Cientistas utilizam o som para criar levitação "complexa"

Imagem de: Cientistas utilizam o som para criar levitação "complexa"

Um dos maiores sonhos da raça humana é conseguir poderes que possibilitem a execução de atividades especiais, como é o caso da telecinese. Dessa maneira, você seria capaz de fazer com que os objetos se mexessem sem precisar tocar neles — ou seja, é como se você tivesse parte dos poderes do Professor Xavier, dos X-Men.

Tentando fazer com que objetos se movam sem o toque, cientistas já utilizaram ondas de som e magnetismo para que botões e coisas do gênero levitassem. Agora, uma equipe de estudiosos da Suíça trabalha para levar esse “poder” para um nível superior, sendo que eles conseguiram manipular gotas de água e café por um pequeno instante, como é possível conferir no vídeo acima.

A técnica ainda não é perfeita

Dessa maneira, pequenos objetos foram guiados e até mesmo girados por meio de ondas de som intensas. Para que isso pudesse acontecer, foi necessário trabalhar com uma frequência extremamente alta, taxa que é alcançada a partir dos 160 decibels. Em situações normais, isso seria perigoso para audição humana, mas os pesquisadores trabalharam em um nível em que o som não é captado pelo ouvido humano.

Por enquanto, a técnica de criar levitação através de ondas é limitada, sendo possível movimentar apenas pequenos objetos — que são controlados com a alteração da emissão do som. No entanto, os estudiosos envolvidos no caso estão trabalhando para melhorar a capacidade deste método, sendo que o próximo passo é fazer com que esferas de metal possam “voar”.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.