Alerta! Este texto contém SPOILERS do episódio 5x11 de The 100.

Desde que a 5ª temporada de The 100 começou, ficamos nos perguntando o que de tão terrível pode ter acontecido durante os seis anos no bunker para que Octavia tenha se tornado uma líder completamente diferente da garota que conhecíamos.

Bom, finalmente o episódio 5x11, “The Dark Year”, respondeu essa e outras questões sobre o “Ano Sombrio” da Wonkru.

Enquanto o exército (e Bellamy) marcha em direção ao Vale, vemos flashbacks do período em que a comida começou a ficar escassa dentro do bunker superpopuloso. Ao mesmo tempo, Clarke encontra sua mãe logo após uma overdose e começa uma desintoxicação em Abby, que resolve desabafar sobre a sua participação nos eventos sinistros daquele ano e sua própria influência negativa sobre a jovem Rainha.

Acontece que a solução encontrada pela médica e pela comandante para a falta de fontes de proteína foi o canibalismo. Se você ainda não tinha pensado em como eles se livravam dos corpos dos mortos na arena de luta, agora já sabe. Mas essa ainda nem é a pior parte, já que seria justificável pelo bem da sobrevivência do grupo.

O problema é que Kane, seguido por vários outros sobreviventes, se recusaram a comer a carne e foi o jeito com que essa situação foi lidada que se tornou o ponto sem volta para a alma das duas mulheres.

Descobrimos que foi Abby que fez Octavia implementar uma lei que punia com a morte os que não praticassem o canibalismo. Mas foi a Rainha Vermelha que teve que executar membros do próprio povo na frente de todos para dar o exemplo. Deu certo.

Foi a partir desse assassinato que Octavia se tornou a Blodreina, a tirana implacável que está levando seu povo para uma guerra que eles não podem ganhar, mas a qual eles temem o suficiente para seguir mesmo assim.

No trailer promocional do episódio 5x12 de The 100, que você confere aqui, podemos ver o início da batalha em que todos os lados têm alguém por quem torcemos e motivos razoáveis para clamar o Éden.

Até semana que vem, quando as linhas da guerra serão traçadas! Lembrando que o próximo episódio de The 100 vai ao ar no dia 31 de julho e será exibido pela The CW nos Estados Unidos.

O Minha Série está comemorando 10 anos em 2018 com novidades aos nossos fãs: conheça o Clube Minha Série, o nosso perfil no Instagram e não deixe de assinar a newsletter Intervalo, que traz semanalmente conteúdos exclusivos em um formato especial.