Como ativar a nova caixa de entrada do Gmail

Imagem de: Como ativar a nova caixa de entrada do Gmail

Algumas contas foram atualizadas automaticamente. (Fonte da imagem: Reprodução/ShowMeTech)

Uma atualização disponibilizada recentemente pelo Gmail tem sido aplicada de forma automática a algumas contas. Por meio de um recurso bastante eficaz de organização de mensagens por categorias, a nova caixa de entrada desse tão popular serviço de envio e recebimento de emails promete facilitar o gerenciamento de conteúdo online.

Contudo, certos usuários ainda não foram agraciados pelo tal serviço. Acompanhe este tutorial e saiba como ativar a nova caixa de entrada do Gmail.

Este é o visual da nova caixa de entrada do Gmail. (Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Passo 1 – Configure sua caixa de entrada

Ativar este novo recurso oferecido pelo Gmail é bastante simples. Primeiramente, e por óbvio, você deverá estar logado em sua conta. Na página de email aberta, note que um ícone que imita uma engrenagem estará disposto no canto superior direito da tela.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Clique sobre ele e selecione a opção “Configurar caixa de entrada” – o segundo e último passo deste tutorial vai exigir apenas a ativação de determinadas categorias de mensagens (que serão mostradas em forma de abas na página inicial de sua conta Gmail).

Passo 2 – Selecione as guias

Após clicar em “Configurar caixa de entrada”, uma nova página será mostrada. Escolha, então, quais dentre as cinco categorias mostradas deverão ser exibidas lado a lado, como guias, sempre que você ativar o seu email:

  1. Principal: exibe conversas e mensagens não compartilhadas entre outras guias;
  2. Social: possibilita a visualização de recados trocados via redes sociais;
  3. Promoções: concentra o envio de email de marketing em um único lugar;
  4. Atualizações: mostra dados pessoais gerados automaticamente; e
  5. Fóruns: reúne todos os grupos de discussão dos quais você faz parte.

Nota: a opção “Mensagens marcadas com estrela” pode ser também ativada. Se ela for habilitada, todos os emails marcados por estrelas (favoritos) serão automaticamente direcionados à aba “Principal”. (Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Determinou quais categorias deverão ser mostradas sempre pela sua conta? Pois então encerre o processo todo selecionando a opção “Salvar” e pronto. A nova caixa de entrada do Gmail foi, em poucos minutos, ativada.

Primeiros passos

Ao executar o novo serviço de gerenciamento de emails, uma mensagem de boas-vindas será exibida pelo Gmail. Você pode esmiuçar as novas opções deste recurso clicando em “Saiba mais...” ou, se preferir, pode também clicar sobre “OK, entendi.”. Mas e como organizar as suas novas categorias?

(Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Pode ser que uma das suas abas esteja vazia (conforme mostrado pela imagem acima). Para personalizar e, portanto, ativar uma ou outra categoria, basta clicar sobre a tal engrenagem, e selecionar as opções Configurações > Filtros.

(Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Perceba que será possível “Criar um novo filtro” – escolha quais mensagens poderão chegar até a aba selecionada (no nosso caso, à “Social”) através do preenchimento das informações pedidas (“assunto”, “remetente”, “destinatário”, “contém as palavras” e “não tem”). Para editar de forma avançada esse controle, clique sobre “importar filtros” e selecione, em seu computador, um arquivo específico que já contenha as configurações de gerenciamento de conteúdo.

....

Apesar de possibilitar a edição avançada das preferências de cada uma de suas abas, o gerenciamento nativo de email oferecido pela nova caixa de entrada do Gmail é capaz de organizar, de forma simples e objetiva, os principais emails de qualquer usuário. A sua conta foi atualizada automaticamente? Quais são as suas impressões acerca desta nova ferramenta de organização de conteúdo?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.