Hollywood é cheia de artistas parecidos, boa parte deles irmãos: Luke, Liam e Chris Hemsworth; Vera e Taissa Farmiga; Mary-Kate, Ashley e Elizabeth Olsen; Maggie e Jake Gyllenhaal; Dakota e Elle Fanning... Além disso, existe outra categoria: artistas que são cara de um, focinho de outro — mas sem relação nenhuma.

Há até quem confunda artistas, ou pelo menos os filmes que eles fazem. Mas é bem justificável: alguns parecem ter sido separados na maternidade. Lá fora, existe até uma palavra para isso: doppelgänger (baseado em um ser do folclore alemão que tem a capacidade de imitar outra pessoa). Aqui no Brasil, a gente chama de sósia mesmo. O que importa é que eles são iguaizinhos. Confira a lista!

1. Isla Fisher e Amy Adams

Colocadas uma ao lado da outra, as diferenças ficam mais proeminentes. Apesar disso, o cabelo ruivo garante que muita gente as confunda em filme. Isla Fisher é a que atua em Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, Truque de Mestre e Scooby-Doo: O Filme. Já Amy Adams é a estrela de A Chegada, Encantada e Trapaça. No terror noir Animais Noturnos, estão as duas: e pode ter sido proposital, uma vez que o longa acompanha a personagem de Adams lendo um romance de seu ex-marido, no qual Fisher interpreta a esposa do protagonista.

2. Javier Bardem e Jeffrey Dean Morgan

A comparação entre os dois é outra que vem de longa data. Apesar dos traços claramente hispânicos de Javier Bardem, ele e o estadunidense Jeffrey Dean Morgan são cara de um, focinho do outro. Olhos, sobrancelhas, boca, queixo e até a barba fazem com que os dois possam interpretar irmãos, se quisessem. Talvez, isso não tenha acontecido porque os dois fazem filmes de tipos muito diferentes.

Morgan interpreta há anos o vilão da série The Walking Dead, além de ter tido papéis importantes em Grey's Anatomy e Supernatural. Já Bardem é um dos queridinhos do cinema cult: além de ter ganhado Oscar por Onde os Fracos Não Têm Vez, estrelou filmes de diretores consagrados no ramo, como Vicky Christina Barcelona (Woody Allen) e mãe! (Darren Aronofsky).

3. Natalie Portman e Millie Bobby Brown

Natalie Portman começou a carreira muito cedo: aos 13 anos despontou como Mathilda, uma menininha que quer se vingar em O Profissional. Desde então, sua carreira só cresceu, passando por filmes como Cisne Negro (que lhe rendeu um Oscar), Closer: Perto Demais e V de Vingança.

Millie Bobby Brown parece estar seguindo um caminho semelhante. Ela começou com um pequeno papel em Once Upon a Time, aos 9 anos, para depois conseguir um fixo na série Intruders. Mas foi aos 12 anos que ela ficou conhecida mundialmente, ao interpretar a Eleven em Stranger Things, chegando a ganhar prêmios do SAG e no MTV Movie & TV Award. Será que ela vai seguir a carreira estável de Natalie Portman? No momento, ela está chegando ao cinema com a continuação de Godzilla.

E claro: elas bem que podiam interpretar irmãs ou mãe e filha algum dia, não?

4. Jada Pinkett Smith e Zoe Saldaña

Muita gente conhece Jada Pinkett Smith por ser a amada esposa de Will Smith, mas ela tem uma carreira sólida como atriz. Começou bastante jovem, na série A Different World, e anos mais tarde participou da trilogia Matrix e da série Gotham.

Já Zoe Saldaña é uma das queridinhas da atualidade, especialmente de filmes de ação. Ela é a única atriz a estar em dois títulos cuja bilheteria ultrapassou US$ 2 bilhões: Avatar e Vingadores: Guerrra Infinita. Além disso, ela interpreta uma personagem recorrente em Star Trek. Parece que gostam de vê-la coberta de tinta, não?

5. Sarah Hyland e Mila Kunis

Sarah Hyland é bastante conhecida por interpretar Haley Dunphy na série Modern Family — há quase 10 anos. Ela começou no papel aos 19, um pouco mais velha do que a personagem, que tinha algo entre 14 e 15 anos.

Já Mila Kunis passou por uma situação inversa: ela mentiu a idade para fazer o teste para o papel de Jackie, em That's 70 Show. Ela tinha meros 15 anos! Quando foi selecionada, os produtores tiveram que conseguir várias autorizações para que ela interpretasse o papel. Desde então, ela não parou mais de atuar, brilhando em filmes como Amizade Colorida e Cisne Negro.

A semelhança das duas provavelmente tem mais a ver com o porte e os grandes olhos oliva, mas não deixa de ser notável.

6. Bryce Dallas Howard e Jessica Chastain

Pode ser mais um caso de atrizes ruivas que se parecem? Sim, mas existe alguma semelhança entre as duas para além disso: olhos e boca, por exemplo. Ou o fato de as duas interpretarem basicamente todos os papéis de ruivas em filmes de ação da atualidade.

Jessica Chastain se dedicou por muitos anos ao teatro, fazendo apenas pequenos papéis na TV, até ser conhecida por A Árvore da Vida. Desde então, ela tem sido escolhida para personagens com cada vez mais destaque, especialmente de dramas com certa ação, como Interestelar, O Caçador e a Rainha de Gelo e A Colina Escarlate. Já Bryce Dallas Howard ganhou destaque como Gwen Stacy, em Homem-Aranha 3, e atualmente está na super-rentável franquia Jurassic World. Curiosidade: as duas atuaram em Histórias Cruzadas!

