OpenCL 2.0 está a caminho e promete mais poder aos softwares

Imagem de: OpenCL 2.0 está a caminho e promete mais poder aos softwares

(Fonte da imagem: Reprodução/Khronos)

OpenCL é uma linguagem de computação aberta, que permite que os desenvolvedoras escrevam códigos de programação heterogêneos, fazendo com que estes programas consigam aproveitar tanto os recursos de processamento das CPUs quanto das GPUs. Mas apesar de se tratar de um sistema aberto, existe um grupo responsável pela padronização de alguns parâmetros.

Esse grupo é o Khronos Group, que acabou de anunciar uma versão atualizada do OpenCL durante a SIGGRAPH 2013. Trata-se do OpenCL 2.0, que deve trazer uma série de vantagens bem interessantes para os programadores — e, consequentemente, para os consumidores também. Entre as principais promessas estão maior compatibilidade com o Android, melhorias no manuseio de imagens e maior desempenho de memória virtual.

Segundo o que foi revelado no evento de computação gráfica, o Khronos Group pretende finalizar o sistema do OpenCL 2.0 nos próximos seis meses, fazendo com que os padrões sejam disponibilizados para o público no início de 2014. Isso deve entrar em consonância com os padrões atuais do mercado, que utilizam cada vez mais os processadores gráficos para melhorar o desempenho dos sistemas.

Também foram apresentadas algumas novidades para o OpenGL, que é responsável pela linguagem de gráficos dos softwares. Podemos destacar a presença de melhores texturas, exportações e importações de Direct3D e controle de buffers como os principais recursos que vão chegar com o sistema. Como você pode ver, as linguagens abertas estão cada vez mais presentes no mercado.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.