Todos devem concordar que os personagens dos filmes de terror fazem coisas bem idiotas, não é verdade? Eles praticamente se entregam de bandeja para os assassinos, monstros e espíritos malignos. Chega a ser cômico para nós a forma como eles morrem, muitas vezes sem a menor necessidade.

Quando eles vão aprender? Não sabemos, mas selecionamos as 20 decisões mais absurdas nos filmes de terror.

1. Elas sempre dão abertura para pessoas doidas

Bem, na maioria das vezes, é difícil conhecer as verdadeiras intenções de um estranho. Nos filmes de terror, porém, as pessoas ignoram todos os tipos de sinais sobre personagens obviamente esquisitos. Quando você vê um gerente de um motel bizarro com um monte de pássaros mortos pendurados nas paredes do escritório, é melhor você ir embora e dirigir um pouco mais até o próximo motel.

2. Elas sempre vão para lugares escuros

Às vezes você realmente não consegue sair do escuro e ir para um lugar iluminado, especialmente em um filme de terror. Mas por que as pessoas decidem que a melhor opção é quarto/sala mais escuro que se possa imaginar? Isso fica bem nítido no longa Quando as Luzes se Apagam, cuja história tem um monstro não pode ficar em lugares com luz.

3. Elas vão para porões escuros, úmidos e assustadores

Não há nenhuma razão inteligente para qualquer pessoa em um filme de terror entrar em um porão escuro e assustador. Nada de bom acontece em um porão. Mas não adianta avisar, elas sempre descem para aquele abismo carregando uma lanterna ou um isqueiro (!). Nessa hora, você já sabe que vem susto (ou raiva por causa da burrice).

4. Elas vão para a casa assombrada mais próxima

Você já sabe como vai acontecer. Está escuro e sombrio do lado de fora, e os personagens principais estacionam em frente a uma casa construída pelo próprio Satanás. Eles olham em volta por um segundo, como se nada estivesse errado, e vão para a porta da frente como se não estivessem prestes a ser brutalmente assassinados.

5. Elas sempre entram na floresta

Quantas pessoas em filmes de terror morreram porque pensaram que entrar na floresta seria uma boa ideia? Quase todas, né? Desde sair de férias em uma cabana isolada até escolher o meio do mato para namorar, os personagens até hoje não aprenderam que nada de bom sairá dali.

6. Elas continuam morando em casas assombradas

Para muitos personagens de filmes de terror, é difícil saber se a casa deles é assombrada. Eles não aceitam os sinais. Às vezes, tudo parece normal até as portas começarem a bater e passos começarem a ser ouvidos. Tudo bem que é difícil abandonar seu próprio lar, mas por que eles permanecem mesmo depois de ter provas tenebrosas de que aquele lugar é assombrado? Se você vir evidências em vídeo de um fantasma assassino, saia da casa o mais rápido possível antes que ele o mate. É bom se ajudar, né?

7. Elas incentivam o assassino a matá-las

Com tanto estresse, ansiedade e emoção acontecendo ali na ação, até faz sentido que os personagens não estejam pensando com clareza. Nesse caso, o herói geralmente está tão irritado e desesperado que grita com o assassino para matá-los. Não é nada inteligente... O único trabalho de um maníaco com serra elétrica é matar. Não é preciso incentivá-lo.

8. Elas seguem o rastro de sangue

Quando uma pessoa em um filme de terror vê um rastro de sangue, ela geralmente faz duas coisas: grita a plenos pulmões ou decide seguir o rastro. Por quê? Não há nada de gostoso no final dessa trilha. É apenas um assassino mascarado com facão segurando a cabeça decepada do seu amigo. É melhor chamar a polícia.

