Como acessar serviços bloqueados no Brasil usando o Google como proxy

Imagem de: Como acessar serviços bloqueados no Brasil usando o Google como proxy

Como burlar bloqueios (Fonte da imagem: iStock)

Atualmente, a internet representa um dos principais meios de comunicação e transmissão de informações. Isso faz com que diariamente uma série de pessoas entre na rede em busca de notícias, além de a utilizar para trocar mensagens rápidas com amigos e familiares, quebrando barreiras regionais.

Porém, embora haja todo o tipo de conteúdo na rede, nem sempre você tem toda a liberdade que gostaria para navegar na internet. Isso porque alguns países, por exemplo, fazem um bloqueio de conteúdo, não permitindo que certo tipo de material seja acessado na sua região. Da mesma forma, outros proíbem que alguns sites sejam visualizados por pessoas de outros lugares.

Além disso, também há páginas que limitam a quantidade de vezes que você pode ler os artigos disponíveis. Dessa maneira, se você quiser visualizar algum site que se enquadre nessas restrições, não há como fazê-lo sem o uso de um proxy. Porém, nem todos gostam de utilizar esse recurso, pois ele costuma deixar a navegação na internet lenta.

Acessando a internet (Fonte da imagem: iStock)

Adicionalmente, nem sempre todos os serviços dessa categoria são seguros, podendo deixar o seu computador vulnerável, especialmente se você estiver usando um hotspot para fazer o acesso. Por isso, abaixo, mostramos uma alternativa para você entrar em sites com algum tipo de bloqueio, utilizando domínios da Google.

Antes de você começar a sua leitura, no entanto, cabe um aviso. Os métodos descritos são “soluções improvisadas” e podem nem sempre ser capazes de fazer o acesso da maneira esperada.

Google Tradutor

O serviço praticamente dispensa apresentações, servindo para fazer a tradução de textos entre vários idiomas. O mais interessante da ferramenta é que é possível utilizá-la para obter o significado tanto de palavras quanto de frases inteiras. Além disso, você também pode aplicar a funcionalidade para sites ou carregar documentos para serem traduzidos.

Embora o serviço seja mais conhecido por ajudar as pessoas a compreenderem algo escrito em outro idioma, o Google Tradutor pode ser utilizado como um proxy. Para isso, você precisa apenas utilizar alguns truques simples na hora de escrever o endereço. Para começar, é preciso definir o idioma de tradução como aquele utilizado na página que você deseja acessar.

Abrindo um site pelo Google Tradutor (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por exemplo, se a página está em inglês, você deve utilizar a linguagem para a tradução (tl) como o inglês. Da mesma forma, o idioma de entrada (sl) deve ser qualquer outro que não coincida com o original. Assim, para o nosso exemplo, você pode utilizar português, francês, japonês ou qualquer outro da sua preferência.

Dessa maneira, para acessar uma página em inglês por meio do Google Tradutor, você deve escrever o endereço dela da seguinte forma no navegador:

http://translate.google.com/translate?sl=pt&tl=en&u=http://www.enderecodapagina.com/

Vale apenas observar que a URL deve ser preenchida com a do site que você deseja acessar, escrevendo-a por completo, como no exemplo acima. As páginas abertas pelo Google Tradutor ficam muito semelhantes ao modelo original, inclusive apresentando imagens conforme o material original e o CSS ao menos parcialmente mantido.

Porém, é preciso ressaltar que, embora este truque seja muito eficiente, ele não funciona para todos os casos e todo o tipo de conteúdo.

Google Mobilizer

O Google Mobilizer é um serviço da empresa de Mountain View voltado para fazer com que sites que não tenham adaptações para a leitura em dispositivos móveis sejam exibidos de maneira mais amigável nos aparelhos. Infelizmente, para muitos, grande parte da aplicação foi descontinuada pela companhia.

No entanto, ainda é possível utilizar o domínio do Google Mobilizer para acessar páginas que, por qualquer motivo, estejam bloqueadas para a sua região. Para isso, você deve escrever o endereço do Google Mobilizer seguido da URL da página que você deseja acessar. O resultado dever ser algo como o exemplo abaixo:

http://www.google.ie/gwt/x?u=http://www.enderecodapagina.com/

Diferente do que acontece com o Google Tradutor, no caso de você acessar um site por meio do Google Mobilizer, o CSS não é mantido conforme o original. Por isso, ele é mais adequado para quando você precisa entrar em um site composto em sua maior parte por texto. Assim como o serviço citado no tópico anterior, nem sempre esse recurso funciona corretamente.

Google Modules

O Google Modules representa um domínio que faz parte dos serviços de personalização da Google. Basicamente, ele serve para hospedar gadgets que foram utilizados na página do buscador da empresa ou ferramentas criadas por terceiros que podem ser incorporadas em outros sites. No entanto, é possível utilizar o endereço do serviço também para acessar páginas que estejam bloqueadas, o digitando e adicionando o site desejado no final. A URL deve ficar da seguinte forma:

http://www.gmodules.com/ig/proxy?url=http://www.enderecodapagina.com/

A grande vantagem deste serviço com relação aos outros citados anteriormente é que ele possibilita fazer o download de conteúdo de vários formatos. A visualização perde a formatação original, mas é possível acessar todo o material disponível na página. Como já mencionado, esta solução pode nem sempre ser capaz de eliminar o bloqueio.

Nada funcionou?

As medidas apresentadas neste artigo servem para você tentar acessar sites que estejam bloqueados para o país. No entanto, como se tratam de "recursos alternativos", nem sempre o resultado pode sair exatamente como o desejado. Se o uso desses serviços não funcionou, você ainda pode tentar um truque no Google Drive.

Além disso, sempre é possível recorrer a um proxy ou modificar tais configurações no seu navegador para burlar bloqueios de região.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.