Hands-on: testamos o Kingston MobileLite Wireless

Imagem de: Hands-on: testamos o Kingston MobileLite Wireless

Inegavelmente, os tablets e smartphones estão dominando cada vez mais o mercado de aparelhos eletrônicos. São dispositivos leves, atraentes, confortáveis e com um poder de processamento que se equipara cada vez mais com os bons e velhos notebooks. Ainda assim, a falta de um bom espaço para armazenamento de arquivos ainda incomoda muita gente – sejamos sinceros: 32 GB ou mesmo 64 GB são insuficientes para quem utiliza seu gadget de forma mais ativa, assistindo a filmes, criando documentos e tirando fotos constantemente.

Foi pensando em uma forma de expandir a capacidade de armazenamento de qualquer dispositivo móvel (independentemente do tamanho, configurações ou sistema operacional) que a Kingston anunciou recentemente o MobileLite Wireless, um leitor de pendrives e cartões de memória capaz de transferir dados através de uma conexão sem fio.

A ideia pode parecer confusa de início, mas o acessório funciona de maneira bastante simples. Insira sua mídia de armazenamento removível em alguma das entradas do periférico, ligue-o e acesse os arquivos armazenados nela através de seu tablet ou celular com sistema operacional Android ou iOS. O Tecmundo esteve presente na Eletrolarshow 2013 – evento que ocorre em São Paulo até dia 18 de julho –, e conversamos com Gerardo Rocha, diretor-executivo da marca no Brasil, que fez questão de nos mostrar em detalhes como o MobileLite Wireless funciona.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Fios? Nunca mais!

A primeira coisa que chama a atenção no MobileLite Wireless é sua incrível portabilidade: o gadget é bem leve e relativamente pequeno, podendo ser levado no bolso sem quaisquer problemas. De um lado da “caixinha” encontra-se o slot para cartões SD; do outro, uma porta USB normal e uma mini USB. Durante o teste, conectamos um cartão de memória e um pendrive ao mesmo tempo, acessando os arquivos presentes em ambos através de um iPad e um iPhone (o aplicativo necessário para utilizar o acessório só está disponível, por enquanto, para iOS e Android).

Gerardo explica que não há um limite exato para o número de dispositivos que podem conectar-se no MobileLite Wireless ao mesmo tempo, mas o ideal é não ultrapassar três aparelhos para evitar quedas de desempenho. O app funciona como um explorador de arquivos comum: bastou abri-lo e aguardar um rápido pareamento e em segundos pudemos visualizar fotos, executar músicas, assistir a vídeos e gerenciar todos os documentos presentes nas mídias removíveis sem utilizar qualquer tipo de fio.

O tempo de resposta e de sincronização impressiona. Não houve engasgos mesmo quando reproduzimos um filme em alta definição através da conexão sem fio. A transferência de arquivos também ocorreu sem problemas e, no geral, o dispositivo se mostrou bem agradável e útil para quem não quer depender de serviços de armazenamento na nuvem.

Vale observar que, além de servir como um centralizador para compartilhamento de arquivos, o MobileLite também serve como recarregador portátil para seus dispositivos mobile. Basta carregar a bateria interna do acessório (através de um cabo USB comum) e depois conectá-lo em seu gadget (também através de uma porta USB).

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Uma invenção e tanto

Em suma, o MobileLite Wireless é um produto bem interessante e realmente útil para diversas situações de nosso cotidiano, eliminando de uma vez aqueles fios incômodos e inconvenientes. O aparelho está atualmente sendo homologado pela Anatel e deve chegar às gôndolas varejistas entre o final de agosto e início de setembro (também será possível adquiri-lo por lojas virtuais). Vale a pena ficar no aguardo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.