BlackBerry lança seu smartphone Q10 no mercado brasileiro

Imagem de: BlackBerry lança seu smartphone Q10 no mercado brasileiro

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A BlackBerry realizou um evento nesta quarta-feira (24) para anunciar o lançamento de seu novo smartphone, o Q10, no mercado brasileiro. Comercializado por intermédio das quatro maiores operadoras nacionais, o aparelho é voltado para o cenário corporativo e pretende concorrer diretamente com outros dispositivos high-end.

Uma das características físicas mais marcantes do celular é a integração de seu teclado QWERTY com a tela de toque AMOLED de 3,1 polegadas e resolução de 720x720 pixels. Os botões físicos podem ser usados de forma híbrida com o touch durante a digitação, permitindo que o usuário escolha entre sugestões de palavras mostradas no visor.

O aparelho é compatível com a tecnologia LTE usada pelas operadoras brasileiras, conta com uma bateria de 2.100 mAh e está inicialmente disponível apenas na cor preta. O processador é um Snapdragon S4 e o gadget conta ainda com 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno, câmera traseira de 8 MP e frontal de 2 MP e slot para cartão micro SD.

Para trabalhar

O Q10 vem com o sistema operacional BlackBerry 10 instalado, que traz uma série de funcionalidades pensadas para aumentar a praticidade de seu uso em ambiente de trabalho e em atividades pessoais. O destaque que mais poderia interessar para os usuários de forma geral é o Hub, que permite que as mensagens de todos os aplicativos sejam visualizadas e respondidas em apenas um lugar.

Com uma função mais voltada para o ambiente profissional, o mecanismo Balance do smartphone separa seus dados e aplicativos em duas áreas, uma para o âmbito pessoal e outra para questões de trabalho. Na primeira, todo o conteúdo pode ser armazenado no aparelho, em cartões de memória ou na nuvem, de acordo com a preferência do usuário. Já na segunda, as informações são criptografadas e só poder ser salvas na memória do dispositivo.

Outros apps de destaque são o BlackBerry Messenger, que conta com chamadas por voz e vídeo, incluindo a possibilidade de compartilhamento do que está sendo visualizado na tela, e o Remember, que facilita a organização e o gerenciamento das dados guardados em diferentes lugares do smartphone.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Não é para todo mundo

Segundo a fabricante, o BlackBerry Q10 será inicialmente comercializado apenas no mercado corporativo. Por esse motivo, a possibilidade de sua disponibilização para o público geral e o seu preço no varejo dependem de decisões por parte das operadoras. Embora não haja nenhum plano decidido para a fabricação do smartphone no Brasil, os representantes da empresa afirmaram que a questão está sendo analisada com cuidado.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.