Há 2 anos, a rede americana Showtime deu a “luz verde” a um projeto de minissérie que adaptaria o romance "Pureza", de Jonathan Franzen, em 20 episódios. A produção seria estrelada pelo atual 007, Daniel Craig.

Mas desde o anúncio e a escolha do protagonista, o projeto parece ter sumido do mapa. Isso até a última sessão do painel da Showtime na coletiva da Associação de Críticos de Televisão dos Estados Unidos (TCA), realizada na última semana. Nela, o presidente de programação da emissora, Gary Levine, contou que a minissérie está em “hiato”.

De acordo com o que informou o site Deadline, o astro ainda estaria interessado em estrelar a atração. E, segundo uma entrevista concedida pelo autor Jonathan Franzen ao jornal The New York Times, uma nova fórmula da adaptação foi apresentada ao canal — dessa vez, com uma quantidade menor de episódios, para poder ser encaixada na agenda do ator britânico.

O que houve com a adaptação de Pureza estrelada por Daniel Craig?

Franzen adaptaria sua obra para a TV com a ajuda de David Hare, dramaturgo que escreveu o roteiro do filme As Horas (2002).

"Pureza" é uma complexa história sobre idealismo jovem, lealdade extrema e um assassinato, apresentando personagens famintos por verdade. O livro de Franzen é centrado em Pip, uma jovem americana que não conhece seu pai. O outro principal personagem da trama é Andreas Wolf, vivido por Daniel Craig.

Azar na televisão?

Não é a primeira vez que a adaptação de um dos livros de Jonathan Franzen apresenta problemas de pré-produção. Um ano após ser anunciado que "As Correções" (2002) seria adaptado para a HBO, a prestigiosa emissora deu um passo para trás.

O que houve com a adaptação de Pureza estrelada por Daniel Craig?

As Correções teria em seu elenco os atores Ewan McGregor (visto na 3ª temporada de Fargo), Maggie Gyllenhaal (The Deuce), Dianne Wiest (Life In Pieces) e o oscarizado Chris Cooper (Adaptação). O projeto ficaria a cargo do diretor Noah Baumbach (Frances Ha).

Adaptações e minissérie em alta

Adaptações de romances aclamados e minisséries televisivas estão em alta com o público e a crítica. O ano passado foi bastante importante para a HBO graças a Big Little Lies, baseada no livro de Liane Moriarty. A série estrelada por um elenco de peso, formado por Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Laura Dern, Zoë Kravitz, Shailene Woodley e Alexander Skarsgård, rendeu bons índices de audiência e abocanhou oito prêmios Emmy (incluindo o de melhor minissérie).

O que houve com a adaptação de Pureza estrelada por Daniel Craig?

O sucesso foi tão grande que uma 2ª temporada já está sendo filmada e contará com a presença de Meryl Streep, em seu primeiro papel televisivo desde a minissérie Angels in America, de 2003.

O que houve com a adaptação de Pureza estrelada por Daniel Craig?

Já a Showtime, possível lar de Pureza, também colheu bons louros ano passado, por conta de Twin Peaks: The Return. Criação de David Lynch, os episódios da nova temporada da produção reapresentaram ao público os grandes mistérios envolvendo o assassinato de Laura Palmer, 25 anos após a exibição do último episódio.

O que houve com a adaptação de Pureza estrelada por Daniel Craig?

Estrelada por Kyle MacLachlan, a série foi eleita inclusive pela prestigiosa revista de cinema francês, Cahiers du Cinéma, como a melhor produção do ano. Em 2018, Twin Peaks: The Return concorre a nove prêmios Emmy.

Sucesso do momento

Mais uma vez, a HBO passa na frente da concorrência em termos de calibre de elenco. No momento, o canal também está lucrando bons frutos com a adaptação do livro "Objetos Cortantes", de Gillian Flynn, estrelada por Amy Adams. O último episódio da minissérie vai ao ar ainda neste mês.

O que houve com a adaptação de Pureza estrelada por Daniel Craig?

E você, acha que Pureza ainda irá ao ar?

Este texto foi escrito por Flávio Pinto via nexperts.