9. Elas fazem contato com os espíritos do mal

Demônios geralmente são malignos. Eles não são legais ou amigáveis ou querem bater um papinho com você por estarem entediados da vida no Inferno. Não, eles querem desgraçar sua cabeça, torturar e o matar. No entanto, por alguma razão, as pessoas em filmes de terror acham que a decisão óbvia é tirar o pó do velho tabuleiro Ouija e fazer contato com a vovó. Só que nunca é a vovó que está do outro lado. Quem está lá é um espírito obsessor que vai acabar com sua vida.

10. Elas ouvem um som e vão atrás para saber do que se trata

Nos filmes de terror, os sons sinistros são o truque mais antigo de todos. O rangido sutil de uma tábua ou a pancada no sótão criam grande suspense e mistério. A maioria das pessoas, se ouvem algum som em algum lugar, geralmente dão de ombros ou ficam assustadas, mas jamais vão lá ver o que é aquilo, pelo menos não sem proteção. Já em longas de terro, elas acham que são corajosas e investigam o barulho, geralmente no escuro com uma lanterna. Além disso, quase sempre ales gritam: "Olá?", revelando sua localização e permitindo fácil acesso do assassino.

11. Elas sempre ficam em lugares sem sinal de celular

Adolescentes geralmente querem ficar longe dos pais durante férias com amigos, mas os jovens em um filme de terror escolhem o local mais afastado e sem cobertura, para ficar bem difícil pedir ajuda mesmo.

12. Elas guardam objetos assustadores

A maioria das pessoas nos filmes de terror não acreditam no sobrenatural. Então, quando encontram uma boneca assustadora, uma caixa antiga ou um livro coberto de teias de aranha, elas não pensam duas vezes e guardam tudo.

13. Elas ficam presas em lugares idiotas

Mesmo quando uma pessoa tem a chance de fugir tranquilamente, ela decide correr para o lugar mais idiota que se possa imaginar e acaba presa. Enquanto isso, o vilão a mata sem dó. A cena da morte da personagem na portinha da garagem em Pânico é um excelente exemplo.

14. Elas nunca verificam o banco de trás

Se um assassino se esconder em algum lugar de um carro, quase sempre ele estará no banco de trás. No entanto, personagens de filmes de terror entram no veículo sem pensar duas vezes nem verificar qualquer coisa. Fora que eles sempre derrubam a chave antes.

15. Elas não contam que foram mordidas por um zumbi

Em todos os filmes de zumbis, em algum momento, um membro do grupo é mordido por um dos mortos-vivos. Em vez de contarem para todo mundo; afinal, já se tem uma ideia do que vem pela frente, os personagens escondem a informação e viram uma bomba-relógio. Até porque, depois de um tempo, fica bem fácil concluir que a pessoa está contaminada.

16. Elas se escondem em lugares óbvios

Banheiros, armários ou debaixo das camas são lugares óbvios para se esconder de um assassino. Ainda assim, por algum motivo as pessoas em filmes de terror acham que essas são as melhores opções.

17. Elas fazem barulho quando o assassino está perto

Bom, mas aí o personagem encontra um grande esconderijo com uma porta secreta de que o assassino nunca suspeitaria. Ele está quase salvo. O psicopata está a poucos metros de distância e, logo antes de ele sair, a pessoa faz barulho. Pode ser um espirro ou alguma coisa que cai. Seja o que for, o efeito é sempre o mesmo.

18. Elas tropeçam em tudo

Vai ser sempre assim. Se os personagens tiverem que fugir de um assassino com um gancho ou uma motosserra, vão tropeçar e machucar o tornozelo.

19. Elas realmente acreditam que o assassino morreu

Um assassino raramente morre na primeira vez que os personagens o "matam". Ainda assim, as pessoas sempre acham que ele se foi. Só porque você atirou e ele está deitado no chão, não significa que não vai se levantar e ir atrás de você.

20. Elas se separam do grupo

De todas as coisas que as pessoas fazem nos filmes de terror, se separar do grupo ou do amigo é uma das mais imbecis e clichês. Isso nunca dá certo.

Este texto foi escrito por Rodrigo de Lorenzi via nexperts.