Upsalite: o material "milagroso" descoberto por acidente

Imagem de: Upsalite: o material "milagroso" descoberto por acidente

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Há alguns meses, se você perguntasse a algum cientista se era possível criar uma forma de carbonato de magnésio livre de água, ele responderia que esse tipo de coisa é impossível de ser fabricada. Acontece que uma equipe de cientistas da Universidade Uppsala, na Suécia, conseguiu realizar o que muitos julgavam fora de cogitação.

Na tentativa de criar um produto parecido com o carbonato de magnésio livre de água, os estudiosos começaram a realizar reações de cadeia — só que eles deixaram esse processo acontecendo. No outro dia, quando foram conferir o resultado do trabalho, acabaram encontrando um material nunca antes visto.

E ainda tem “poderes” especiais...

Como resultado do acidente e para a surpresa deles, o produto final foi o já citado tipo de carbonato, sendo que o material foi batizado como Upsalite. No entanto, o mais espantoso dessa situação toda é que a novidade conta com uma capacidade de absorver água que bateu todos os recordes conhecidos até o momento.

Por conta da sua grande área de contato — média de 800 metros quadrados por grama —, o Upsalite pode absorver qualquer tipo de líquido de maneira assustadora. Ainda não se sabe qual vai ser a utilidade do material “milagroso”, mas ele deve ser usado para manter aparelhos eletrônicos secos ou com objetivos de limpeza. Bizarro, não é?

Abaixo, você pode conferir imagens em nível microscópico do novo material.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.