Voo de drone é controlado por Oculus Rift

Imagem de: Voo de drone é controlado por Oculus Rift

Você já deve ter visto diversas notícias no Tecmundo sobre o Oculus Rift, aqueles “óculos” de realidade aumentada, servindo para os mais variados propósitos. Contudo, faltava alguém fazer o produto decolar de verdade — não literalmente, mas quase isso. No vídeo, você pode conferir o pessoal do Intuitive Aerial juntar um drone, dois notebooks, duas câmeras e um Oculus Rift para dar uma visão aérea igual à do próprio drone para o piloto.

A engenhoca dos caras funciona com o drone voando enquanto carrega um suporte com um computador e duas câmeras. Cada uma delas vai transmitir imagens em tempo real para o piloto do drone que estará utilizando os Oculus Rift. A conexão é feita através de um roteador WiFi. O computador suspenso faz a compressão das imagens para que seja possível transmitir tudo rapidamente para o outro notebook, que fica ligado aos óculos fisicamente, e a “mágica” acontece.

Com isso, é possível controlar o drone apenas com as imagens transmitidas pelas câmeras, mas o alcance do WiFi se torna um impedimento. O drone não pode ir muito longe, já que a transmissão do sinal pode parar em algum ponto entre 50 e 100 metros de distância.

O grupo comenta que o próximo passo será criar um dispositivo mais leve e feito especialmente para conectar o drone aos Oculus Rift, excluindo assim a necessidade de computadores rodando software desenvolvido para o aparelho. Fora isso, a qualidade das imagens deve ser melhorada para uma resolução HD.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.