7. Natalie Portman e Keira Knightley

A semelhança entre as duas foi notada há muito tempo: isso chega a aparecer na ficção em Star Wars: Episódio I — Ameaça Fantasma. Na trama, a princesa Padmé (Natalie Portman) convence a plebeia Sabé (Keira Knightley) a se passar por ela mesma, enganando muita gente.

Desde então, as duas são sempre comparadas. Mesmo que tenham carreiras completamente diferentes! Afinal, enquanto Natalie Portman se dedicava a dramas contemporâneos (como Cisne Negro), Keira Knightley parece ter uma predileção por filmes de época, como Piratas do Caribe e Orgulho e Preconceito.

8. Katy Perry e Zooey Deschanel

Morenas de olhos azuis da cor do céu parecem ser um tipo comum em Hollywood: podemos citar, além das duas, Emily Blunt. Mas a semelhança vai além disso: nariz, boca e maxilar também se parecem bastante. Será que é por isso que Katy Perry platinou o cabelo?

Brincadeiras à parte, as carreiras da cantora pop e da atriz queridinha de filmes indies não poderiam ser mais diferentes, por razões óbvias. Você deve se lembrar de Zooey Deschanel como uma adorável maluquinha em New Girl e 500 Dias com Ela, mas Katy Perry também tem suas contribuições como atriz! Ela interpretou papéis pontuais em séries como Raising Hope e How I Met Your Mother, arrancando boas risadas do público.

9. Taylor Swift e Avicii

A semelhança entre os artistas é tanta que a própria Taylor Swift chegou a brincar com isso em seu Instagram — e segundo ela, seus pais garantem que ninguém foi sequestrado na maternidade. Olhos, boca, sobrancelhas, nariz, cabelo... É claro que eles não seriam confundidos na rua, mas poderiam tranquilamente passar por irmãos. Será que a veia musical é de família?

10. Victoria Justice e Nina Dobrev

Apesar das carreiras completamente diferentes, a semelhança física é inegável. Ambas passariam por irmãs muito tranquilamente! De qualquer forma, isso parece difícil de acontecer, já que a búlgara Nina Dobrev demonstra certa predileção por papéis mais sombrios, como a série The Vampire Diaries e o filme Além da Morte.

Victoria Justice, por outro lado, é uma das queridinhas da Nickelodeon: ela ficou conhecida por seu papel em Zooey 1001, para depois estrelar a própria série, Brilhante Victória. E como toda atriz de séries infantis, ela também tem um bocado de músicas lançadas. Será que ela vai continuar a investir na carreira musical ou focar na atuação e deixar isso para Ariana Grande? Só o tempo dirá.

11. Zachary Quinto e Eli Roth

Os dois atores certamente são responsáveis por causar bastante confusão no público. Mas também, pudera: além da semelhança física, os dois costumam ser escalados para papéis bastante parecidos, geralmente um pouco "esquisitões".

Zachary Quinto esteve em várias temporadas de American Horror Story, além de filmes como Star Trek e séries como Star Trek e 24 Horas. Entretanto, é com Eli Roth que a coisa fica realmente sombria: ele está em Bastardos Inglórios, O Albergue e Semente do Mal — além de ser produtor por trás de vários longas de terror.

12. Julie Bowen e Elizabeth Banks

Apesar de os olhos de Elizabeth Banks chamarem bastante atenção, a ponto de ser difícil de fato confundir as duas, as atrizes são bastante semelhantes. E ambas dedicadas à comédia: Banks em filmes como A Escolha Perfeita e O Que Esperar Quando Você Está Esperando — até mesmo sua personagem em Jogos Vorazes é cômica, ainda que de uma maneira meio triste. Já Julie Bowen está há quase 10 anos interpretando Claire Dunphy em Modern Family, e a surpresa é que, quando Banks interpreta Sal na série, as duas não são parentes!

13. Will Arnet e Patrick Wilson

Outra dupla que confunde MUITO são esses dois, até porque a maior diferença, a cor dos olhos, não é captada bem pela câmera. Se você descobriu agora que são duas pessoas diferentes, a gente explica: Will Arnet é o de Arrested Development, Lemony Snicket: Desventuras em Série e Up All Night. Já Patrick Wilson está em Sobrenatural (a série de filmes), Invocação do Mal e Fargo. Então anote aí: se é comédia, é Will Arnet; se é terror, é Patrick Wilson.

14. Logan Marshall Green e Tom Hardy

Logan Marshall Green se parece mais com Tom Hardy do que o próprio Tom Hardy! De um lado, o ator de Prometheus, The O.C. e Prison Break. Do outro, temos o bem-sucedido ator de Mad Max: O Regresso e Peaky Blinders: Sangue, Apostas e Navalhas.

15. Heath Ledger e Joseph Gordon Levitt

A semelhança entre os dois é assombrosa, e o fato de ambos terem estrelado 10 Coisas que Eu Odeio em Você não ajuda nada: muita gente achava que os personagens eram irmãos. A partir daí, as carreiras seguiram rumos diferentes.

Joseph Gordon Levitt esteve em 500 Dias com Ela, A Origem e Como Não Perder Essa Mulher. Já o saudoso Heath Ledger (já falecido há alguns anos) brilhou em Coração de Cavaleiro, O Segredo de Brokeback Mountain e claro, Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Este texto foi escrito por Verenna Klein via nexperts.