Mulheres perdem peso apenas assistindo aos seus avatares fazerem exercícios

Imagem de: Mulheres perdem peso apenas assistindo aos seus avatares fazerem exercícios

(Fonte da imagem: Reprodução/Fatlosspot)

É muito provável que você já tenha escutado alguém que desejasse ganhar dinheiro dormindo, viver de amor ou emagrecer sem sair da frente do computador. É claro que você vai precisar fazer algum esforço, mas uma pesquisa norte-americana comprovou que o último desejo listado é realmente possível.

Durante anos, pesquisadores estudaram um fenômeno que é comumente conhecido como “Visualização Criativa”. Essa espécie de técnica consiste em você se imaginar em uma situação específica, como uma corrida, para observar o seu próprio comportamento e tentar melhorar os seus resultados no dia competição — ou seja, é um tipo de condicionamento mental.

A novidade é que um estudo conduzido pelo Centro de Pesquisas da Obesidade, da Temple University, utilizou um avatar digital para testar o treinamento de mulheres obesas. O objetivo era o de saber se o computador pode ser utilizado como meio de trabalho para que as pessoas consigam emagrecer de alguma maneira.

E não é que deu certo?

(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

A pesquisa foi conduzida da seguinte maneira: um grupo de 128 mulheres acima do peso começou a trabalhar com um avatar, sendo que ele poderia ser personalizado para ficar bastante parecido com as voluntárias. No entanto, elas não puderam coordenar as ações do personagem, só havia a possibilidade de assistir a eles por 15 minutos todos os dias, totalizando um mês de estudo.

Com isso, as mulheres assistiram ao seu próprio personagem fazendo exercícios e adotando outros tipos de comportamentos saudáveis, como caminhadas ou alimentação balanceada. No final da pesquisa, 88% das voluntárias conseguiram perder peso, sendo que essa redução de massa chegou a 1,5 quilo.

Não, não é mágica

Você pode estar pensando que a pesquisa não tem fundamentos, afinal de contas, as mulheres não se exercitaram e ficaram somente 15 minutos por dia na frente de um computador. No entanto, a situação é bem mais científica do que parece.

O ato de as voluntárias observarem os seus personagens se exercitando funcionou como uma espécie de “Visualização Criativa”. Dessa maneira, a realidade virtual serviu de influência — mesmo que de forma subconsciente — para um estilo de vida minimamente mais saudável, resultando na perda de peso.

Depois de ler tudo isso, você acha que essa “dieta” funcionaria para que você conseguisse um corpo mais torneado?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.