6 funcionalidades removidas pela Microsoft no Windows 8.1

Imagem de: 6 funcionalidades removidas pela Microsoft no Windows 8.1

A primeira grande atualização do Windows 8 trouxe diversas novidades para os consumidores. O Tecmundo analisou de forma detalhadas quais foram elas no artigo “Primeiras impressões: Windows 8.1”, publicado no início deste mês. Entretanto, não é só de adições que vive a nova versão do Windows 8.

Algumas funcionalidades que estavam presentes anteriormente simplesmente desapareceram. Ainda não se sabe se elas serão abandonadas por completo ou se na versão final do Windows 8.1 elas podem dar as caras novamente. Confira uma seleção com as ferramentas e funcionalidades que simplesmente deixaram de existir.

Windows 7 Backup e System Image Recovery

(Fonte da imagem: Reprodução/How To Geek)

O Windows 8 introduziu uma ferramenta bastante eficiente e simples conhecida como File History. Ela inclui também as ferramentas de backup do Windows 7, que poderiam ser utilizadas para criar uma imagem do sistema. Entretanto, a Microsoft considerou que essa ferramenta já estava obsoleta e, no Windows 8.1, ela foi excluída.

Todavia, isso não significa que você não possa importar imagens de backup criadas com o Windows 7. Elas continuam podendo ser utilizadas normalmente. O que não é mais possível é criar um backup do Windows 7 ou uma imagem do sistema. Caso você queira fazer isso, será preciso utilizar algum software adicional.

Windows Experience Index

(Fonte da imagem: Reprodução/How To Geek)

Uma classificação bastante utilizada para indicar o potencial da máquina no Windows 7 e no Windows 8 era a proporcionada pelo Windows Experience Index. O recurso mostrava uma classificação variável de 1 a 7,9 para o processador, a memória RAM, os gráficos e o disco rígido.

Essa funcionalidade foi removida da guia System Information, mas não foi excluída por completo. Você ainda pode acessá-la rodando o comando winsat a partir de uma linha de comando. Podemos encarar essa remoção como uma boa notícia, uma vez que a ferramenta era atualizada com frequência – consumindo recursos de sistema para executar benchmarks em segundo plano.

Bibliotecas

(Fonte da imagem: Reprodução/How To Geek)

Esse é mais um item que não foi removido por completo, mas localizar os itens da Biblioteca pode se tornar mais complicado para muitos usuários. Por padrão, o recurso não aparece mais no File Explorer, e no lugar dele você encontrará um link de acesso rápido ao SkyDrive.

Ou seja, na prática o que mudou é que agora o padrão é manter as bibliotecas escondidas. Contudo você ainda pode habilitar novamente o aparecimento da ferramenta. Para isso vá em “View”, clique em “Navigation” e, em seguida, marque o box “Show Libraries”.

Menos opções nativas de integração com o SkyDrive

(Fonte da imagem: Reprodução/How To Geek)

O Windows 8 incluía uma profunda integração com o SkyDrive e, curiosamente, algumas funções foram limitadas com a chegada do Windows 8.1. A partir de agora, você não pode mais escolher a pasta exata em que vai salvar um arquivo na nuvem. Os arquivos baixados precisam ser abertos para que se tornem disponíveis offline.

A ideia da Microsoft é fazer com que o público utilize o app específico do SkyDrive, gerenciando por ele todas as opções de sincronização. Ainda não se sabe se os recursos estarão disponíveis na versão final do Windows 8.1.

Mensageiro e Facebook Chat

(Fonte da imagem: Reprodução/How To Geek)

O app Messaging, parte do pacote de aplicativos de comunicação do Windows 8, também não existe mais. Em seu lugar agora existe o “Mail, Calendar and People”. A ideia da Microsoft é estimular os consumidores a utilizarem mais o Skype como ferramenta de comunicação.

Entretanto, o Modern Skype ainda não possui suporte para conversas com pessoas no Facebook. A Microsoft já confirmou que está desenvolvendo um app Modern Facebook, então em breve a compatibilidade das duas ferramentas com o Windows 8.1, de forma nativa, deve voltar a existir.

Sem integração com fotos do SkyDrive

(Fonte da imagem: Reprodução/How To Geek)

O app Photos do Windows 8.1 trouxe uma série de novidades, com algumas ferramentas de edição básica de imagem. Porém, diferente do que acontecia no Windows 8, a partir de agora só é possível trabalhar com as fotos que estão armazenadas no PC e não mais com aquelas que estão salvas no SkyDrive.

De acordo com a Microsoft, o Facebook foi convidado a incluir essa ferramenta no app Modern Facebook, assim como o Yahoo! foi convidado a fazer o mesmo com o app do Flickr.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.