A Sony Pictures Television, produtora que detém os direitos da série The Facts of Life (Vivendo e Aprendendo, no Brasil), está considerando a ideia de um reboot. Segundo apurou o The Hollywood Reporter, o projeto ainda está em fase de planejamento. Rumores afirmam que os astros Leonardo DiCaprio e Jessica Biel (indicada ao Emmy deste ano como melhor atriz, por The Sinner) atuarão como produtores-executivos da série.

Derivada de Diff’rent Strokes (Minha Família é uma Bagunça), The Facts of Life foi ao ar pela rede NBC entre 1979 e 1988: foram 9 temporadas, 209 episódios e 2 telefilmes, além de várias indicações ao Emmy. A série era estrelada por Charlotte Rae (que faleceu nesta semana, aos 92 anos), Lisa Welchel, Kim Fields, Mindy Cohn e Nancy McKeon e se passava em um colégio interno feminino em Nova York. A comédia criada por Dick Clair e Jenna McMahon focava em passagens de vida das estudantes e seu amadurecimento.

O projeto de The Facts of Life ainda se encontra sem roteiristas e emissora

Em fase inicial de pré-produção, The Facts of Life ainda não possui showrunner, roteiristas nem emissora. É possível que as produtoras Appian Way (de Leonardo DiCaprio) e Iron Ocean Film (de Jessica Biel) busquem o elenco e a equipe de produção ainda neste ano. A distribuição deverá ficar a cargo da Sony Pictures Television.

O reboot de The Facts of Life chega em uma era em que as redes de emissora aberta, pagas e sites de streaming estão em busca de novos conteúdos para fomentar o mercado de distribuição e consumo de séries. Segundo dados apurados, teremos cerca de 520 programas no ar em 2018. A mania por reboots ou remakes em Hollywood vem sendo sustentada pela facilidade de atingir o público com conhecimento prévio em relação ao conteúdo, bem como pelo valor de custo — custa menos que desenvolver uma produção "do zero", segundo o The Hollywood Reporter.

Em alguns casos, reboots facilitam até que as emissoras monetizem em cima dos conteúdos primários dessas produções. Como Will & Grace, por exemplo, que teve os seus direitos de exibição vendidos no ano passado para o site de streaming Hulu, pela Universal TV, perto da época em que foram anunciados os novos episódios da série.

A notícia sobre o reboot de The Facts of Life também se deu na mesma semana do anúncio do retorno de ALF: O Eteimoso. Ambas as produções são comédias multicâmera, gênero que anda em ressurreição, catapultado pelo sucesso do retorno de Roseanne, que bateu recordes de exibição nesta última temporada. Entretanto, o seriado estrelado e criado por Roseanne Barr foi cancelado devido a declarações polêmicas da comediante.

No Brasil, The Facts of Life foi exibida como Vivendo e Aprendendo no bloco de final de noite "Nick at Nite", do canal Nickelodeon.

Este texto foi escrito por Flávio Pinto via nexperts.