10. Flow Free

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O Flow Free é um puzzle de ligar cores em um tabuleiro, no qual você deve ocupar todos os espaços e não deixar nenhuma linha passar por cima de outra. O game é um ótimo exercício de raciocínio em que você precisa pensar como conectar os pontos sem cruzar linhas e decifrar quais são as cores com caminhos mais tortuosos. O aplicativo vem com vários níveis de dificuldades, com tabuleiros de 5x5 até 14x14 espaços.

Conhece algum aplicativo que merecia estar nesta lista? Quais são os melhores apps de raciocínio e de mecânica simplificada, na sua opinião? Qual é o tipo de passatempo para Android de que você mais gosta para exercitar a memória e o pensamento?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.