Com tantos boatos e teorias circulando nas redes, uma coisa está mais que confirmada: não vamos parar de falar sobre Vingadores: Guerra Infinita e sua imprevisível sequência mesmo depois da estreia desta em maio de 2019.

Não por menos, decidimos compilar todas as especulações que não cessam de surgir nas redes e que algumas artes conceituais vazadas só fizeram aumentar o burburinho. Afinal, o que pode acontecer em Vingadores 4?

1. Alguns anos depois…

Algumas imagens vazadas de bastidores já revelaram Robert Downey Jr. como Tony Stark com cabelo grisalho e vestindo um uniforme da S.H.I.E.L.D. ao lado de Paul Rudd em seu traje de Homem-Formiga e Chris Evans no do Capitão América de Os Vingadores. Outras fotos mostram, ainda, Chris Hemsworth e Tom Hiddleston caracterizados como seus personagens tal como no filme de 2012, o que pode indicar a tal volta no tempo como tanto é comentada.

Vale lembrar que a escalação de elenco da filha de Scott Lang (Rudd) no novo filme sugere um lapso temporal com Guerra Infinita. Isso sem levarmos em consideração os eventos finais de Homem-Formiga e a Vespa.

2. Visão ressuscitado… e Ultron também?

Em sua tentativa de restaurar a consciência de Visão, é possível que Shuri tenha ressuscitado a mente cibernética de Ultron no processo, mas será que a Marvel estaria disposta a resgatar um dos seus antagonistas menos prezados pelo público?

Não por menos, é quase garantido que veremos outro personagem de Era de Ultron no quarto Vingadores. Pietro (Aaron Taylor Johnson) foi fotografado nos bastidores da produção, ainda que possa ser para uma cena de volta no tempo, como mencionado no tópico anterior.

3. Invasão Secreta

Fotos dos bastidores revelaram um novo figurino para Clint Barton (Jeremy Renner), e há quem tenha especulado que o Gavião Arqueiro terá uma cena no Japão enfrentando alguns membros da Yakuza que, na verdade, seriam Skrulls disfarçados aproveitando a oportunidade para invadir a Terra desprotegida.

O rumor se intensifica porque Capitã Marvel vai se aprofundar na mitologia Kree/Skrull no cinema à parte do que foi visto na série Agents of S.H.I.E.L.D.

4. Shuri: nova Pantera Negra… ou Coração de Ferro?

Mesmo que Killmonger tenha incendiado as ervas que concedem o poder do Pantera Negra, muito se fala que Shuri possa assumir as garras do herói de Wakanda, uma vez que T'Challa foi desintegrado com o estalar de dedos de Thanos.

Porém, desde que ela apareceu nas telas em fevereiro, muitos fãs esperam que a cientista possa ser a sucessora do Homem de Ferro nos cinemas, tal como Riri Williams/Coração de Ferro fizera nos quadrinhos. Não seria a primeira vez no MCU em que um personagem assume uma identidade contrária a sua, tal como James Rhodes como o Patriota de Ferro em Homem de Ferro 3, quando nos quadrinhos era a identidade de Norman Osborn na fase "Reinado Sombrio".

5. Um filho para Tony Stark

Há pouco tempo, publicamos que Gwyneth Paltrow teria dito que Tony e Pepper terão um filho em Vingadores 4 – o que poderia ser um mal-entendido da atriz em suas motivações para a personagem ou consequência das cenas falsas rodadas.

Entretanto, a ideia de um arco paterno na franquia (ainda mais com aquele que inaugurou o MCU) poderia ser uma interessante carga dramática para o novo filme, uma vez que Tony voltaria no tempo para salvar metade do Universo, mas as intervenções no passado poderiam retirar seu filho no futuro. Paira também a perspectiva de que a criança Stark cresça sem um pai vivo…

6. Seis Vingadores, Seis Joias do Infinito

Embora geograficamente separados, por alguma razão, a formação original dos Vingadores foi poupada ao final de Guerra Infinita, mas por quais motivos?

Existe a possibilidade de que cada membro esteja associado a cada Joia do Infinito (embora seja difícil ver outra pessoa com a Joia do Tempo senão Stephen Strange), assumindo o posto de portadores das Joias tal como os Celestiais no arco dos quadrinhos.

