Windows 8: como personalizar a tela de bloqueio

Imagem de: Windows 8: como personalizar a tela de bloqueio

Personalizando a tela de bloqueio (Fonte da imagem: iStock)

O Windows 8 trouxe uma série de mudanças para o sistema operacional, porém certamente as mais impactantes  – e também as mais percebidas – foram aquelas relacionadas a aspectos visuais. Entre essas alterações, está o modelo de tela de bloqueio adotado, que além de ser muito elegante conta com várias opções para a personalização disponibilizadas nas configurações do SO.

Tal flexibilidade deixou vários adeptos da nova versão do sistema operacional muito satisfeitos, afinal, quem não gosta de trocar os papéis de parede e mudar o sistema para deixá-lo com um pouco do seu estilo próprio? No entanto, nem sempre a imagem desejada está disponível nos modelos de papel de parede disponíveis.

Além disso, por se tratar de uma tela cuja visualização é menos frequente do que a da Área de trabalho, por exemplo, mudar a sua imagem pode ser um processo que acabamos deixando de lado. No entanto, existe um programa que traz diversas opções de imagem para você utilizar nessa tela ao alcance de um clique. Ficou interessado? Acompanhe o tutorial abaixo para saber mais sobre o LockPic e como realizar a tarefa. Por ser utilizado um app da Windows Store, a dica vale somente para o Windows 8.

Pré-requisitos:

Baixar LockPic

Localizando um wallpaper

O LockPic funciona a partir de uma única janela e a sua interface adota o padrão das novas aplicações para o Windows 8. Na tela principal você possui diversas imagens exibidas na forma de uma galeria de miniaturas. Logo ao abrir o aplicativo, você visualiza fotografias de todas as categorias e, para navegar entre elas, basta utilizar o scroll presente na parte inferior do software.

Tela principal do aplicativo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Caso você esteja buscando uma imagem específica, pode utilizar o campo de pesquisa para encontrá-la. A tarefa não tem segredo: basta digitar uma palavra-chave (em inglês) que defina o tipo de fotografia procurado e utilizar o botão “Search” para que os resultados sejam exibidos na tela. Após realizar uma busca, se você quiser repetir o procedimento, antes será necessário clicar em “Reset” para “limpar” o processo anterior ou digitar outro termo.

Realizando uma busca (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Se você quiser, pode refinar os resultados utilizando o filtro de tags presente na parte superior direita da interface. Você pode tanto escolher uma categoria para uma pesquisa quanto para a exibição das miniaturas já na página principal do programa.

Filtrando por tags (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Aplicando a imagem

Agora que você já sabe como obter a imagem ideal para a sua tela de bloqueio, está na hora de fazer a aplicação dela. Para isso, basta clicar na miniatura referente à fotografia que você deseja inserir, o que faz com que uma nova janela seja aberta com ela em tamanho completo (servindo, inclusive, como uma pré-visualização).

Para utilizar a imagem, é só clicar no botão “Set as Lock Screen Image”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Se você quiser salvar o conteúdo para o seu computador, para utilizar como um papel de parede para a Área de trabalho, por exemplo, pode usar a opção “Save to My Computer” e definir o local para realizar o armazenamento na imagem.

Salvando imagem no computador (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Da mesma forma, o programa também conta com opções para você compartilhar uma imagem, apenas clicando no botão social correspondente à rede social na qual você deseja fazê-lo. Há também como enviá-la por email.

Compartilhando nas redes sociais (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Também há como você atribuir uma nota a uma fotografia e observar como ela foi classificada por outras pessoas que utilizam o serviço. Além disso, você pode selecionar um item como favorito, para posteriormente ativar o filtro que exibe apenas imagens marcadas como preferidas.

favoritos e classificação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, você conhece uma fonte com diversos papéis de parede para a sua tela de bloqueio do Windows. Selecione a sua favorita e deixe o sistema com o seu toque pessoal até mesmo antes de efetuar o login.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.