LibreOffice será otimizado pela AMD, novo membro da consultoria da TDF

Imagem de: LibreOffice será otimizado pela AMD, novo membro da consultoria da TDF

"O futuro é fusão", literalmente. (Fonte da imagem: Reprodução/NotebookCheck)

A AMD, uma das maiores fabricantes de componentes eletrônicos do mundo, agora faz parte do comitê consultivo da The Document Foundation (TDF). A intenção dessa nova configuração política é otimizar determinados serviços a partir do compartilhamento de informações e conseguinte aperfeiçoamento de certos códigos (o Calc, aplicativo de planilha disponibilizado pelo LibreOffice, por exemplo, deverá ser um dos primeiros programas a ser atingido pelas melhorias de programação e de hardware elaboradas pelo tal comitê).

De acordo com Manju Hedge, vice-presidente da Heterogeneous Solutions na AMD, vai ser possível obter, de fato, a performance máxima de determinados dispositivos – por vezes não utilizados de forma plena por certos softwares. “É ótimo trabalhar no LibreOffice com a TDF para expor o poder das GPUs e APUs da AMD primeiramente para os usuários de planilhas”, comenta o executivo.

Os resultados dessas parcerias poderão ser devidamente consultados especialmente por quem usa os recursos do LibreOffice. “O crescimento do desempenho nas GPUs de hoje, e especialmente nas APUs revolucionárias da AMD de amanhã, vai ser exposto para os usuários do LibreOffice”, afirma Michael Meeks, engenheiro do SUSE e membro do conselho da TDF.

Desempenho melhorado

E como implementar de forma eficaz os aperfeiçoamentos de hardware aos softwares e aos usuários? Através da tecnologia Heterogeneous System Architecture (HSA), desenvolvida justamente pela AMD – não por acaso o mais novo membro da consultoria da TDF. A HSA é uma arquitetura que pretende revolucionar o funcionamento de CPUs, GPUs e de outros processadores por meio de um esquema harmônico de montagem, estruturado sobre um único pedaço de silício.

O software Calc deverá receber as primeiras melhorias. (Fonte da imagem: Reprodução/Extremetech)

Conforme já mencionado, os usuários do pacote LibreOffice serão os primeiros agraciados com as tais melhorias. A intenção, contudo, é estender a HSA à comunidade como um todo. Podemos esperar máquinas com performance otimizada para os próximos meses ou anos? Talvez...

O comitê consultivo da The Document Fundation é composto atualmente por 11 membros: AMD, King Abdulaziz City of Science and Technology (KACST), Google, SUSE, RedHat, Intel, Lanedo, Inter-Ministry Mutalisation for an Open Productivity Suite (MIMO), Free Software Foundation (FSF), Freies Office Deutschland e.V e Software in the Public Interest. Acompanhe nossas atualizações de notícias e fique por dentro deste novo episódio emplacado pela AMD.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.