7. Dentro da Joia da Alma

De acordo com o cânone dos quadrinhos, a Joia da Alma tem, entre suas características, o poder de retirar os espíritos dos seres vivos e aprisioná-los para si, assim como pode os reconceder aos devidos donos. Além disso, os cineastas de Guerra Infinita confirmaram que a cena de Thanos com a Gamora criança no final não era um sonho, mas sim um acontecimento em realidade – e, se formos considerar o fundo alaranjado, então a Joia da Alma possui um espaço próprio onde detém as almas retiradas com a Manopla do Infinito.

O que isso significa? Tal como Gamora, é possível que vejamos os heróis e os tantos outros seres eliminados do Universo convivendo nesse espaço, embora Thanos pareça ter escolhido falar exclusivamente com a sua filha adotiva.

8. Steve Rogers e Natasha Romanoff juntos?

Românticos de plantão supõem que o Capitão América e a Viúva Negra tenham se reaproximado no exílio após os acontecimentos de Guerra Civil, não se tratando mais de um beijo para constranger olhares alheios como visto em O Soldado Invernal.

Embora tal relacionamento nem tenha chegado a ser implícito em Guerra Infinita, Vingadores 4 pode mostrar o centenário herói tendo finalmente uma merecida companhia.

9. Morte ao Homem de Ferro e ao Capitão América?

Logo quando muitos esperavam que Tony Stark e Steve Rogers fossem eliminados da equação de Guerra Infinita, ambos os heróis chegaram ao desfecho do filme nada ilesos, mas vivos o suficiente para viver um novo dia e destinados a vingar aqueles apagados por Thanos. A ideia não é ser pessimista, mas será que o fim de Homem de Ferro e Capitão América será iminente em Vingadores 4?

Os rumores se alimentam principalmente do fato de Chris Evans ter revelado que, até onde se sabe, as então duas partes de Guerra Infinita seriam suas últimas participações no Universo Cinematográfico Marvel, sem contar aquela linha de diálogo em que Rogers fala para Visão que "não negociamos vidas". E se, no intuito de resgatar aqueles que se foram, os Vingadores originais negociassem as próprias vidas em prol de outras?

Por mais que Robert Downey Jr. ainda seja uma das figuras mais chamativas para as produções da Marvel, talvez esteja chegando a hora de se despedir do astro em um prometido final para a linha narrativa que começou em 2008.

10. Uma nova Asgard na Terra

Embora a Marvel Studios não tenha confirmado um quarto filme do Thor (ainda mais com Chris Hemsworth mencionando que sua participação na franquia está completa), é inegável que o Deus do Trovão viu sua popularidade aumentar após suas empolgantes cenas em Guerra Infinita, provando que alcançou, enfim, a sua melhor forma no cinema.

Se uma nova leva de longas solo do herói parece improvável, Vingadores 4 ao menos pode nos mostrar os asgardianos sobreviventes ao lado de Valquíria e (possivelmente) Korg rumo ao nosso planeta ou, mais precisamente, para a encosta onde Odin se despediu de seus filhos e que pode ser o local escolhido para os asgardianos erguerem sua nova morada; mas será que a Marvel investiria um específico tempo de tela para desenvolver uma subtrama sobre imigração?

11. Loki não morreu?

Circula uma teoria maluca de que o Deus da Trapaça (Tom Hiddleston), na bem da verdade, teria forjado a própria morte e se disfarçado de Bruce Banner para fugir de Thanos a fim de esperar um momento oportuno para colocar a sua própria mão na Manopla do Infinito. Se boa parte disso soa um completo absurdo – ainda mais porque banalizaria o sacrifício feito pelo anti-herói no início de Guerra Infinita –, a especulação não é assim tão inviável.

Uma vez que se presume que o personagem estará presente na cena de volta ao tempo da Batalha de Nova York, fica a hipótese de que Loki tenha conhecimento da Manopla e passe a alimentar uma ambição maior do que possuir um reino para si, o que dificultaria a jornada dos Vingadores sobreviventes no suposto impedimento da cruzada de Thanos atrás das Joias.

12. O Filho de Thanos

Se Thanos voltará em Vingadores 4, então nada mais digno do que ter um aliado a par do poder do Titã Louco. Thane, seu filho perdido, poderia ser uma aposta para figurar ao lado dos Vingadores restantes, ainda mais que boa parte do roteiro de Guerra Infinita tem personagens inspirados no arco "Infinito" das HQs publicadas em 2013, como a própria Ordem Negra.

