Segundo IBGE, somente 13% das cidades do Brasil possuem WiFi gratuito

Imagem de: Segundo IBGE, somente 13% das cidades do Brasil possuem WiFi gratuito

(Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock)

Segundo recente estudo de inclusão digital feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísca), somente 13% das cidades do Brasil oferecem aos seus habitantes pontos com WiFi de graça. No total, são 795 municíos que disponibilizam essa opção de conexão, porém  51 deles cobram pela internet Wi-Fi.

Vale lembrar que o sinal Wi-Fi é restrito às localidades definidas pelas prefeituras, que normalmente são parques, praças e regiões centrais. Grande parte das cidades só possui o Wi-Fi em alguns bairros, isolando certas regiões dos municípios. Todos os estados brasileiros possuem pelo menos um munícipio que tenha conexão WiFi fornecida pelas prefeituras, seja paga ou gratuita; com execeção do Acre, que não fornece conexão WiFi pela prefeitura.

Cidades bem conectadas

Por outro lado, os estados que mais fornecem esse tipo de conexão são: São Paulo (143), Minas Gerais (77) e Rio Grande do Sul (69). Na cidade de São Paulo, há planos para disponibilizar conexão WiFi em cerca de 120 praças – ao custo de mais de R$ 15 milhões.

Em quase todas as regiões em que o WiFi é fornecido, ele possui o sinal blindado por questões de segurança, já que os estabelecimentos podem responder na Justiça Federal por usos com fins ilícitos por parte de algumas pessoas. Para utilizar o WiFi das cidades, quase sempre é necessário fazer um cadastro no momento do acesso.

Cerca de 90% das cidades do país disseram que possuem projetos que visam estimular inclusão digital, apesar de algumas ainda não fornecerem conexão WiFi em suas regiões.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.