Que tal montar um infográfico de seus próprios emails?

Imagem de: Que tal montar um infográfico de seus próprios emails?

(Fonte da imagem: Reprodução/Immersion)

Você sabe quais são as pessoas com quem mais troca emails? E se lembra de quando recebeu a primeira mensagem daquele amigo do futebol ou daquela garota especial? É bem provável que não tenha certeza absoluta dessas datas, mas com uma ferramenta simples que foi desenvolvida pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) é possível realizar a montagem de um infográfico que diz tudo isso.

O serviço Immersion, que funciona completamente online, cria fluxos de todos os contatos que já foram conectados à conta analisada, criando círculos com os que são considerados mais importantes — aqueles com quem a interação é mais frequente ou mesmo que já tenha sido. Clicando sobre os círculos, ainda é possível ter acesso a mais detalhes sobre cada um dos contatos mostrados.
(Fonte da imagem: Reprodução/Immersion)

Isso inclui o número de mensagens que já foram enviados e o número de emails recebidos — havendo ainda diferenciação daqueles que são privados e os que foram enviados para mais de uma pessoa. Um pequeno gráfico ainda mostra quais são os períodos em que houve maior interação entre os contatos mencionados. Por fim, ao lado de “First email”, ainda é mostrado quando foi enviada a primeira mensagem.

Como utilizar o serviço

Vale dizer que o sistema Immersion não funciona sem autorização dos usuários. Por isso, assim que você acessar este link e clicar sobre o botão “Login securely via Gmail” (somente o Gmail está disponível), você será direcionado a uma página que pedirá a autorização de acesso do serviço à conta cadastrada. Caso você não queira fazer isso, pode assistir a uma demonstração de funcionamento, clicando sobre “Demo”.

Desconectando

E para desconectar o serviço de sua conta no Gmail, há apenas alguns passos que precisam ser seguidos. Acesse o menu do Gmail (que está no canto superior direito). Clique em Privacidade. Na página seguinte, clique sobre “Segurança”. Logo ao lado de “Aplicativos e sites conectados", você vai encontrar o link para “Rever permissões”. Clique nele e em seguida sobre “Revogar acesso” para o Immersion.

Lembrando que esse passo não é obrigatório, mas serve como dica para quem não quer deixar o serviço do MIT conectado à conta do Gmail durante 100% do tempo. O que você achou do sistema de infográfico de emails do Immersion? Será que seria bom levar o sistema para outros serviços de email ou ele deve continuar somente no Gmail?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.