Entretanto, trabalhar outra subtrama paterna de Thanos poderia ser exaustivo para a narrativa do novo longa que, provavelmente, ainda se dedicará à relação do Titã com Gamora e, quem sabe, com Nebulosa.

13. Thanos se juntando aos Vingadores?

Não há dúvidas de que Josh Brolin entregou um trabalho incrível com sua performance de Thanos, a ponto de muitos desejarem ver o Titã Louco em ação por mais tempo justamente por ser um vilão com motivações (relativamente) críveis e até mesmo empáticas. Para quem ficou querendo mais, é garantido que Thanos estará de volta em Vingadores 4, mas… e se ele estivesse ao lado dos heróis dessa vez?

Embora seja difícil imaginar qualquer Vingador compactuando com o maior genocida do Universo, uma trégua seria possível caso ambas as partes precisassem enfrentar uma ameaça maior, com Thanos mostrando-se arrependido de ter sacrificado sua filha favorita.

14. Vingador contra Vingador

Se ter colocado o Homem-Aranha enlaçando as pernas do Homem-Formiga divertiu o público em Capitão América: Guerra Civil, nada impede uma nova chance de ver heróis duelando entre si.

Tal rumor surgiu com o fato de Nebulosa (Karen Gillan) ter um importante arco narrativo em Vingadores 4, o que a levaria a confrontar sua maligna versão pregressa (quando ainda auxiliava Ronan, o Acusador) e ter uma trama de redenção. Além disso, chamou a atenção o fato de as viagens no tempo pelo Reino Quântico possivelmente levarem os heróis a se confrontarem diretamente com os seus "eus" do passado, o que faria um conflito de ideias se tornar um embate físico. Afinal, vai que o Thor pensa que esse Tony Stark do futuro é uma arapuca do Loki!

15. Capitão América levanta o Mjölnir

Segundo informações de um roteiro vazado, Capitão América e Thor (em suas versões atuais) vão enfrentar Thanos novamente, mas o Deus do Trovão seria explodido quando o Titã Louco desfere todo o poder da Manopla do Infinito sobre o asgardiano. Na sequência, Steve Rogers conseguiria empunhar, enfim, o Mjölnir e se tornar digno dos poderes de Thor. Mas, afinal, de onde viria o martelo que fora destruído por Hela em Ragnarok?

Embora tal afirmação tenha cara de ser coisa dos roteiros falsos distribuídos pela própria produção ao elenco – ainda mais porque a atual arma de Thor é o Rompe-Tormentas forjado em Nidavellir –, o novo embate contra Thanos pode ser situado em um passado da linha do tempo do MCU, quando Thor ainda detinha seu icônico martelo. De qualquer forma, seria empolgante ver o Capitão América tendo um momento não menos que épico.

Questionados pelo Huffington Post sobre tal possibilidade, os diretores Anthony e Joe Russo, respectivamente, afirmaram que se tratava de uma questão para "futuros contadores de histórias" e que era "um pouco específica demais para responderem".

16. O Reino Quântico

Homem-Formiga e a Vespa acontece quase que em paralelo aos eventos de Guerra Infinita, mas os fãs finalmente tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Reino Quântico, ainda mais que tudo indica que será de grande importância para o próximo filme.

Considerando a fala de Hank Pym (Michael Douglas) ainda no filme de 2015 e a de Janet van Dyne (Michelle Pfeiffer) na sequência recém-lançada nos cinemas, estar no Reino Quântico pode acarretar uma completa perda da noção do tempo. E, se formos levar em conta a primeira cena pós-créditos da nova aventura estrelada por Paul Rudd, Scott Lang pode acabar encontrando uma brecha no futuro e contatando um Tony Stark anos mais velho – e potencialmente interessado em desvendar/aprimorar a tecnologia por trás do Reino Quântico.

Ainda assim, não sabemos precisamente com qual finalidade Stark e Pym regressarão aos eventos do passado, a não ser pela óbvia motivação de conter Thanos antes mesmo de calçar a Manopla do Infinito. Será que Vingadores 4 começará exatamente onde Homem-Formiga e a Vespa termina ou teremos alguma surpresa logo no início?

