A Rede Record está retransmitindo, nas noites de quinta-feira, a série nacional A Lei e o Crime.

Exibida originalmente em 2009 e criada por Marcílio Moraes, a série policial é estrelada por Ângelo Paes Leme, Francisca Queiroz, Heitor Martinez, Caio Junqueira, Raquel Nunes, Kito Junqueira, Cristina Pereira, Felipe Martins, Eduardo Lago, Sílvio Guindane, e muito outros.

A primeira temporada de A Lei e o Crime conta com 21 episódios e marcou um dos melhores períodos da dramaturgia da Record.

Sinopse de A Lei e o Crime

A Lei e o Crime mostra a vida de Nando, um ex-cabo do Exército e agora assalariado de classe média baixa que mata o sogro Reinaldo e se refugia numa favela, onde acaba assumindo o controle do tráfico de drogas do lugar. Depois de cometer o primeiro crime, ele passa a ser perseguido implacavelmente pelo cunhado Romero, um policial corrupto ligado às milícias.

Nesse meio está ainda a herdeira do magnata Alcebíades Laclos, Catarina, que durante um arrastão dentro de um túnel testemunha o cruel assassinato do pai por Nando. A partir daí, ela decide se tornar delegada para prender o culpado, mesmo contrariando a vontade do marido. O problema é que Catarina também almeja cumprir todas as outras "pendências" da delegacia seguindo à risca os desígnios da lei, o que muito importuna Romero e seu parceiro, o inspetor Ari.

Resumo de A Lei e o Crime

Nando, um cara na faixa dos 30 anos, ex-paraquedista, perdeu um ótimo emprego por causa de uma briga com um colega de serviço. A dificuldade financeira o obrigou a ir morar com a mulher e a filha pequena na casa do sogro. Este, Seu Reinaldo, que nunca tivera simpatia pelo genro, não cansa de submetê-lo a humilhações, o que acaba por desembocar numa tragédia: Nanda mata o pai da esposa e foge.

Romero, o cunhado policial, jura vingança e sai ao seu encalço, ignorando as formalidades da lei. Descobre onde vivem parentes de Nando, em cidade próxima, e os chacina, ao não obter o paradeiro do marido, da irmã e assassino do pai. Nando chega numa favela do Rio de Janeiro em busca de um velho conhecido que tem envolvimento com o tráfico local e se emprega a serviço da bandidagem. Numa das primeiras ações que executa – roubar carros para um bonde – depara-se com Catarina, mulher da alta sociedade, que está acompanhada do pai e do marido. O pai tenta reagir e é morto por Nando.

Extremamente ligada ao pai, Catarina, rica de origem nobre por parte de mãe, depois de um período de depressão, toma uma decisão surpreendente. Faz concurso para delegada de polícia, o que gera um tenso conflito com o marido, a família e os amigos. Mas ela não muda de ideia, argumentando, que se costuma dizer que a elite brasileira vive longe dos problemas do país: pois ela quer meter a mão na realidade que vitimou seu pai, por mais sórdida que seja. O marido, Renato, jamais se conformará com a decisão da mulher, que considera um rebaixamento para a família, e tentará por todos os meios minar a carreira dela. A esta altura, Romero perdeu o rastro do cunhado e desconfia que a irmã continua mantendo contato com o marido, o que o leva a vigiá-la 24 horas por dia. O conflito familiar é quase insuportável. A mulher de Romero, Rosa, também hostiliza a cunhada o tempo todo, acusando-a de defender o assassino do próprio pai.

Nando lidera uma revolta contra o chefe do tráfico na favela, mata-o e assume o comando do morro, tornando-se um dos mais poderosos bandidos da cidade. Há uma passagem de tempo e Catarina é nomeada para uma delegacia das mais problemáticas. O delegado anterior foi assassinado e até então não se descobriram os criminosos. Um denso mistério pesa sobre o crime. Há suspeitas de que foi a milícia que atua nas redondezas, e que ele investigava, a responsável pelo crime.

Entre os investigadores da delegacia está Romero, transferido para ali alguns meses antes. E um estranho e misterioso policial, Leandro, mais velho, acusado de associação ao tráfico e pedofilia, pelo que responde a inquérito na Corregedoria. Leandro vive marginalizado e solitário. Logo se verá que Romero continua no firme propósito de pegar Nando. Não foi por outra razão que conseguiu sua transferência para aquela delegacia. Está ligado às milícias e secretamente vê Catarina como um empecilho aos seus objetivos, embora diante dela se faça passar por campeão da legalidade.

O Minha Série está comemorando 10 anos em 2018 com novidades aos nossos fãs: conheça o Clube Minha Série, o nosso perfil no Instagram e não deixe de assinar a newsletter Intervalo, que traz semanalmente conteúdos exclusivos em um formato especial.