17. Hulk salva o dia

Os trailers nos enganaram, e não vimos Bruce Banner se transformar em Hulk dentro da Hulkbuster ou até mesmo correndo com os outros Vingadores na Batalha de Wakanda em Guerra Infinita, mas a arte conceitual vazada há algumas semanas indica que o Gigante Esmeralda estará de volta no próximo longa.

Como se isso não bastasse, há quem esteja confabulando que Hulk queira uma revanche contra o Titã Louco e conquistará sua vitória, ainda mais tendo em mãos uma suposta Manopla criada por Stark – ou até mesmo uma nova forjada por Eitri, já que o molde daquela utilizada por Thanos ainda se encontra em Nidavellir.

18. Uma pista em Capitão América: Guerra Civil

Cientes do vazamento das fotos de bastidores da nova produção e das teorias que os fãs têm confabulado, os diretores Joe e Anthony Russo afirmaram em um podcast que tais especulações não devem ser tratadas como definitivas e que o público deveria se atentar para uma tecnologia apresentada em uma cena de 5 minutos em Capitão América: Guerra Civil.

A tecnologia em questão é a "Binária Argumentação de Frame Ornamental", que ajuda Tony Stark a visualizar eventos pregressos a fim de se recuperar de traumas pessoais – o que, de fato, é um dos motes da trama do filme de 2016. Juntando tais informações, é possível que Stark aprimore a sua tecnologia particular (provavelmente com o auxílio de propriedades do Reino Quântico) na tentativa de rever uma brecha para a única possibilidade de vitória entre as 14 milhões previstas pelo Doutor Estranho, justificando as viagens no tempo ao lado de Scott Lang.

19. Novos heróis?

Apesar das baixas sentidas nos finais de Vingadores: Guerra Infinita e Homem-Formiga e a Vespa, heróis que ficaram de fora das batalhas contra Thanos poderiam se juntar à causa no próximo filme – todavia, não devemos esperar que os Defensores ou o Ghost Rider apresentado em Agents Of S.H.I.E.L.D. deem as caras nos cinemas.

No caso, falamos de personagens que circundam o núcleo do Homem-Formiga, como Bill Foster (o Golias), Fantasma e até mesmo em Estatura, o alter ego da filha de Scott Lang nos quadrinhos – inclusive, alguns portais sugerem que a atriz Emma Fuhrman possa viver a jovem heroína. Quem mais poderia participar?

20. Desafio Infinito

Se a teoria acerca da forja de uma nova Manopla do Infinito requisitada por Stark se provar verdadeira, é possível que os Vingadores sobreviventes se empenhem em fazer as viagens no tempo para resgatar as Joias do Infinito antes de Thanos as reivindicar por conta própria.

Cientes das pedras escondidas no Cetro e no Tesseract, Stark e Pym voltariam para a Batalha de Nova York, enquanto Thor e Rocky (e a Capitã Marvel, quem sabe…) ficariam a cargo das Joias da Realidade e do Poder em Lugar Nenhum e em Xandar. Tendo em vista que só Gamora tinha o conhecimento da localização da Joia da Alma (porém, há quem tenha contado isso para ela), resta saber como ficaria o caso da Joia do Tempo, que, até então, integrava o Olho de Agamotto portado pelo Doutor Estranho.

No entanto, mexer no passado é também alterar o futuro, e não vamos descartar as chances de que Thanos também tenha suas medidas preventivas…

21. A batalha final?

Um rumor no Reddit aponta que, estando os Vingadores em posse das Joias do Espaço e da Mente, o próximo passo seria resgatar a Joia do Poder guardada pela Tropa Nova no planeta Xandar. Chegando lá, porém, os Heróis Mais Poderosos da Terra se defrontariam com um ataque antecipado de Thanos e a Ordem Negra.

Não por acaso, a única pedra que não vemos o Titã Louco conquistando em cena em Guerra Infinita é a Joia do Poder – justamente, a que já se encontra afixada à Manopla ao início do filme. Poderá ser uma sequência empolgante de assistir; por outro lado, ainda não parece com a sequência descrita por Sebastian Stan (o Soldado Invernal), tendo Michael Douglas e Michelle Pfeiffer ao lado de um grande elenco em cena.

O ator Josh Brolin também chegou a comentar a respeito de uma cena em que Thanos lutaria contra a Capitã Marvel e o restante dos Vingadores.

Veja também:

Este texto foi escrito por Thiago Cardoso via nexperts.